Dia das mulheres…francesas!

Luciana Sena

francesasSeguras de si como nenhum outro habitante do planeta Terra, as francesas tem a certeza de que podem fazer tudo o que os homens fazem – certíssimas, alguém aí discorda? – e muito mais. Por isso, não se incomodam nem um pouco com a opinião alheia ao escolher o que querem fazer…Simpes assim.

Claro que a consciência da capacidade de ação não implica necessariamente em realização. Mas tudo se resume em escolhas. E como são escolhas, muitas vezes pessoais, a única exigência é respeito! Atualmente, elas são maioria em altos cargos, mas podem deixar tudo com um desprendimento incrível para se dedicar à educação dos filhos ao longo de uns bons três anos e em seguida voltar para o mercado de trabalho. Sem culpa, sem stress, sem ficar dando satisfação. Elas não tem medo, muito pelo contrário: a mulher francesa se garante. Mas é claro que existe toda uma estrutura político,administrativa e social que reforça esse comportamento.

Aqui elas são assim: francas e leais. Não dão espaço e muito menos perdem tempo com maledicência. Afinal, na vida há coisas muito mais interessantes para fazer como ler um bom livro, assistir um filme, cozinhar para os amigos, discutir sobre tudo com alto nível de argumentação…Elas tem conteúdo! E digo mais, se você é do tipo que adora um “mimimi”, coisas supérfluas e sem sentido, pense e repense antes de tentar conversar com uma francesa. Ela congela ao ouvir coisas do gênero e a conversa não flui mais: você entra na “blacklist” dela de pessoas a evitar! Sim, elas simplesmente não tem paciência. Elas são diretas, elas vão te falar elegantemente que você não é tudo isso o que você acha.

E se você é, e ao contrário, acha que não é, elas vão te ajudar a tomar consciência sem arrogância do seu próprio valor e lutar por ele.
Elas são ativas nas reivindicações, constantes nas manifestações mas nunca vulgares quanto se trata de se posicionarem frente às questões que defendem. Aqui diariamente, eu vejo e aprendo o real conceito e atitude do movimento feminista. Lamento que estejamos muito longe de como o mesmo toma forma no Brasil.

Aprendi com minhas amigas francesas que mulheres devem se solidarizar umas com às outras em qualquer tipo de situação, desde oferecer ajuda com as malas para subir as escadas do metrô até apoiar moralmente e emocionalmente se a situação exigir. Elas se ajudam e muito! Mas ao mesmo tempo fico feliz em fazer parte de um grupo “Brasileiras de Paris”, super restrito, composto pelas mais diversas mulheres “à la française”. O grupo é sólido, confiável e é pautado pela empatia, colaboração e amizade entre todas!

montagem_mulheresPara finalizar, a minha forma de celebrar este dia 8 de março é poder participar ativamente na criação de salários justos para mulheres, direitos reprodutivos, cuidados e legislação que promova a igualdade e acesso democrático às oportunidades, neste caso, em Paris. Divido e apresento para vocês minha startup gerada aqui na França:

Location Contre Service: Quer vir morar em Paris por um ano sem pagar aluguel? Au Pair é coisa do passado! Nossa agência não limita idade. Inspiradas na nossa experiência, eu e Aurélie criamos uma agência que conecta famílias que desejam e precisam de uma ajuda na gestão do cotidiano de seus filhos e pessoas que queiram vir para Paris seguir seus estudos.

Já contei em outro artigo, mas relembrando: eu estava procurando studio para alugar e já quase negociando um rim até que nos encontramos por acaso através de um site. Antes disso, tivemos desencontros, propostas estranhas  – ela recebeu a ligação de um morador de rua e eu de um tarado que tinha fetiche por pés! – kkkkkkkkkkk…

Estávamos já desistindo, depois dessa total bizarrice. Mas desde o primeiro Skype foi total sintonia, tudo acertado, e desde a minha chegada o convívio é harmonioso, confiável, respeitoso, bem-humorado e fatalmente acabamos virando amigas. Duas faladeiras juntas rende muito assunto! E numa sexta qualquer, nos perguntamos porque não ajudar outras pessoas com perfis compatíveis ao nosso! Eu serei a responsável pelo o recrutamento das candidatas e a Aurélie ficará responsável pelas famílias. O lançamento oficial é este mês, já estamos construindo o site e deixo aqui a fan page. O mais legal é que é uma solução que visa ajudar essencialmente mulheres para não caírem em armadilhar. É uma bela forma de comemorar esta data. não acham?

paris1

Enquanto isso entrem na nossa página do Facebook, no Instagram, compartilhem, me ajudem a divulgar e venham para Paris!!! Deixo um beijo com muito carinho para todas as mulheres da minha vida, em especial para minha mãe, irmã, vó, primas, tias, sobrinhas, amigas, alunas e para a Carolzita Meyer, a diva do site, é claro! Vocês são lindas de viver 😉

Quer saber tudo sobre a Cidade Luz?

paris-em-7-dias-dicas-da-carol

Paris em 7 dias

SIMPLESMENTE PARIS !!!! Esta sugestão de roteiro pretende levar o turista para uma viagem bem completa pelos principais monumentos e regiões de uma das cidades mais lindas do mundo! Foi elaborado com base na minha experiência, na minha paixão pela cidade e pelo idioma. Para ilustrar as situações usei os desenhos da fera Inslee Haynes entre outros artistas internacionais que desenham Paris com muita paixão e delicadeza! Como “louca” pela França, visito sempre que posso e cada viagem me encanta por uma particularidade em especial. Paris sempre tem novidade! E a cada visita, acrescento uma região francesa. O interior francês é um escândalo, mas fica para o guia Tour Gastronômico: Conhecendo a França através de sua cozinha. Paris é uma cidade que não decepciona e nos transforma. Impossível ficar indiferente, um pouco dela vem embora com a gente.

Compre aqui.