Carta à mãe

Como encerramento da programação da série Encontros com a Cia. de Dança Palácio das Artes – Semana Internacional da Dança, o Grande Teatro do Palácio das artes recebe duas apresentações do espetáculo lalangue: carta à mãe, que o público poderá conferir de dentro do palco. Com direção de Morena Nascimento, a coreografia é uma construção colaborativa dos bailarinos que propõe um olhar para o feminino como tema central da criação. A entrada é gratuita, e a distribuição dos ingressos ocorre uma hora antes do espetáculo, no Balcão de Informações do Palácio das Artes. Ao todo, serão distribuídos cem ingressos para cada dia de apresentação. Vamos?

lalangue - carta à mãe - CDPA © Paulo Lacerda - FCS 16-1Para comemorar o Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, a CDPA abriu as portas da Sala Klauss Vianna, para receber o público. Até 3 de maio, o corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado ofereceu aulas abertas, palestras e workshops voltados para a rotina dos artistas que integram a companhia, com o objetivo de propor um diálogo mais aberto entre bailarinos e público. Como resultado desses encontros, o espetáculo lalangue: carta à mãe foi escolhido para exemplificar todo o processo de criação e de preparação que envolvem a rotina dos bailarinos.

“Muitas das atividades desenvolvidas durante a série Encontros com a Cia. de Dança Palácio das Artes foram baseadas nas coreografias do espetáculo. Isso possibilita que o público participante compreenda ainda mais o universo do espetáculo, além de, claro, ser mais uma oportunidade para prestigiar uma das montagens mais aclamadas da companhia”, ressalta o diretor artístico da CDPA, Cristiano Reis. lalangue: carta à mãe entrou para o repertório da Cia. em agosto de 2018. Em 2019, o espetáculo integrou a programação da 45ª Campanha de Popularização Teatro & Dança.

Entre a delicadeza e a força, o espetáculo celebra os diferentes manifestos e foca, principalmente, no feminino que habita em cada um. Cartas escritas às mães dos bailarinos são a primeira referência desse universo em comum e a primeira tentativa de contato para a concepção deste espetáculo.

A expressão que batiza a montagem já indica essa referência: lalangue é um termo da psicanálise que determina as primeiras formas de comunicação não organizada e não estruturada entre um bebê e sua mãe. A coreografia se agarra a uma linguagem estranhamente familiar para reestabelecer conexões, encontros e afastamentos, ora pelo coletivo, ora pelo individual.

Serviço:

LALANGUE: CARTA À MÃE – CIA. DE DANÇA PALÁCIO DAS ARTES

Data: 9 de maio (quinta-feira) e 10 de maio (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Palco do Grande Teatro do Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro

Entrada gratuita – Ingressos distribuídos uma hora antes de cada espetáculo (no Balcão de Informações do Palácio das Artes)

Informações para o público: (31) 3236-7321 | www.fcs.mg.gov.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *