Combinar bebida alcoólica com água diminui os efeitos da bebedeira e reduz a ressaca

Em época de Carnaval, quem nunca queimou a largada no primeiro dia de folia que atire o primeiro copo. A boa notícia é que é possível evitar os sintomas desagradáveis da ressaca e até mesmo sofrer menos os efeitos do aumento da ingestão alcoólica simplesmente intercalando a sua bebida preferida com água. Bebeu água? Tá com sede? Olha olha a água mineral!!!

 

A nutricionista Kárita Lima explica por que a água é uma grande aliada de quem gosta de ingerir bebida alcoólica. “Além de reduzir a ressaca, a água hidrata e auxilia no processamento da bebida pelo fígado. Com isso, ela diminui os efeitos da intoxicação no organismo causada pelo álcool.”

A especialista ressalta que o álcool altera a resposta fisiológica bloqueando a produção de vasopressina, hormônio responsável pela conservação de água nos rins. “Isso faz com que a urina fique muito diluída e causa a desidratação, que é a grande responsável pela ressaca e o mal estar”, esclarece. Basta ingerir a mesma quantidade de bebida e de água para evitar os sintomas desagradáveis causados por sua ingestão em excesso, de acordo com a nutricionista. “Se possível, dê preferência pelo consumo de água mineral natural, cujos sais minerais como cálcio e magnésio, ajudam a potencializar o efeito hidratante”, indica.

A dica de beber água pode parecer simples, mas não são muitos os que consomem bebida alcoólica que seguem a recomendação. Caso a pessoa se esqueça de se hidratar corretamente durante os momentos de folia e acordar de ressaca, caprichar na ingestão de água vai ajudar a diminuir os sintomas desagradáveis. “Dependendo de como foi a ingestão de álcool, é possível que a pessoa apresente uma ressaca com sintomas de desidratação e dor de cabeça. Nesse caso, a dica é consumir bastante água logo após acordar e continuar assim nas próximas horas, a fim de restabelecer o perfil de hidratação corporal o mais breve possível”, aconselha Kárita.

Além do álcool, um outro fator que pode causar a desidratação é o calor. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros de água durante os dias de folia, pois as altas temperaturas e o agito podem fazer o corpo se desidratar facilmente. “Lembre-se de tomar pelo menos um copo a cada hora”, aconselha a nutricionista Patricia Cruz . Ela tem outras dicas:

1 -Ande com uma garrafinha de água mineral ou procure saber onde você pode comprá-la com facilidade. Não se esqueça de tomar água antes, durante e depois da festa.
2 – Não espere sentir sede para tomar água!
3 -Não gosta tanto de água assim? Uma alternativa é acrescentar na água folhas de hortelã, raspas de gengibre ou rodelas de laranja. Água de coco também é uma ótima pedida, pois é fonte de sais mineiras e tem baixo teor de açúcar, sódio e gordura. Ou seja: é uma ótima alternativa para hidratação, principalmente após a atividade física, mesmo nos bloquinhos.

Frutas que vão te ajudar nessa:

Melancia: composta por 95% de água é ideal para desintoxicação. Além disso, ela é rica em vitamina A, C e vitaminas do complexo B, que ajudam a ter uma dieta mais nutritiva.

Abacaxi: também possui nível elevado de água na composição. Cerca de 86% da fruta é composta apenas por água! Rico em vitamina A e C, ele possui ação desintoxicante e refrescante.

Pera: composta por sais minerais como sódio, potássio, ferro, magnésio e cálcio. É rica em fibras, que auxiliam no bom funcionamento intestinal.

Pêssego: possui sais minerais, vitaminas A, C e do complexo B. Além de carboidratos e fibras, essa fruta possui efeito antioxidante que traz muitos benefícios para a pele?

Além dos bloquinhos, você precisa também planejar sua alimentação, mesmo que esteja fora de casa. É ela que vai garantir que você tenha pique e saúde suficientes para voltar com boas histórias para contar. “Tenha sempre a mão alimentos de fácil manuseio que podem ser consumidos em qualquer local”, sugeriu a nutri. E mais:

1 -Abuse das folhas verdes;
2 -Substitua as frituras e empanados por assados, grelhados e cozidos;
3 -Prefira sorvete de frutas ao sorvete com leite;
4 -Acrescente frutas de sobremesas nas refeições;
5 -Tenha horários regulares para a alimentação, pelo menos as principais.

Tudo anotado? Agora se jogue!!!

 Fonte: Kárita Lima, nutricionista e https://www.altoastral.com.br/desidratacao-no-carnaval-dicas-nutri/

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