Descobrindo: PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS

Hoje vamos conversar com Pierre Alfarroba,​ diretor da Aliança Francesa​,e Rafael Abreu, artista plástico, mais precisamente um dos curadores e um dos artistas que integra a mostra PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS. O programa de exposições foi idealizado pela Aliança Francesa Belo Horizonte e conta com apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, do Serviço de Cooperação Ação Cultural da Embaixada da França para MG e do Restaurante Taste Vin, em comemoração aos 120 anos da capital mineira. E VIVA BH!

Cartaz final-01(1)Como surgiu a ideia da mostra?

Neste ano 2017, em que Belo Horizonte comemora 120 anos, a Aliança Francesa lançou em janeiro o programa PATRIMÔNIO [S] BH 120 ANOS 1897 -2017. De março a dezembro, na Galeria Georges Vincent situada no interior da instituição, 8 projetos expográficos e uma mostra coletiva passaram a compartilhar e ilustrar através de obras de arte a celebração da capital mineira. Em dezembro, expandindo a proposta inicial a Aliança Francesa com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, do Serviço de Cooperação Ação Cultural da Embaixada da França para MG e do Restaurante Taste Vin, lança no dia 05 de dezembro a Mostra PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS no Museu Casa Kubitschek, marco arquitetônico, político e cultural da cidade. Integram a exposição obras dos artistas Raphael Ferreira, Cris Xavir e Edhu Nascimento, Rosilene Souza, KK Bicalho, Ivan Araújo, Raíssa Pena e Paola Carvalho, Rafael Abreu, Alessandra Filardi, Jeannie Helleny, Ricardo Baroni, Coletivo Micrópolis, e da convidada especial Marta Von Zeidler da Von Zeidler Art Gallery de Berlim.

CK12Como foram selecionados os artistas?

Com a curadoria de Mirella Spinelli, Thiago Pena e Pierre Alfarroba, foram selecionados 8 projetos de artistas mineiros que a partir do mês de dezembro ocupa o Espaço Multiuso do Museu Casa Kubitschek. O objetivo é sensibilizar o público sobre a história de Belo Horizonte e o futuro a se construir. Além da Mostra Coletiva, contaremos com uma programação colaborativa de palestras, visitas guiadas, debates e oficinas que serão ofertadas gratuitamente com o objetivo de discutir criticamente conceitos para a construção de uma cidade mais bonita, aberta e humana.

CK13Porque a Casa Kubitschek ?

A escolha da Casa Kubitschek partiu dentre outros aspectos pelos laços que unem a história da Aliança Francesa em Belo Horizonte, sua fundação em 1944, e o então prefeito da capital Juscelino Kubitschek.
Com a Delegação das Forças Francesas Livres da Resistência no Rio de Janeiro, o prefeito Juscelino Kubitschek incentivou a criação da Aliança Francesa Belo Horizonte e presidiu a assembléia geral de fundação da Associação de Cultura Franco-Brasileira, no dia 10 de dezembro de 1944.
Desenvolvendo um papel cada vez maior de entidade cultural que valoriza e divulga o território, o patrimônio e os aspectos culturais belo-horizontinos, a AFBH chega em 2017 consolidando a imagem de um espaço único e acolhedor que une o Brasil, Minas Gerais – sua capital, Belo Horizonte, com os países francófonos, suas culturas e principalmente a cultura e os costumes locais, mineiros.

Casa-Kubitschek-1-764x343Quais outras atividades estão atreladas a exposição?

Além da Mostra Coletiva, contaremos com uma programação colaborativa de palestras, visitas guiadas, debates e oficinas que serão ofertadas gratuitamente com o objetivo de discutir criticamente conceitos para a construção de uma cidade mais bonita, aberta e humana.

CASA KUBITSCHEK_por Gabriel Castro_WEB_03_0E vai ter piquenique?

Se São Pedro ajudar…No dia 09 de dezembro acontece o primeiro encontro, roda de conversa e piquenique com os artistas integrantes da mostra, sendo esta uma das ações previstas para acontecer no decorrer da permanência da exposição e do projeto PATRIMÔNIO[S], resultante da parceria entre a Aliança Francesa e a Secretaria Municipal de Cultura, com duração de um ano, previsto até o final de 2018.

Vamos?

 Serviço:

MOSTRA PATRIMÔNIO[S] BH 120 ANOS
Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 – Bandeirantes (Pampulha), Belo Horizonte – MG
www.aliancafrancesabh.com.br
Visitação: 05/12/2017 a 05/02/2018
Abertura: 05/12 – 19h
Entrada franca – Classificação livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *