Fui convidada para participar ontem de um workshoop sobre Dragon Dreaming. Achei a proposta interessante e resolvi passar uma tarde de crescimento pessoal e  profissional. E saí de lá com uma sensação tão boa de esperança que preciso compartilhar com vocês o pouco que aprendi. E que já vale muito!

DRAGON-DREAMING-LOGO

 O que é :

Dragon Dreaming é uma metodologia que compreende um sistema integrado e um método completo para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis.Criado pelo geógrafo australiano John Croft, Dragon Dreaming vem sendo aplicado há mais de 20 anos em projetos sociais, ambientais, institucionais e no planejamento estratégico participativo para projetos de desenvolvimento sustentável de pessoas, comunidades e empreendimentos na Austrália, África, Papua Nova Guiné, Europa e, agora, no Brasil.

A metodologia Dragon Dreaming inspira-se em teorias de desenvolvimento e aprendizagem organizacionais, na física contemporânea, na teoria de sistemas, ecologia profunda e na sabedoria aborígene. Ela tem como princípios o empoderamento de indivíduos, a construção de comunidades e o serviço à Terra.

Sua aplicação permite um ciclo rápido de expressão da sabedoria coletiva e promove a criatividade para lidar com situações complexas e mudanças aceleradas. Tal processo nos instiga a transcender os limites da teoria e da prática de forma eficaz, conectando sonhos, visões, planos e ações em profundidade.

Para quem:

Para pessoas e equipes de organizações e instituições que lideram, atuam ou investem em programas e projetos sociais, ambientais e culturais, interessadas em conhecer formas criativas e colaborativas de criar, nutrir e gerir projetos, recursos e pessoas voltados ao engajamento de indivíduos e grupos em objetivos comuns de desenvolvimento humano.

Facilitação:

Daniela Reis é designer de Sustentabilidade, formada pelo Educação Gaia. Atuou por 20 anos em empresas tais como Vale e Votorantim e em institutos empresariais como Instituto Votorantim e Instituto EBX, em projetos de investimento social privado com foco em desenvolvimento integral de jovens, desenvolvimento territorial e engajamento de partes interessadas. Em 2013, criou o Instituto Beija-Flor para atuar no apoio a pessoas e organizações em seus processos de transição pessoal e para a criação de cultura colaborativa com o objetivo de potencializar a criatividade, a inteligência coletiva e a criação de ambientes de confiança.

O que eu aprendi:

O mais interessante no método é o respeito pela natureza do outro, natureza em geral e o ambiente de confiança que é criado para se partilhar sonhos. Ele tem sempre o intuito do bem,tanto do indivíduo quanto do planeta, por que afinal, o mundo como está não funciona mais. Tudo que conhecemos, a forma como as fazemos, tudo está com os dias contados e existe uma necessidade real de nos movimentarmos em direção a grande virada que o mundo está pedindo.Precisamos mudar a cultura de que só ganhamos quando alguém perde. Precisamos compartilhar sabedoria, experiências, perder o medo de nos expor. Grandes ideias já foram consideradas loucuras. Temos que perder o medo de que precisamos ter sempre mais para sermos aceitos. Precisamos confiar uns nos outros para criar uma sociedade mais justa e harmoniosa. Deixar de lado frases e estereótipos falidos que só nos atrasam, como “Pau que nasce torto nuca se endireita.” Precisamos julgar menos e aceitar mais. Tudo isso baseado em 3 pilares: crescimento pessoal, fortalecimento de comunidades e serviços a terra. O projeto pede que sejamos 100 % observadores e participantes para atingirmos um outro nível de sabedoria, enfrentando os nossos próprios medos, os nossos defeitos e dragões, o que não é nada fácil. Da mesma forma que não é nada fácil a grande missão que temos pela frente de recuperar o mundo. Através de pequenas ou grandes ações, estamos no mesmo barco. De nada vai adiantar ter carros importados se não houver água na torneira. De nada adianta vários diplomas se o meu conhecimento não alivia a dor do outro. Precisamos sair do nosso conforto, do nosso entorpecimento pisíquico e olhar o outro como um igual. Vai doer. Mas também vai nos salvar!

 

LINKS PARA CURTIR E COMPARTILHAR:

 http://www.dragondreamingbr.org/portal/

http://exemplarid.com/

https://www.couchsurfing.com/

http://www.temacucar.com/

https://www.facebook.com/ONGDoeTempo/info?tab=page_info

 

“Nós somos aqueles que estávamos esperando.”