Entre as linhas de Bellini

GAL Arte e Pesquisa, em parceria com o Restaurante do Ano, apresenta a mostra individual do artista mineiro Roberto Bellini, ENTRE LINHAS. A exposição reúne uma seleção de obras, algumas inéditas, produzidas pelo artista entre 2017 e 2019 das séries Aparições, Entrelinhas e Orações.

Gal_bellini_entrelinhas

Conhecido por seu trabalho em vídeo e performance, Bellini tem se dedicado, nos últimos anos, ao desenho, sempre partindo do ritual da repetição para criar um novo repertório que se baseia na linha, no ponto, no plano, na forma e no contraste entre o branco e o preto, ou a luz e a escuridão.

Na série Entrelinhas (2018), que dá título à mostra, Bellini cria topografias imaginárias utilizando a superposição de camadas de nanquim que se acumulam e constroem paisagens diversas. No tríptico inédito Orações (2019), o artista se destaca da técnica de pirografia utilizada anteriormente nesta série e desenha suas orações a mão livre sob papel. As Orações, cujos desenhos remetem a registros rupestres, dialogam com a natureza e são a expressão máxima da devoção a medida em que sua criação requer paciência e concentração, assumindo assim um caráter ritualístico e transcendental.

Partindo da experiência secreta ou do que não participa diretamente da parte clara da consciência está a série Aparições (2018). Esse conjunto de desenhos intuitivos foi exibido em sua integridade durante a ocupação #GAL001 (Maio de 2018) em Belo Horizonte, onde foi lançada sua primeira edição limitada, uma serigrafia numerada e assinada por Roberto. Um recorte dessa série pôde ser visto ainda na CasaCor Minas e na Feira Parte (Novembro 2018) em São Paulo.

GAL00102_aparicoes_bellini

Sobre o artista

ROBERTO BELLINI (1979, Juiz de Fora) vive e trabalha em Belo Horizonte. É formado em desenho pela Escola de Belas Artes (UFMG) e mestre em Transmedia pela University of Texas (Austin, EUA). Realizou várias exposições coletivas com trabalhos em diversas mídias no Brasil e no exterior. Seus vídeos já foram premiados no 15° Salão de Arte da Bahia, Festival do Filme Livre no Rio de Janeiro, na 2a Bienal de Video Inter-americano nos EUA e no 10° Festival de Cinema de Santa Maria da Feira, Portugal. Participou de mostras como o 61° Festival Internacional de Cinema em Locarno, na Suíça, Paraísos Indômitos no Museu de Arte Contemporânea de Vigo, na Espanha, o 14° e 15° VideoBrasil em São Paulo, Kunst Film Biennale na Alemanha, e Ways to See no Centro Fundación Telefónica, Peru. Já participou de importantes mostras como a Texas Biennial de 2007, Lone Star Video no Center for Contemporary Art em Tel Aviv, This Land is Your Land no Chicago Museum of Contemporary Photography, e Texas/Nexus no Contemporary Arts Museum de Houston. Roberto Bellini foi indicado ao prêmio Pipa em 2010 e suas obras foram expostas na ocupação #GAL001 em Maio, em Belo Horizonte, e na Feira Parte em São Paulo em Novembro de 2018.

GAL00101_aparicoes_bellini

Sobre a GAL

GAL é um projeto de arte contemporânea que propõe novos contextos para a fruição, participação, criação, crítica e consumo de arte. A proposta é expandir o mercado de arte em ações físicas e virtuais para criar oportunidades para artistas, colecionadores e novos consumidores de arte. Em seu acervo, estão disponíveis trabalhos de Aleta Valente (ex miss febem), Aline Xavier, Carolina Botura, Clara Moreira, erreerre (Ricardo Reis), Giulia Puntel, Guilherme Cunha, Julia Panadés, Marina Tasca, Ricardo Burgarelli, Roberto Bellini e Rodrigo Borges. Artistas de múltiplas realidades e trajetórias que têm como premissa a liberdade artística, individual e expressiva.

GAL ocupa espaços com exposições e ações temporárias e gratuitas; produz edições limitadas e numeradas de obras; edita e comercializa publicações além de conceber e produzir outros projetos voltados à memória e difusão de arte brasileira. Por fim, estabelece um modelo de galeria online para a compra e venda de arte com transparência e rapidez na entrega. GAL é acrônimo para Galeria Livre, Galeria de Arte ou Artistas Livres. Surgiu em 2018 em Belo Horizonte e suas ações têm alcance global, inclusive entregas para todo Brasil e exterior.

INFORMAÇÕES

Gal Arte e Pesquisa: Visite, siga, compartilhe: gal.art.br info@gal.art.br | www.gal.art.br (31) 97528.5189 ou (31) 99370.8998

Serviço

ENTRE LINHAS, Roberto Bellini

De: 31/01 a 20/03/2019

Restaurante do Ano: Rua Levindo Lopes, 158 – Savassi

Horários:

Segunda a sábado: 12h a 15h

Quinta a sábado: 18h a 01h30

Instagram/restaurante_do_ano

Facebook/restaurantedoano

(31) 3327.6766 ou (31) 98475.3721

crédito: Laura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *