Sempre escrevo sobre relacionamentos e adoro dar algumas alfinetadas nada sutis em vocês para que nos entendam melhor. Acredito ser quase uma utilidade pública e descrevi – talvez no auge da raiva – um trecho que causou polêmica:

puxao de orelha“Homem é um ser único e precisamos de alguma sutileza para atingi-lo. Uma mulher normal não se importa se o seu namorado, marido ou ficante elogia — de maneira discreta — outra mulher. Falar sobre bundas e peitos é assunto restrito a resenha depois do futebol e no meio de outros homens, mas, se tem uma coisa que nenhuma mulher perdoa é não ser elogiada pelo tal. Gastamos tempo e dinheiro para ficarmos lindas, cheirosas e elegantes para acompanhar o bofe e merecemos, no mínimo, um sonoro UAU! Afinal, de que adianta elogiar a mulher da TV, da revista ou do lado se você vai terminar a noite com a gente?”

Como tenho muitos amigos homens, alguns deles contestaram as minhas preces acima e disseram que, mesmo fazendo tudo para a tal amada, elas não se importavam. Resolvi me aprofundar e, claro, dar as dicas para vocês. Afinal, tem muita mulher que não dá valor a quem está ao seu lado e faz questão de jogar o joguinho da burrice. Depois dos 12 anos isso é, no mínimo, muito imaturo! Na outra ponta, vocês dizem que dão flores, se sacrificam e no fim, levam um triste pé na bunda. Mas será isso mesmo?

Se não, vejamos: mulher que ama de verdade atura muita coisa. Mesmo. De amigos inconvenientes até hábitos estranhos. Mas as coisas que não tem tanta importância assim. Traição já é imperdoável. Aprontar com uma mulher depois levar o maior buquê de rosas vermelhas e aquela caixa de bombom com cerejas da Kopenhagen é, no mínimo, ultrajante. Se não quer mais compartilhar a vida, sai fora! Ninguém é obrigado a estar com ninguém nesse mundo que vivemos. Nem filhos, nem patrimônio, nada vale mais do que a sua felicidade.

Outros me contam que ligam várias vezes por dia e se dedicam com afinco, até investindo nos sonhos da pessoa. Lindo, maravilhoso. Mas a mulher também tem as suas sutilezas. Ao invés de ligar 3 vezes para dizer a mesma coisa, que tal uma mensagem fofa no meio da tarde, sem nenhum motivo aparente? Derretemos mesmo! E, se vai investir em algo ou alguém, invista primeiro em você! Se quiser ajudar a sua namorada, esposa, ficante, faça de coração, não como uma promessa de continuidade do relacionamento. Não funciona.

Somos muito mais fáceis de serem agradadas do que vocês possam imaginar. Quer saber? Às vezes, um abraço quando estamos tristes ou um pote de sorvete no auge da nossa TPM funciona mais do que todas as declarações e rosas do mundo. De verdade. Mulher precisa de atenção e elogio sim, mas com parcimônia. Adoramos receber flores, mas também gostamos da conquista, da dúvida, do gostinho de desafio. Não se joguem aos nossos pés, se mostrem atentos a tudo que precisamos, que pode ser um simples acordar mais cedo para nos ajudar com os filhos a pensar na gente quando for comprar um ingresso para o jogo de futebol, preferindo a nossa companhia a dos amigos.

Difícil? Pode ser. Mas construir um relacionamento pautado na confiança e respeito mútuos também dá muito prazer. Sim, podemos errar. Pedir desculpas, querer ficar sozinha às vezes, sair com amigos para reclamar da vida, mas sempre voltamos ao amor e segurança que esse relacionamento nos dá. Da mesma forma que aprendemos a beber bebendo, a única maneira de aprender a amar é amando. Por isso, garotos, fiquem atentos. E boa sorte!