O primeiro Fashion Revolution Day, que aconteceu no dia 24 de abril, já começou fazendo a diferença na moda mundial. O projeto, que surgiu na Inglaterra e já conta com mais de 60 países envolvidos – o Brasil incluído – levou milhares de pessoas a participar e apoiar com suas fotos com roupas ao avesso e compartilhando a mensagem por um futuro da moda melhor, mais justo com as pessoas e com o meio ambiente.
Dentre as personalidades envolvidas na campanha global está Orsola de Castro, criadora e curadora do Esthetica no London Fashion Week; Sandy Black, professora no Centre for Sustainable Fashion; Livia Firth, criadora do Eco Age e do Green Carpet Challenge e Dilys Williams, diretora do Centre for Sustainable Fashion – London College of Fashion.
Diversos eventos pelo planeta marcaram a data de inauguração. Desfiles, debates, filmes, flash mobs, passeatas, tudo em prol da crescente conscientização em torno da ética e sustentabilidade na moda. No Brasil, muitas pessoas também vestiram suas roupas #insideout e inúmeros veículos de todo o país citaram a campanha e incentivaram a participação de todos.
O Fashion Revolution no Brasil foi lançado em parceria com a quarta edição do SP.ECOERA, no A CASA museu do objeto brasileiro, em maio desse ano, para fortalecer o objetivo de conectar a moda sustentável brasileira com o mercado global. O evento paulista une marcas, projetos, empresas e consumidores com as questões sociais e ambientais dos mercados da moda, design e beleza.
Em julho o Fashion Revolution Brasil esteve na Universidade Federal de Goiânia (UFG), em Goiás, convidado pela 14˚ edição do evento nacional NDesign 2014, onde apresentamos aos alunos e participantes a campanha e suas propostas – além das soluções possíveis no design de moda que priorizam a sustentabilidade, aliada à estética.
A importância dessa abordagem é esclarecer as mazelas da indústria da moda e mostrar que a mudança é possível. Uma abordagem holística em busca de inovações e soluções que valorizam as pessoas, o meio ambiente, a criatividade e o lucro em igual medida – a moda como uma força para o bem.
Em setembro organizamos o nosso primeiro evento, em Belo Horizonte, no Impact Hub BH. Tivemos a participação de profissionais da mídia e da área têxtil e interessados em geral na moda sustentável – além da beleza orgânica, gastronomia saudável e o universo cultural – em uma mesa redonda muito produtiva. Com a troca de ideias e informações, percebemos, com muita satisfação, um crescente interesse e envolvimento na área da moda ética. Tivemos também sorteios de cosméticos orgânicos e os participantes tiveram a oportunidade de doar roupas, que levamos a uma instituição de caridade mineira.
Rio de Janeiro
O Rio é a cidade onde realizaremos nosso segundo evento. A campanha será apresentada pela primeira vez por lá em um evento gratuito que mescla uma mesa redonda com um bate papo descontraído, com profissionais do meio. A proposta é criar e oferecer um espaço em que estilistas, marcas, interessados e envolvidos na moda em geral possam analisar – de uma maneira mais ampla – as possibilidades de se trabalhar com recursos sustentáveis, através de exemplos, troca de experiências e apresentação de novos métodos e novos materiais. Outra intenção do Fashion Revolution é conectar os participantes do evento com os acontecimentos e plataformas globais da área, além de incentivar uma reconexão com toda a cadeia de produção, incentivando o consumo consciente. Saber quem fez as roupas que vestimos, de onde vieram, em que condições foram feitas… Principalmente em tempos em que o trabaho escravo continua fazendo parte da indústria têxtil e, mais do que nunca, a natureza precisa ser preservada.
Programação Fashion Revolution Brasil e Soluções Sustentáveis na Moda
Fernanda Simon
Coordenadora do Fashion Revolution Brasil
Bruna Miranda
Comunicação Fashion Revolution Brasil e idealizadora do Review – Estilo Sustentável/Slow Fashion
Mariana Sivieri e Julia Merquior
Idealizadoras da loja Mutações – consumo responsável
Lilyan Berlim – Autora do livro Moda e Sustentabilidade, uma reflexão necessária
Gabi Mazepa – Estilista em sua marca Gabriela Mazepa Mazepa
Débora Nardello – Diretora Criativa em sua marca LuscoFusco
Lucas Arcoverde – Designer em sua marca Mescla
Apoio:
Arte do evento por Luna Siqueira, designer gráfica editorial e editora de arte responsável pela E.Vista, um guia de comportamento que incentiva a produção cultural de BH e revela a cidade por meio da memória coletiva e da colaboração multilateral.
#insideout #QuemFezSuasRoupas #WhoMadeYourClothes
– SERVIÇO –
Fashion Revolution Brasil e Soluções Sustentáveis no Design – Rio
Dia 01 de dezembro de 2014, às 19h
Loja Mutações
Largo dos Leões, 81, Loja C | Rio de Janeiro, RJ
Descubra mais em http://www.fashionrevolution.org/
Curta o Fashion Revolution no Facebook em https://www.facebook.com/fashionrevolution.brasil e siga @Fash_Rev_BRASIL no Twitter.
Para mais fotos, informações ou marcar entrevistas por favor entre em contato:
· Bruna Miranda – Comunicação – fashionrevolution.br@gmail.com +55 31 7312-3535
· Fernanda Simon – Coordenadora – brasil@fashionrevolution.org +55 31 95776-8881
Notas:
Sobre o Fashion Revolution:
O Fashion Revolution é composto por figuras-chave da indústria da moda e além: os líderes da indústria; imprensa; ativistas; consultores; representantes de instituições de caridade e organizações de campanha; acadêmicos e muito mais. Com uma vasta gama de competências, o Comitê Consultivo do Fashion Revolution trabalha para garantir que todo dia 24 de abril seja um evento significativo, global e anual. Temos co-coordenadores em mais de 50 países que participaram do primeiro Fashion Revolution Day em 24 de abril de 2014. A campanha continua durante todo o ano.