Sob o conceito “viva a multiplicidade”, a empresa anuncia evolução cultural, confira!
A Vicunha, referência global em soluções jeanswear, lança nesta semana a campanha “Viva a Multiplicidade”, que apresenta oficialmente ao mercado o posicionamento “jeansidentity”, em parceria com a consultoria Thymus e o grupo Sal. O posicionamento chega para traduzir a identidade jeanswear da empresa, que há mais de 50 anos como líder no segmento, anuncia uma das mais importantes transições da sua trajetória.
Esse movimento concretiza sobretudo uma evolução cultural da Vicunha pautada no modelo de empresa sistema vivo, a partida da metodologia proprietária desenvolvida pela Thymus, que implementou a atual estratégia da marca. Como explica Tiago Guimarães, sócio-diretor da consultoria, “para decidir qual é a melhor estética para a marca, primeiro é necessário entender como a organização evoluiu o seu jeito de pensar e fazer negócios — a sua ética”.
Iniciado há mais de um ano e meio, o trabalho de revisitação da história da marca revelou a “essência jeanswear” da companhia, fundada em 1967 pelo espírito empreendedor das famílias Rabinovich e Steinbruch e que, em 2008, apostou estrategicamente no potencial dos mercados Índigo e Brim, focando na liderança mundial dentro deste segmento. “Desta forma, enxergamos um grande potencial para a Vicunha de capturar mais valor em nosso mercado e impactar positivamente a sociedade. Assim, assumimos o propósito de estimular a cultura do Jeanswear com toda a sua funcionalidade, diversidade e beleza para permitir que cada pessoa no mundo encontre seu jeansidentity”, afirma o diretor de Marketing e Vendas da Vicunha, German Alejandro.
Para anunciar este novo momento, a Vicunha apresenta ao mercado, nos dias 6 e 7 de novembro, durante seu lançamento de coleção SS21, a campanha “Viva a Multiplicidade”, que celebra as diferentes identidades e estilos que o jeans atende. “O jeans é único, se transforma, se adapta e evolui, o que contempla os atributos que desejamos para a empresa. Assim chegamos à campanha de solidificação do jeansidentity — um jeans, vários estilos, todas identidades — ideia central que irá nortear nosso posicionamento daqui para a frente. É a síntese conceitual e inspiradora para a nossa comunicação com o mercado, que nasce da essência Vicunha”, finaliza German.
A multiplicidade é representada pelo casting da campanha, selecionado a partir de um mapeamento do grupo Sal, para que conversasse com os conceitos de identidade e de diversidade que, unidos, traduzem a democracia do jeans. Assim como a nova tagline do logo, criada para reforçar este posicionamento com o objetivo de gerar uma expressão própria da marca Vicunha, conforme comenta Marcelus Viana, VP de criação do Sal: “Procuramos por um casting diverso, que apresentasse pessoas com diferentes visões de mundo, e que materializasse a expressão de multiplicidade e identidade através do jeans; transferimos esse mesmo direcionamento para o logo, que recebe agora a tagline jeansidentity”.
Em termos de resultados, a Vicunha espera conquistar não apenas maior eficiência em seu modelo de negócio, mas, principalmente, se aproximar e aumentar sua percepção estratégica para seus clientes e também para o consumidor final, que olha cada vez mais para a proposta de valor de toda a cadeia produtiva. “Hoje, compramos computadores considerando tanto a marca do fabricante quanto a tecnologia embutida no processador que eles trazem”, diz Guimarães, da Thymus. “A tendência é que, em um futuro próximo, o mesmo ocorra com o jeanswear Vicunha”, conclui.
Ficha técnica
Coordenação: Vicunha Planejamento Estratégico, Criação e Produção: Grupo Sal + Thymus
Styling: Márcio Banfi, e assistência de Tatiana Lara, David Albuquerque e Vitoria Genezini
Beleza: Leila Turgante | Fotógrafo: Rogério Cavalcanti | Vídeo: Leonardo Rudá
Casting: Amanda Stefanone, Camila Komakome, Jullio Reis, Leonardo Portilho, Isabel Oliveira, Valéria Rossatti.
Confira os vídeos da campanha no site: http://www.vicunha.com.br/