Como aproveitar o tempo livre na quarentena

Saber como aproveitar o tempo livre na quarentena é essencial para garantir o bem estar e, inclusive, o equilíbrio mental em tempos de pandemia. Afinal, o choque na rotina pode ser muito desgastante, e o tempo ocioso pode tornar o dia a dia ainda mais estressante.

Tendo em vista que, diariamente, estamos sendo bombardeados por notícias ruins por conta da situação atual. Justamente por conta disso, pensar em como aproveitar o tempo de uma maneira efetiva é essencial.

Abaixo listamos diversas ideias para você que quer aprender a aproveitar o tempo livre na quarentena e assim tornar o seu dia a dia mais leve e tranquilo. Veja a seguir:

1- Assista novas séries e filmes

É bem possível que você já esteja iniciando novas séries e assistindo filmes no seu dia a dia. Entretanto, o que queremos dizer com nossa sugestão é que uma boa pedida seja você se aventurar em algo totalmente novo. Isto é, assistir um filme de um gênero que você não costuma assistir, como também, iniciar uma série que talvez não seja tão conhecida. Com isso, você ocupará a sua mente com novas possibilidades, e utilizará o tempo de uma maneira equilibrada e saudável.

2- Pratique exercícios em casa

https://br.freepik.com

A prática de exercícios, além de importante, pode ser um das formas mais eficazes de como aproveitar o tempo livre na quarentena. Isso porque você não terá apenas a disposição da prática e pronto. Mas sim, poderá usufruir do seu tempo, com calma, de maneiras diferentes. Afinal, você precisará:

● Planejar a sua rotina, considerando um horário plausível para a prática de exercícios;
● Pensar no ambiente em que você fará os seus exercícios e prepará-lo;
● Terá uma sensação de prazer depois de praticar o exercício, sentindo-se muito mais leve e de bem com a vida;
● E ainda terá uma melhor noite de sono.
Muitos benefícios, não é mesmo? E isso que nem listamos o impacto na saúde!

3- Organize as pequenas coisas

 https://br.freepik.com

Com a rotina corrida, muitas vezes acabamos nos esquecendo de organizar alguns afazeres que são importantíssimos. Por exemplo, gavetas, armários, roupas, utensílios, enfim. Sempre há algo por fazer em nossa casa que, por ser pequeno, acabamos deixando de lado. Isso inclui pequenos reparos, como a troca de um interruptor, por exemplo. Desse modo, este é um ótimo momento para fazer aquele “check-up” para encontrar o que poderia ser interessante e necessário em sua casa.

4- Medite

https://br.freepik.com

Nos momentos de pico de estresse, sentimos muitos reflexos em nosso corpo. Dor de cabeça, dor no estômago, nos ombros, tensões musculares, enfim. A psicossomática é uma realidade no dia a dia, especialmente quando estamos diante de um confinamento como este em que vivemos.

Tendo isso em vista, uma boa pedida para que você possa de fato saber como aproveitar o tempo livre na quarentena, é apostando em meditação. Isso irá desacelerar os pensamentos, e lhe dará um tempo para refletir, relaxar e cuidar da sua saúde mental.
É claro que começar pode ser um pouco difícil, mas existem vários vídeos na internet que podem lhe ajudar quanto a isso.

5 – Dance!

https://br.freepik.com

Seguindo ainda a ideia de praticar exercícios em casa, que tal você começar a dançar? Novamente, podemos destacar que existem muitos vídeos na internet que podem lhe auxiliar neste projeto. Assim você poderá aproveitar novos estilos, além de se divertir em família e ainda queimar calorias!

6- Escreva um diário

https://br.freepik.com

Uma das maneiras mais efetivas de descarregar a ansiedade e o estresse do dia a dia é pondo em palavras o que sentimos. Por conta disso, escrever um diário pode ser uma via de escape para quem está sofrendo muito com o confinamento. Você poderá escrever sobre seus anseios, dificuldades, como também, sobre as suas metas e objetivos. Tudo isso sem a necessidade de deixar que outra pessoa tenha acesso ao que é escrito. Contemplando, dessa maneira, a possibilidade de ser uma verdadeira conversa com você mesmo.

7- Aprenda um novo idioma

https://br.freepik.com

Aprender um novo idioma, além de ser algo prazeroso, poderá lhe auxiliar para um melhor preparo para o futuro. Dessa maneira, você pode apostar em opções de cursos online, como o Open English, para assim desenvolver um novo idioma. Assim, você ocupa o seu tempo com algo enriquecedor, aprende algo interessante e ainda estará se preparando para um futuro mais promissor.

8- Teste novas receitas

 https://br.freepik.com

Mesmo que você não seja dos adeptos à cozinha, uma das formas mais efetivas de como aproveitar o tempo livre na quarentena é cozinhando. Você pode testar novas receitas, desde as mais simples até as mais complexas. Assim você vai experimentando novos sabores e ocupa seu tempo com algo prazeroso.
Além disso, este tipo de programa tende a ser um verdadeiro sucesso em família. Experimente e depois nos conte nos comentários!

9- Monte um quebra-cabeça

Se tem um modo de desenvolver as habilidades do nosso cérebro, e que costuma ser muito efetivo, é montando um quebra cabeça. Além de desenvolver a nossa cognição, ele também irá:

● Estimular nossa paciência: Afinal, quem já montou um quebra cabeça grande sabe o quanto o mesmo pode ser um bom teste de tranquilidade!
● Estimular a nossa memória: Para que possamos, visualmente, ver uma peça e logo ter o insight de que parte do desenho ela representa.
● Organização: Montar um quebra cabeça requer muita organização.
● Trabalho em equipe: Montar em família pode ser uma ótima forma de criar o trabalho em equipe.
● Um ótimo passatempo: Montar leva tempo. E sabemos que, em tempos de quarentena, temos tempo de sobra!

10- Revise suas finanças

https://br.freepik.com

Quando temos um tempo a mais, organizar as nossas finanças pode ser uma medida muito inteligente. Assim você terá um acompanhamento mais efetivo dos seus gastos e poderá, inclusive, planejar medidas que torne suas economias mais atrativas.

11- Participe de comunidades virtuais

https://br.freepik.com

Comunidades virtuais, como fóruns, grupos em aplicativos como Discord, entre outras possibilidades, podem ser uma boa forma de você conhecer novas pessoas, trocar experiências e ocupar o seu tempo.
Encontre grupos sobre seus filmes favoritos, livros, esporte, trabalho, enfim! Invista em troca de experiências e ideias e aproveite para crescer com novas visões de mundo.

12- Leia livros e revistas

Por fim, se você possui livros e revistas em casa, a leitura pode ser a sua maior aliada. E o melhor é que você nem precisa apenas de opções impressas. Mas sim, as virtuais e os portais na internet podem estar repletos de conhecimentos e informações atrativas para você.
Aposte neste tipo de possibilidade e eleve o seu grau de conhecimento em diversas áreas e temas.

Seguindo estas dicas de como aproveitar o tempo livre na quarentena, certamente você terá um dia a dia mais tranquilo e interessante. Lembre-se de contar pra gente, aqui nos comentários, quais ideias você tem posto em prática no seu dia a dia!

#TODOSEMCASA

Deixe uma resposta