Sempre que se fala em tricô a primeira imagem é de uma peça pesada, saída das agulhas finas das nossas avós. Mas como tudo muda, eles também se modernizaram e invadem a estação mais fria do ano com muito mais conforto e estilo. Versátil, ele vai do trabalho ao happy hour – onde isso já está liberado – com a mesma desenvoltura e ainda pode quebrar um galho no fim de tarde quando as temperaturas caem. Em casa, ele é a melhor cia. entre uma reunião e outra e também e durante as maratonas de série. Adoro!

Mas algumas coisas não mudam: Um bom tricô tem que ter peso e pede alguns cuidados na hora da produção para não carregar demais. Em casaquinhos ou coletes, ele se adapta ao nosso clima e brinca com jeans e looks mais descolados com sapatilhas. Já as estampas e padronagens étnicas surgem nos tricôs e pedem botas e acessórios mais neutros para deixar a peça versátil. Preste atenção em outros pontos:

TRAMA

Um ponto a ser observado nos tricôs é a trama. É ela que vai definir como usar essa peça tão versátil. Tramas maiores pedem necessariamente camisas e camisetas por baixo, depende da ocasião. No trabalho, vale apostar em uma camisa social e um belo tricô com tramas bem abertas. Complete com uma calça de alfaiataria e arrase. As tramas fechadas podem ser usadas sozinhas, depende do clima. Para não criar mais volume, tenha sempre uma camiseta segunda pele e garanta a elegância. Sobreposições ficam lindas com calça flare, dando um tom mais boho na produção.

TONS

Os neutros como beges, pretos e cinzas são clássicos e entram de maneira bem democrática em várias combinações, até mesmo com o jeans. Capriche nos acessórios – como os cachecóis coloridos – e tenha looks sempre diferentes e interessantes. Já as cores comuns no inverno como vermelhos e vinhos garantem personalidade e dão um up em qualquer temperatura. Combine com acessórios mais clean e equilibre.

CLIMA

Não temos uma estação tão fria, o que permite pernas de fora, principalmente de dia. Combinar saias e shorts jeans com tricô só depende do seu bom senso. Tricôs de fios mesclados e decote em V são mais casuais e ficam perfeitos no dia a dia. Já uma saia de lãzinha e um belo peep toe pedem um tricô mais pesado. Botas de cano alto também ficam show! Já os vestidos de tricô podem ser combinados com as mais diversas jaquetas, como jeans, couro e malha. Se esfriar demais, abuse das meias de fios grossos, super práticas. Para alongar a silhueta, prefira sempre botas e sapatos do mesmo tom da meia.

HARMONIA

Como em toda produção, o que manda é o bom senso. Se o tricô for mais elaborado, use uma calça ou saia sequinha. No trabalho, as cores devem ser sóbrias e os tricôs mais discretos para não brigar com o ambiente. Os tons fortes e misturas na mesma peça devem ser usadas em momentos casuais. Para quem gosta de ousar, vale brincar com contrastes. Se o tricô for colorido, vale combinar com uma calça de sarja ou shorts mais despojados. O contrário também dá super certo.

Gostaram? Agora é só escolher o seu e desfilar por ai! Com máscara, claro!