Sou uma apaixonada por café e bons quitutes – principalmente sanduíches –  como toda boa mineira. E também apaixonada pelo delicioso Mercado Central. Mas sentia que faltava algo a mais em um lugar tão interessante e diversificado. Um dia, atraída por um aroma surpreendente, descobri o Empório João e Maria. Com um jeito de fazenda, atendimento excelente e produtos diferenciados, a #esquinamaischarmosa me conquistou. E pedi para o grande responsável desse feito contar um pouco dessa história pra gente.  Pode passar o café que lá vem prosa!

empo1 – Como surgiu a ideia do Empório João e Maria?

Essa é a terceira vez que nos enveredamos nas aventuras gastronômicas. A primeira foi junto a um amigo japonês, de onde surgiu o Itaparica II, na cidade de Shimizu, no Japão. Depois foi a oportunidade de assumir a franquia da Pastelaria Fujiyama no Espaço Conviva do Extra, no Minas Shopping. Por fim, em meio a esse caos econômico, apareceu a chance de começarmos uma nova aventura comercial e gastronômica. Um negócio muito promissor, porém descuidado pelos desgaste dos anos. Daí veio o Empório João & Maria.

2- Você tem alguns diferenciais, como o café gourmet e os refrigerantes regionais. Como foi a aceitação do público? 

A resposta foi muito positiva. De maneira geral, percebemos o consumidor brasileiro mais maduro, valorizando o valor agregado, a história, tradição e principalmente a qualidade dos produtos. No que se refere aos refrigerantes regionais, é muito legal ver a globalização acontecer na sua frente. As pessoas buscam produtos do Brasil inteiro e se deliciam ao experimenta-los aqui. Mas o mais legal é que isso tem a ver com sabores, regionalismos. E é muito bom ver as expressões dos clientes ao descobrir as novas sensações. Já os cafés são prazeres muito gostosos. O consumidor descobre a cada dia como nosso café pode ser bom. E curte, sente, se delicia. Foi e é um trabalho muito gostoso buscar as fazendas, fazer as provas e definir a carta de cafés. Poder proporcionar a cada cliente uma experiência única ao provar o café que ele sempre quis, com o sabor que ele espera. E descobrir que, não só temos a fama, mas somos os melhores produtores de café do Brasil, quiçá do mundo!

cafe3- A harmonização é algo gourmet e você faz isso com maestria em pleno mercado central. Você acha que a “gourmetização” é uma realidade acessível?

Obrigado pela “maestria”. A verdade é que a estrada em que brincamos com os sabores é longa e com muitas opções. O amadurecimento do consumidor passa pela busca e pelo reconhecimento de novos produtos, sabores, tendências etc. E isso nos dá a oportunidade de criar. Não existe certo ou errado. A liberdade de criar e ser aceito é o que faz o mundo gourmet tão incrível.

4- Como o seu público se divide e quais as preferências?

O público em nossa esquina é muito eclético, variado. Percebo jovens de paladar apurado e pessoas com muito saudosismo de sabores, sensações da infância. Misturar e agradar aos gostos dessas pessoas é o nosso grande desafio. Qualidade, o inusitado, as receitas da Vó, sabores diferentes e as misturas deles, e um atendimento de primeira linha fazem o nosso diferencial. E por esses objetivos e muita reciclagem nos processos, conseguimos ter a terceira idade com olhos mareados com lembranças da roça, da infância; jovens apreciando cafés de primeira linha, casais de toda sorte se sentindo recebidos e atendidos em suas buscas gastronômicas e ainda, crianças já sabendo qual sabor exatamente lhes agrada. Acabamos por nos tornar uma referencia de coisas boas, de qualidade e das mais variadas procedências. E além disso saudáveis com a escolha dos melhores produtos para os alimentos feitos in house.

ham5- Como você inventa um sanduíche? Você fez algum curso de gastronomia?

Inspiração e transpiração! Rsss…A harmonização e o desencontro dos sabores são muito considerados. Partimos de sabores convencionais e buscamos outros que estimulem os sentidos das pessoas. Olfato, gosto, tato e o visual devem ser sempre estimulados para se obter o melhor resultado. Recentemente eu queria homenagear a cidade de Sabará. Queria um prato com a jabuticaba. Procurei pessoas, empresas, artesãos que trabalhavam com a fruta. Acabei por achar uma mestra gourmet que tinha receitas premiadas de geleia de jabuticaba. Acertamos o sabor que eu procurava. Testamos até alinhar o gosto. Depois fizemos a mistura com as pimentas e foi outra bateria de testes. Depois da geleia pronta, fomos para a carne e os temperos. Por fim chegamos num prato que tem atraído muitos clientes pelo sabor oferecido. E foi um sucesso num circuito gastronômico local. É isso! Inspiração…e depois, muito trabalho!!!

6- Quais são os próximos passos?

Crescimento e melhoria devem ser contínuos. Criar e dar novas oportunidades a empreendedores, clientes e amigos é o nosso objetivos. Sempre nos procuram querendo transformar o nosso sonho em algo maior. Parcerias, filiais, franquia, consultorias etc. Todas essas ideias estão em nossos objetivos de expansão ou disseminação dessas ideias. Em breve vocês terão notícias.

esquina7- Vc já imaginou a esquina mais charmosa em outra esquina do mundo? Onde seria?

Sim, claro! Até ouso dizer mais. Sonho com isso. Digo que “O que é bom deve estar a disposição de todos. Deve ser para todos”. Obviamente existem custos mas a obrigação de disponibilizar é de quem cria. Não cabe egoísmo aqui. Sonho que cada mercado regional tenha sua filial e que todas possam trabalhar em sintonia, troca de regionalismos, e principalmente, acariciando as lembranças de cada um, trazendo aquela sensação gostosa de estar em casa.

Eu não perco uma novidade!

receitaSaiba mais: https://www.facebook.com/EmporioJoaoeMariaMG/