E finalmente o Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO) abrirá as portas! Como já falei aqui, o antigo Centro de Referência da Moda (CRModa) da capital foi se transformando em museu nos últimos nove meses, com uma comissão de criação do espaço. Hoje, em um coquetel para convidados, o famoso “Castelinho da Bahia”, onde funcionou o CRModa, reabrirá como museu com uma exposição que conta a história da indústria têxtil mineira. Sucesso!

mumo3  A trajetória do museu se inicia contando um início essencial para a indústria da moda: a fabricação de tecidos. A exposição “= 33 voltas em torno da Terra – memória e raízes da indústria têxtil em Minas Gerais” tem como protagonista a indústria têxtil do Estado e sua grande relevância para a economia e as sociedades nas quais se instalou. “O valor socioeconômico cultural dessa indústria foi comprovado ao longo da sua história. Resolvemos abordar esse tema para trazer ao público a importância que ela teve, merecendo ser resgatada através de investimentos e do produto nacional, para que volte a ser competitiva”, explicou Marta Guerra, gestora do MUMO.

O destaque da exposição será a tecelagem plana e o algodão. “Como o universo da indústria têxtil é muito amplo, resolvemos fazer um recorte focando o algodão. Estamos usando parte do acervo da Cedro Têxtil e do Museu de Artes e Ofícios – MAO, que foram emprestados para a montagem”, contou o curador da exposição, o doutor em Artes Visuais Antônio Fernando Batista dos Santos. Para completar, a cenografia de cada sala será composta por instalações que remeterão o público a uma fábrica de tecidos. Após a inauguração, o MUMO receberá uma programação de debates e palestras sobre a indústria têxtil, entre os dias 6 e 15 de dezembro.

O MUMO também fará parte do catálogo do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e terá sua programação divulgada nacional e internacionalmente. O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas Oliveira, diz que “um museu moderno de moda deve falar do acervo e da vanguarda, e sua força para o setor faz parte dessa política – guardar, proteger, divulgar e fomentar os novos profissionais da área. Eles terão no amparo da cultura um lugar essencial para a pesquisa e desenvolvimento da moda”. Estamos torcendo!
Serviço

O que: Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO)

Onde: Rua da Bahia, 1.149, Centro (esq. com Augusto de Lima)

Quando: A partir do dia 6 de dezembro