É oficial: o frio chegou! Me deparei com uma carioca hoje com belas botas de cano alto e acho que já vale a pena falar sobre como usá-las. Com as temperaturas mais baixas,  elas invadem as vitrines e tentam os nossos bolsos. Mas cuidado! Existem botas e botas e cada uma adequada para um tipo de corpo. Portanto, dá-lhe DICAS!

BOTAS OVER KNEE – Não sei quanto a vocês, mas acho de um sensualidade incrível um look com botas acima do joelho. Mas entre uma produção bem montada e sensual e o ridículo de parecer com a paquita da Xuxa há uma linha bem tênue. Mas é bom se preparar, pois as as chamadas botas over the knee boots ou cuissarde chegam com tudo no inverno e somem rapidinho das vitrines. Aliás elas são atemporais, não saem de moda nunca, e se você tinha dúvidas pode investir, ela um clássico da moda. Mas além do sucesso que estas botas fazem, as inúmeras dúvidas surgem com facilidade na hora de compor o look. O que pode acabar causando alguns erros ou exageros por quem não sabe como compor o look de forma equilibrada. Por si só elas já atraem os olhares, sendo muito comum as mulheres pecarem pelo exagero na produção, ficando um visual carregado e “over”. Mas acertar na combinação não é tão difícil assim. O ideal é que o look fique mais neutro para deixar o destaque por conta das botas. Use com com calças sequinhas, vestidos e saias mais soltinhos, jaquetas, casacões e tudo que o espelho deixar!

 

 

BOTA DE CANO LONGO: Clássica e chique, essa bota favorece quem tem tornozelos grossos, mas pede atenção para quem tem pernas curtas. Se a intenção é alongá-las, use a saia ou meia grossa do mesmo tom da bota. Lembre-se: um investimento para ser duradouro deve ter material e cor nobre, ou seja, uma bota de couro preta ou café é retorno garantido!Mas se achar um bota de cano strech, compre sem pensar! Calças skinny são as mais adequadas para ter as botas usadas por cima e os bicos finos e saltos idem alongam ainda mais a silhueta. Não use botas de couro com roupas de tecido leve, prefira as strech. A harmonia do conjunto deve ser respeitada para não ficar parecendo que você pegou uma peça de cada estação!

CANOS MÉDIOS/CURTOS: Ideais para serem usadas com jeans e calças compridas em geral, botas de cano curto são coringas. Saias longas, vestidos mais pesados também são boas companhias. Os estilos podem ser os mais variados e exatamente eles tem que ser respeitados. Botas com estampas, ferragens, desenhos, botas country, pedem roupas mais secas, sem tanta informações. O estilo tem que ser sempre mais clean para nada fugir do controle. Olhe no espellho e reflita: se tiver demais, tire!

 

ANKLE BOOTS : Must fashion do  inverno, essas botas pedem cuidado redobrado. Quem tem pernas grossas não deve NUNCA arriscar uma saia com essa bota, pois vai engrossá-la ainda mais. Pernas longilíneas e idades tenras podem e devem abusar desse acessório, combinados com shortinhos, vestidos e micro saias. Cores variadas, materiais alternativos e alegres estão em todas as vitrines e vão fazer a festa na nova estação. Elas combinam tanto com peças mais leves como as mais pesadas. Cuidado apenas com o excesso de cores, tenha apenas um foco na roupa para que não vire um carnaval!

 

BICOS, SALTOS E CORES: Quanto mais finos, mais vão alongar a silhueta, além de serem super clássicos e durarem várias estações. Os bicos redondos ou quadrados são indicados para pernas longas e magras, pois engrossam e diminuem, da mesma forma que os saltos mais pesados deixam o corpo idem. As botas sem salto são mesmo para mulheres mais altas e roupas mais informais.Cores clássicas e neutras são mais usáveis, mas é sempre interessante ter um acessório diferenciado, como uma bota vermelha ou com estampa de cobra. Mas elas devem reinar sozinha em uma composição, nem pense em usar uma bota de onça com uma bolsa de cobra ou uma bota colorida com uma bolsa idem, please!!! Use o bom senso e desfile suas botas por aí!