A estilista Sonia Pinto, considerada por muitos o principal nome da moda mineira, sempre manteve uma relação estreita com a arte. Não é de se estranhar que a partir deste mês sua loja no bairro Vila Paris passe a funcionar também como galeria. Sucesso!

Retrato Sônia PintoPela primeira vez em BH a artista paulistana Vera Souto apresenta seu trabalho, que envolve fios, superposição, tecido e tela. Trabalho este que conversa com o produzido pela própria estilista.

“Vera é minha cliente há anos e temos amigas em comum como Paula Bondan e Freusa Zechmeister, assim acabamos ficando amigas também. Seu trabalho é muito bonito, tem uma linguagem que acredito”.

“Por um fio” é o fio que une a todos, a tribo de cada um, num meio solitário, massificado onde as pessoas estão cada vez mais iguais. “Arte é isso, emocionar e tocar”, completa Sonia

A abertura também marca o lançamento do complemento da coleção de verão de Sonia Pinto, composto por peças especiais em seda pintadas à mão pela artista plástica mineira Patricia Lobo.

A moda atemporal e minimalista de Sonia ganha textura empapelada e estampas inspiradas em radiografias, icebergs e blocos. “Trabalhamos com a ideia do degelo, do desmanchar”, explica a estilista .

vazio

Sobre a exposição por um fio

O fio que prende, liberta.

Vem de Leminsky vem do preto vem do caminho vem do momento do que conheço e do que desconheço vem do branco vem de Arnaldo Antunes vem da linha vem do pincel e do papel da tela do arame que me encara e me desafia e que toma de mim o que tenho a dizer.

Vera Souto

Sobre Vera Souto

Vera Souto nasceu em 1950 em São Paulo, onde reside e trabalha. É formada em publicidade pela Faculdade Anhembi-Morumbi (1974).

Estudou desenho com Frederico Nasser (1968). Cursou Escola Brasil com os artistas Frederico Nasser, José Rezende, Carlos Fajardo e Luís Paulo Baravelli (1970). Estudou desenho com Alex Vallauri (1972) e Valdir Sarubbi (1973). Entre 1973 e 2010 trabalhou como designer de objetos e de moda. Participou do Curso de Teoria da Arte Contemporânea, ministrado pela artista plástica Renata Pedrosa (2011/2012). Fez acompanhamento de trabalhos com o artista plástico Sérgio Fingermann (2011/ 2013). Participou do Grupo de Discussões de Projeto no Atelier Hermes Artes Visuais com os artistas Nino Cais e Marcelo Amorim (2013). Integrou o workshop O Processo Criativo, módulos I, II e III com Charles Watson (2014). Frequentou o curso “O Corpo da Linha” com Edith Derdyk.

Exposições Individuais: Sinfonias Gráficas – Espaço Aldeia (2016) Meu Brasil Brasileiro (2009) e Recortes do Brasil (2001), ambas na Valu Oria Galeria de Arte – São Paulo.

Exposições Coletivas: (in)corporatura – Galeria Mônica Filgueiras (2016), À Deriva – Centro Cultural Barco- São Paulo (2011) e IV Salão Paulista de Arte Contemporânea – MASP (1972).

Mais imagens das obras: https://drive.google.com/drive/folders/1gifkx61PsUwugoaNw0_RrcQwDWQqyCHb?usp=sharing

Mais imagens do Espaço Sonia Pinto: https://drive.google.com/open?id=1NJQqqo-3uhVWlX4r1Xiwlp-6fTd9SPJK

Serviço

Por um fio de Vera Souto

Espaço Sonia Pinto – R. Melo de Souza, 87 – Vila Paris

Abertura: 21 de novembro

Encerramento: 07 de dezembro
https://www.instagram.com/soniapintooficial