De 27 a 31 de maio, 40 espetáculos de grupos de várias cidades do Brasil participam do Festival on line. Grupo Galpão faz a abertura oficial e entre os jurados está o ator Thiago Lacerda

O Profesteatro, Festival Nacional de Teatro, produzido pela Cia de Teatro Terceiro Sinal de Congonhas – MG e idealizado pelo ator, diretor e produtor cultural João Sabará, promete fazer história em sua sexta edição. Com número recorde de inscritos, 267 grupos de teatro de todo o Brasil disponibilizaram seus projetos online e 40 propostas foram selecionadas para transmissão ao vivo no Youtube e Facebook da Cia (@terceirosinalmg). Concorrem cinco montagens de cada categoria, sendo elas Drama, Comédia, Rua, Alternativo, Monólogo, Palhaçaria, Musical e Infantil. O evento será realizado de 27 a 31 de maio, pela primeira vez on line, devido a pandemia do Covid-19.

O espetáculo “Um Molière Imaginário”, do Grupo Galpão fará a abertura oficial, que será na quarta, 27 de maio, às 19h30. Montagens de destaque nacional estão na programação, incluindo “Achados e Perdidos”, de Cininha de Paula; “Eu Sempre Soube”, com direção de Márcio Azevedo, na categoria Monólogo, com interpretação de Rosana Gofman. Entre os dramas está a versão premiada do clássico de “Chapeuzinho Vermelho”, do Projeto Gompa, de Porto Alegre (RS), com direção de Camila Bauer. Uma das concorrentes na categoria musical é “Cabaré Vagabundo”, do Grupo Oriundo, com direção de Antônio Hidelbrando.

Entre os jurados estão importantes nomes da cena teatral e cultural, como Thiago Lacerda, João Fonseca, Reiner Tenente, Ernesto Piccolo, Mateus Ribeiro; Tauã Delmiro, kayete, Eraldo Fontiny, Carlos Nunes, Leonardo Miggiorin e Beatriz Apocalypse.

A iniciativa da Cia de Teatro Terceiro Sinal em realizar o Festival completamente on line é pioneira. O Profesteatro será o primeiro grande Festival Online de Teatro, de relevância nacional, com envolvimento de grupos de teatro de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande Sul, Amazonas, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Distrito Federal.

“Essa é a sexta edição desse Festival, que já contou com a participação de mais de 100 grupos de teatro do Brasil, nas cinco edições anteriores. A proposta do Festival é dar visibilidade às novas produções teatrais, promover o intercâmbio entre grupos, abrir espaço para novos talentos e, principalmente, movimentar a cena cultural. Agora, nosso esforço é ainda maior neste sentido, pois vivemos juntos este momento em que todos estão em isolamento, devido ao Coronavírus, e temos que manter a arte teatral em atividade”, explica João Sabará.

Serviço:

PROFESTEATRO – Festival Online de Teatro

Dias: de 27 a 31 de maio

Onde: YouTube e Facebook @terceirosinalmg

Mais informações: @terceirosinalmg / Email: profesteatro@gmail.com

A programação completa está disponível no site www.terceirosinal.com e nas redes sociais da Cia. de Teatro @terceirosinalmg