#Quarentemas tem a direção geral de Inês Peixoto (Grupo Galpão) e maioria da ficha técnica composta por grandes nomes do cenário teatral mineiro

Projeto é o segundo eixo do Teatro EmMov Digital, que inclui um curso online de Formação em Teatro Digital e três montagens virtuais inéditas de Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes

A partir de 10 de setembro, uma experiência semanal inovadora será lançada pelo Teatro EmMov Digital. Produzida por artistas de teatro, a websérie #Quarentemas vai estrear um episódio a cada quinta-feira, sempre às 20h, no IGTV do @teatroemmovimento, até o dia 21 de janiero de 2021. Ao todo, serão 20 programas inéditos, cada um estrelado por um ator, em um elenco majoritariamente mineiro, que inclui Teuda Bara, Maurício Tizumba, Debora Falabella, entre muitos outros. A direção geral é de Inês Peixoto (Grupo Galpão), as premissas dramatúrgicas são de Vinicius Calderoni e a idealização e coordenação de produção é de Tatyana Rubim, criadora do Teatro em Movimento, festival que há 19 anos promove a circulação de espetáculos teatrais por diversas cidades brasileiras.

‘Foi preciso entender este novo ambiente, trazer as pessoas certas e especialistas, a fim de produzir algo novo, com repertórios para serem apresentados ao público, que também deve ser considerado como um “novo espectador”, por se comportar de modo diferente do presencial. É o desafio de construir o novo para o novo normal’, diz Tatyana, que convocou uma equipe de peso para ampará-la neste novo momento da empreitada.

Toda a concepção do Teatro EmMov Digital foi idealizada com a consultoria em tecnologia de Zé Renato de Carvalho e especialistas em mídias digitais, além de seguir rigorosamente todas as normativas da OMS (Organização Mundial de Saúde) contra a contaminação pelo Covid-19. O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

#Quarentemas

Para a websérie #Quarentemas, o grande desafio foi manter o traço coletivo de criação – tão presente nos processos teatrais – para a construção de um projeto sem encontros presenciais. Tudo foi elaborado pelos artistas sem sair de casa, através de muitas chamadas de vídeo, ensaios e reuniões virtuais.

‘Foi um grande momento de descoberta. Fomos descobrindo maneiras de dirigir o ator, de conversar, de encaminhar os temas, a direção de arte… Fizemos a opção por nos conectar com uma linguagem de improviso, através de gatilhos temáticos para que os atores entrassem com as suas contribuições. Encontramos a maneira de ser um coletivo que se fortalece para cada um trabalhar em seu quadrado’, conta Inês Peixoto, ressaltando que a equipe de criação estruturou uma espinha dorsal para os episódios, através de temas e decisões sobre o conceito de direção.

Além da direção geral de Inês, conhecida por sua atuação no Grupo Galpão, a equipe de #Quarentemas inclui o cineasta Gilberto Scarpa (direção), Éder Santos e Barão Fonseca (montagem e finalização), o músico Tattá Spalla (trilha sonora), o cenógrafo e figurinista Marcio Medina (direção de arte), Tatyana Rubim (idealização e coordenação de produção) e o dramaturgo Vinícius Calderoni (premissas dramatúrgicas). Os roteiros dos vinte episódios surgiram através de temas sugeridos aos atores para um processo criativo baseado no improviso.

Todos os envolvidos não tiveram contato físico. Os próprios atores gravaram em suas casas, após o convite para experimentar e improvisar. Guiados pelo direcionamento artístico da equipe de criação, eles puderam usar materiais e histórias pessoais e ficcionais. A oscilação entre a representação e a não representação trouxe para o projeto desdobramentos da cena contemporânea, onde a proximidade com a performance provoca um estado de presença diferenciado.

Cada ator recebeu um gatilho para baliza temática de sua cena, sempre contextualizada com a quarentena e o isolamento social. O primeiro episódio estreia nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, às 20h, com a atriz Kayete, sendo a temática “Um girassol da cor dos seus cabelos – imagem ou vaidade”. O segundo episódio é com a atriz Teuda Bara, com o gatilho “Fear of missing – o medo de perder” e vai ao ar no dia 17 de setembro, quinta-feira, às 20h.

Conheça os atores que integram a websérie: Kátia Lou; Rose Brant; Kayete; Teuda Bara; Regina Souza; Adana Kambeba; Jai Batista; Zora Santos; Júlia Medeiros; Mariana Arruda; Debora Falabela; João Vitório; Renato Parara; Javier Galindo; Mauricio Tizumba; Amauri Reis; Ílvio Amaral e Maurício Cangussú; Adyr Assunção; e Jeffersn Schroeder.

Sobre o Teatro EmMov Digital

Durante os últimos 19 anos, o festival Teatro em Movimento foi responsável por descentralizar o acesso às grandes produções do eixo Rio-São Paulo e trouxe para Belo Horizonte e outras 15 cidades mais de 300 espetáculos em um constante programa de formação de plateia. Prestes a dar início à edição 2020, o projeto foi surpreendido pela pandemia do Covid-19 e todo o isolamento social que começou desde então. Após um período de estudo e pesquisa, a produtora Tatyana Rubim – idealizadora do Teatro em Movimento – transformou o festival em algo absolutamente novo.

Desde agosto, o projeto deu início ao Teatro EmMov Digital, uma ampla plataforma de Teatro para web, construída a partir de três pilares: um curso pioneiro de formação em Teatro Digital, a produção de uma websérie com vinte episódios e o lançamento de três montagens virtuais concebidas exclusivamente para a ocasião e comandadas por Barbara Paz, Cacá Carvalho e Yara de Novaes.

O Teatro EmMov Digital tem coordenação geral de Tatyana Rubim, que também divide a coordenação de experiências digitais e formação em teatro digital com a doutora da UFMG Mariana Lima Muniz. O projeto conta com os patrocínios da Cemig, Instituto Unimed-BH(através do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores) e do Itaú, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

O Teatro EmMov Digital será realizado com uma equipe de quase 100 pessoas, entre diretores, atores, cenógrafos, cineastas, roteiristas, especialistas da área digital, produtores e professores. Toda esta cadeia produtiva teve seu trabalho interrompido com o isolamento social.

Websérie #Quarentemas

Todas as quintas, às 20h, no IGTV do @teatroemmovimento

Direção Geral: Inês Peixoto
Idealização e coordenação de produção: Tatyana Rubim
Premissas dramatúrgicas: Vinicius Calderoni

Direção: Gilberto Scarpa
Direção de Arte: Márcio Medina
Montagem e finalização: Eder Santos e Barão Fonseca – Trem Chic
Trilha sonora: Tatta Spalla
Mixagem e master da trilha sonora – Fernando Oliveira
Edição de Som, mixagem e masterização: Alexandre Martins – Rec Studio
Produção: Rubim Produções

Instagram: instagram.com/teatroemmovimento
Facebook: facebook.com/teatroemmovimento
Youtube: youtube.com/teatroemmovimento
Twitter: twitter.com/teatroemmov