Final de ano é pura festa e magia, mas também pode ser a hora da verdade para muita gente. As festinhas realizadas no trabalho, entre amigos ou até mesmo na família tem o poder de mexer com as emoções e um pouquinho mais de álcool pode botar tudo a perder. Para não ter uma ressaca moral maior do que a etílica, vale a pena seguir algumas dicas!

– Não vá de roupas sensuais nos encontros de trabalho e nem em nenhuma outra festa nessa época do ano: Natal lembra Jesus, família e não tem nada a ver com conquista ou flerte.

– Por falar em flerte, paquerar nas festas de trabalho pode dar muita dor de cabeça. Às vezes você toma coragem depois da segunda taça de vinho, se joga nos braços daquele gato, mas esquece que vai ter que encará-lo no outro dia… E o que é pior: SÓBRIA!

– Então, é melhor deixar avisado para aquela sua melhor amiga que, se você começar a pensar em fazer besteira, para ela te dar uma coca cola, um café forte ou uma boa sacudida mesmo.

– Ter liberdade com o chefe no dia da festa de final de ano pode ser um perigo! Ok, o clima é de descontração e tal, mas ele não deixa de ser o seu chefe e o RH também não. Seja divertida, mas discreta.

– E no quesito discrição, gargalhar, falar alto ou comentar pequenos pecados também é proibido em ambiente profissional. Comentar pequenos pecados é sempre proibido. Então, fale de amenidades, mantenha o tom de voz e sorria…Sempre!

– Se a festa é logo depois do horário de trabalho, vá com uma roupa mais elaborada e capriche na make um pouco antes de sair. Observe se os maridos e agregados podem ser convidados. Filhos pequenos precisam de locais com monitores, espaços específicos, pergunte se tem isso no local da festa. Filhos grandes não gostam de sair com a gente, melhor nem insistir!

– Cumprimente o seu amigo ou colega de trabalho sem muito entusiasmo se a mulher ou namorada estiver do lado. Ponha-se no lugar dela: A gente não gosta mesmo! E a cumprimente também, com um sorriso no rosto e não fale que o namorado dela é ótimo, que você o adora nem nada…Maus entendidos começam assim!

– A mulher do chefe deve ser cumprimentada com toda a parcimônia do mundo, como se fosse a Michelle Obama!

– Perfume, maquiagem ou decotes bem dosados são sempre bem vindos…Mas no ambiente de trabalho- mesmo sendo uma festa – devem ser MUITO bem dosados. Não aparente aquilo que você não é e nem aquilo que você não quer que os outros pensem que você é. Postura, bebê!

– Muito cuidado na hora do amigo oculto! O melhor é fazer um caderninho em que cada pessoa escreve aquilo que quer ganhar para evitar saias justas. Peças íntimas, cartões melosos, nada muito pessoal é recomendado. A menos que seja uma grande amiga e que todos saibam que vocês tem um certo grau de intimidade. Cuidado para não expor o seu amigo oculto a uma situação vergonhosa! Na dúvida, um CD ou caixa de bombons podem ser a melhor opção.

– Nas festas em família, evite falar de problemas, apontar culpados ou reacender velhas discussões. Tente deixar um clima agradável, família é só uma e os problemas existem em todas elas. Esqueça-os pelos menos durante esses dias, não vale a pena!

– E se quiser se esbaldar no fim da noite, não dê vexame: Escolha alguns amigos mais íntimos, chame o seu amor e caia na gandaia. Afinal, a vida é curta e a pista é livre!