O que você pensa sobre a descriminalização das drogas? É contra ou a favor? Porque? Quer expressar a sua opinião? Então se inscreva! Esta é a proposta da Comissão Permanente de Prevenção e Combate ao uso de Crack e outras Drogas, junto à Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas. Faça valer a sua voz.


Quais os impactos da descriminalização das drogas para uma sociedade? Para traçar as respostas a essa e outras questões, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe especialistas para o Encontro Internacional Descriminalização das Drogas, que será realizado nos dias 16 e 17 de novembro, no Plenário. Iniciativa inédita no Parlamento mineiro, o evento é aberto ao público, e as inscrições, gratuitas e limitadas, vão desta terça-feira (31/10/17) até o dia 16 de novembro. Há limitação de vagas.

O encontro será realizado pela Comissão de Prevenção e Combate ao Uso de Crack e Outras Drogas, a requerimento de seu presidente, o deputado Antônio Jorge (PPS). Além de apresentar experiências estrangeiras, o evento pretende discutir o assunto sob os pontos de vista da saúde, da segurança e da Justiça e sugerir o aprimoramento da legislação sobre drogas no País.

Entre os convidados estão os especialistas Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde de Portugal, e Daniel Rueda Kramer, advogado e doutor em direito e ciências sociais, que vem falar sobre a recente experiência de regulação no Uruguai.

Em Portugal, o porte ou o consumo de qualquer droga em quantidade suficiente para o consumo pessoal durante 10 dias foi descriminalizado em 2001. Já no Uruguai, apenas o uso da maconha é que foi regularizado, em 2013.

descriiniConsulte a programação completa do evento:https://web.facebook.com/antoniojorgesouzamarques/videos/2209368209289467/

Palestra magna – A abertura do encontro será feita na noite do dia 16 e contará com palestra magna do desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Alexandre Victor de Carvalho. Ele também é presidente do Conselho de Criminologia e Política Penitenciária de Minas Gerais.

No dia 17, a programação segue durante todo o dia com três mesas temáticas. Duas delas tratam da descriminalização das drogas sob os pontos de vista da saúde e da segurança. Já a terceira mesa traz as experiências portuguesa e uruguaia.

Entre os especialistas brasileiros estão Elisaldo Carlini, professor emérito da Escola Paulista de Unifesp e membro do Painel Consultivo de Especialistas em Dependência de Drogas e Problemas com Álcool da Organização Mundial da Saúde (OMS); e Cristiano Maronna, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCcrim).

O evento tem como objetivos gerais:
– Promover o diálogo e elucidar questões relativas ao tema, por meio de experiências já consolidadas em outros países.
– Analisar os diversos cenários e se a descriminalização é um caminho para o Brasil.

Saiba mais em www.almg.gov.br/descriminalizacaodrogas

Mostre seu interesse em: https://web.facebook.com/events/2031324540419823/