A Fiat Automóveis e o “Sempre Um Papo” apresentam o projeto “Minas-Pernambuco” trazendo o romancista, poeta e dramaturgo Ariano Suassuna para ministrar a aula-espetáculo “Raízes Populares da Cultura Brasileira”. Será no dia 04 de dezembro, terça-feira, às 19h30, no Grande Teatro do Sesc Palladium, com transmissão via internet e gravação do programa que irá ao ar para todo o País pela TV Câmara. A entrada é gratuita e todos os seus livros serão vendidos a preços subsidiados. Ariano Suassuna completou 85 anos em 16 de junho, último.

O “Minas-Pernambuco” já levou a Recife algumas das principais personalidades culturais de Minas, entre elas, a cantora e cronista Fernanda Takai, os escritores Carlos Herculano Lopes, Léo Cunha e Luis Giffoni, o ator Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras, do Grupo Corpo e o cineasta Helvécio Ratton. Esta iniciativa é viabilizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. 

A aula-espetáculo “Raízes Populares da Cultura Brasileira” é uma apresentação que busca a identidade da cultura brasileira, com suas matrizes indígena, portuguesa e africana, através da música e dança. Com uma escrita inspirada pelo simbolismo, pelo barroco e pela literatura de cordel, Ariano Suassuna transforma o sertão no palco de questões humanas universais. O escritor foi o criador do Movimento Armorial, que tem como projeto a apropriação estética de todas as artes populares do Nordeste. Na aula-espetáculo, o escritor relembrará a infância e juventude vividas no sertão de Cariri. Defensor da cultura nordestina, Ariano tem influência dos sertões na criação de suas narrativas e aponta como grandes obras da literatura nacional os romances “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, e “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. 

Serviço: 
Sempre Um Papo com Ariano Suassuna
Data: 04 de dezembro, terça -feira, às 19h30
Local: Grande Teatro do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro / BH)
Informações: 31 3261.1501 – sempreumpapo.com.br