Favela Fashion Day revela cotidiano do Aglomerado da Serra

ffd
 A moda tem sido constantemente usada como linguagem político-social- cultural. É com essa proposta que a ONG Associação Ação Social Viva a Vida, que atua no Aglomerado da Serra, promove o evento Favela Fashion Day, no dia 25 de maio, às 16h, em quadra ao lado do Hospital Evangélico (rua Desembargador Mário Matos, 576,  Serra, Belo Horizonte).

O objetivo do projeto é valorizar o trabalho artesanal com enfoque na sustentabilidade e cidadania e principalmente resgatar a autoestima da comunidade, cujas pessoas tiveram sua vida abalada pelos desagradáveis episódios registrados na região em novembro de 2012 e em março de 2013. Além de enfatizar, junto à sociedade mineira, que o local é habitado, em sua maioria, por pessoas pacíficas, trabalhadoras e ordeiras.

Segundo Cristiana Silva Lima, coordenadora da ONG, a intenção é organizar mão-de-obra local e qualificá-la para ser absorvida em parcerias em trabalhos handmade das marcas de moda locais e do Estado, a exemplo do que acontece com a Coopa Roca, no Rio de Janeiro, que já presta serviços para grifes como Osklen e Carlos Miele. O que gera renda para a própria comunidade permitindo que as mães trabalhem em casa, ao mesmo tempo que cuidam dos filhos, em área de considerada vulnerabilidade social.

Desfile

O desfile Favela Fashion Day, que é apoiado por várias empresas e voluntários, mostrará uma coleção com 16 looks infantis e infanto-juvenis, criados pelo estilista Kaio Müller, aluno do curso de moda da faculdade UNA.

looks infantis 4

A inspiração vem das construções e toda configuração dos espaços – escadas, ruas e vielas – que compõem o morro, onde aparecem tijolos sem cobertura, as cores das moradias em diversas tonalidades.

O universo infantil e infanto-juvenil do dia a dia dos moradores aparecem em temas como futebol, balé, atletismo, gêneros musicais hip hop. Estampas de max jujuba, jujuba com açúcar, panorâmica com casas do aglomerado, casinhas de brincar de  madeira e pipas também marcam presença na coleção, cuja cartela de cores inclui marrom-tijolo, marrom tabaco, azul Royal, verde bandeira, laranja, amarelo, verde musgo, vermelho, branco e preto.

looks infantis 2

O reaproveitamento dos tecidos aparece no design das peças em forma de patchworks, bordados, flores de tecidos, aliado às estampas.

 Execução e voluntários

 As roupas, que estão sendo modeladas e confeccionadas por costureiras do próprio aglomerado, têm como diferencial as estampas digitais elaboradas pela Dream Estamparia e foram executadas com tecidos doados pela Cedro Cachoeira.

Além do denin, sarja e alguns estampados, do estoque da tecelagem, alguns participantes do evento doaram retalhos e outras matérias-primas, como linho e mousseline, para a elaboração dos trajes.

looks infantis 3
As marcas Luiza Barcelos, Paula Bahia e Black Boots cedem os calçados para o desfile, que contará ainda com bijoux especialmente criadas pela Avivah – moda com design, de Fabíola Senra e Bruno Lobo.

A diretora artística do evento é a conhecida Carla Estrela, primeira parceira do projeto, responsável também pelo treinamento dos modelos, selecionados na própria comunidade, para enfrentarem a passarela: são 13 meninas de 7 a 20 anos e 3 meninos de 10, 13 e 21 anos. O curso foi ministrado pela especialista em encontros, durante cinco sábados consecutivos.

Outro voluntário é o produtor Alex Dario, que assinará o stylist do desfile. O cenário/ambientação está sendo criado por Cioli Cássius Stancioli/Cioli Arquitetura e a trilha sonora fica sob a responsabilidade do DJ Hudson, também morador do Aglomerado da Serra.

A beleza make up e hair será realizado pelo beautiful hair salão que atua na comunidade.

 A apresentação será fechada para 200 convidados. Considerado o maior aglomerado de Belo Horizonte, formado por oito vilas, 100 deles serão da comunidade.

Os looks apresentados no desfile serão expostos no Espaço Graal, situado na rua Pirapetinga 390, Serra.

No período de 28 de maio a 02 de junho de 2013, será realizada uma exposição das peças e, posteriormente, um bazar juntamente com peças do artesanato solidário.

Viva a Vida

 A Associação Viva a Vida está há oito anos à frente de projetos comunitários. Além do trabalho com artesãs do aglomerado no projeto Artesanato Solidário, executa também a ação Leitura no Beco, que são oficinas de leitura com grande penetração na comunidade.

 
Mais informações:

Salamandra Comunicação e Marketing

Jornalista responsável: Heloisa Aline

Fones: 31-9314.5366/ 9382.1215/ 3225.0850

salamandra.comunicacao@gmail.com

ffd2