BH fez 117 anos e tenho uma carinho especial por essa cidade que tanto me faz feliz. Entre descer Bahia e subir Floresta, sendo do Mundo e de Minas Gerais, nas esquinas da vida, nos bares e nas canções, BH tem poesia em cada coração. Seu pôr do sol inebria, seus habitantes convidam e sua natureza acalma a alma. E tem sempre um cantinho especial, um lugar que transborda cultura, uma comidinha irresistível. Confiram os meus preferidos!

bh_634.jpg

1 – Mercado Central – Sem chance de passar por BH sem comer um fígado com jiló no Mercado Central, comprar algum artesanato bacana, todos os tipos de flores e se refrescar com uma limonada ou uma cerveja geladíssima. Parada mais do que obrigatória.Sempre.

2 – Feira Hippie – Quer encontrar tudo em um só lugar e ainda tomar uma gelada com aquela acarajé apimentada? Então é esse o lugar! A feira hippie funciona na Av. Afonso Pena, todos os domingos do mês e você pode comprar de roupas a móveis, de bijoux a sapatos com a mesma tranquilidade. Amo!

3 – Circuito Cultural Liberdade – Em torno da Praça da Liberdade está um dos maiores complexos de Museu da América Latina. Com opções variadas, exposições e atividades culturais, vale a pena passar um dia conhecendo. E depois lanchar no Xodó, claro!

4 -Sorveteria São Domingos – Uma das mais tradicionais de BH, ela fica no bairro mais charmoso da cidade e tem uma variedade deliciosa de sorvetes artesanais. Meu favorito é o de doce de leite, depois me conta o seu!

5 – Palácio das Artes -Adoro tudo que acontece por lá. Desde as exposições, os filmes, os bate papos do Sempre um Papo, a livraria e o café, tudo tem um charme e uma tranquilidade ímpares, cercados pelo verde do Parque Municipal. Vale estar atento a programação!

6 – Savassi – A Savassi te conquista no primeiro olhar e no primeiro capucino tomado na Cafeteria 3 corações. Passear por lá, qualquer dia da semana, é lindo e delicioso, seja para fazer compras ou mesmo passar o tempo. Savassear é um dos nossos verbos favoritos!

7 – Lagoa da Pampulha – Com arquitetura moderna até nos dias de hoje, o complexo da Pampulha abriga museus, restaurantes e muita diversão. Vale alugar uma bicicleta e dar uma volta geral para conhecer todos os detalhes do local.

8 – Crmoda – Situado no Castelinho da Bahia, o Centro de Referência da Moda abriga exposições e oferece oficinas e palestras na área da moda o ano todo. Vale a pena fazer uma visita mediada para saber mais.

9 – Maletta – A Cantina do Luca é a mais famoso, mas o Maletta é muito mais. Tradicional edifício da Av. Augusto de Lima, ele traz nas varandas  novos  e diferenciados bares que tem todo um gostinho de boemia. Charme no centro de BH.

10 – Parque das Mangabeiras – Encravado na Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras é um dos mais belos redutos ecológicos de BH. Com projeto paisagístico de Burle Marx, lá você pode fazer trilhas no meio de vários animais silvestres, além de aproveitar  os quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos para crianças, arenas para shows e teatros.Perfeita comunhão com a natureza!

11 – Praça do Papa- Destino favorito dos namorados na década de 90, hoje a Praça do Papa é palco de vários festivais e espetáculos que já fazem parte do nosso calendário. Mas nada supera o mais belo horizonte que é visto de lá!

12 – Padaria Bonomi – Um cantinho perfumado com pães artesanais e espaço para lanches. Essa padaria tradicional do funcionários tem o seu lugar para os apreciadores das boas coisas da vida.

13 – Renato Burguer – Mas se o seu caso é aquele mega sanduíche de trailer, nada supera o sanduba do Renato. De todos os gostos e sabores, eles vem com nomes e molhos tentadores. Te desafio a comer o X-TUDO!

14 – Igreja de Boa Viagem – Paz e encanto são os dois sentimentos que me invadem quando entro na nossa catedral. Com ou sem missa, ela é um recanto no meio da cidade e nos remete sempre aos melhores pensamentos. Pare por 5 minutos e agradeça o seu dia.

15 – Cafeteria 3 corações – Tudo bem que eu já falei dela lá em cima, mas como sou muito fã, não custa reforçar. A melhor pedida? Capuccino shake e um pão de queijo com requeijão. Mas vá com tempo e fique observando a Savassi passear.

16 – Cine Belas Artes – Para quem gosta de filmes fora do circuito comercial, as salas do Belas Artes são a melhor pedida. Aconchegantes na medida certa, lá toda hora é hora de curtir um bom filme. Depois, não dispense uma passadinha no café. Dica: o petit gateau de doce de leite com goiabada, perfeito!

17 – Ephigênia Bistrô -Uma das melhores surpresas desse ano, o Ephigênia Bistrô tem um cardápio requintado a preço acessível. Seu chef, Robson Viana é criativo, ousado e ótimo anfitrião. Vale comemorar a vida por lá!

Gostou? E você, qual é o seu lugar favorito em BH? Conta pra gente!