A Fundação Pierre Bergé – Yves Saint-Laurent apresenta exposição sobre coleção que causou escândalo nos anos setenta.

yslexpo1971_open

 Em 1971, Yves Saint Laurent, então jovem estilista, apresenta uma coleção batizada « Libération » ou « Quarante » (Quarenta). Uma coleção que faz claras referências à moda usada na França na época da ocupação nazista. Sapatos de plataforma e cinturas marcadas eram, nesse início dos anos setenta, ainda muito ligadas à guerra e, obviamente essa estética lembrava a muitos o sofrimento da ocupação. A reação da imprensa à coleção foi das mais violentas e os jornalistas, dentro e fora da França, acusaram o estilista de promover uma “nostalgia dessa época”.

ysl1971_3

 -Recorte da foto onde se vê Yves Saint-Laurent posa com modelos vestindo as roupas da coleção no jardim de sua casa na Rue de Babylone, em Paris.

Para Olivier Saillard, curador da exposição, essa coleção “é o manifesto de um estilista que se pretendia, naquele momento, um artista brincando com ambiguidades. Mais uma vez em sua carreira ele se encontrava no exercício do historicismo – a tendência de se inspirar em épocas passadas – no âmbito de seu processo de criação.”

ysl1971_4

Há exatamente dez dias a Fondation Pierre Bergé-Yves Saint-Laurent inaugurou a exposição « Yves Saint Laurent 1971, la Collection du scandale ». Uma mostra que conta com peças-chave da coleção, todas conservadas na fundação com exceção de dois modelos: o número 5 – que pertence ao acervo do Palais Galliéra – e número 26, propriedade da Coleção Anouschka.

Planche 241-248-b19.qxd:Mise en page 1

A exposição, extremamente bem montada, apresenta 28 modelos originais. Nas paredes, grandes painéis mostram as pranchas de preparação da coleção que contam com os esboços dos modelos feitos por Yves Saint-Laurent e as amostras dos tecidos que foram usados para a confecção de cada peça.

ysl1971_5

Completam a mostra uma série de vídeos de apresentações, desfiles e outros arquivos da televisão francesa. Todos muito criativos, interessantes e com aquele perfume dos anos setenta que a gente adora.

 

INFORMAÇÕES:

« Yves Saint Laurent 1971, la Collection du scandale »
Até 19.07.15
Fondation Pierre Bergé-Yves Saint-Laurent
3, rue Léonce Reynaud, Paris 16 / Tél.: 01 44 31 64 00
De terça a domingo das 11h às 18h (última entrada às 17h30)
Fotos: © Paulo Mariotti / Divulgação / Reprodução

FONTE: Vogue