Palestras e exposição de fotos movimentam comunidade da moda em Belo Horizonte
A sexta edição do Workshop MIT – Moda, Informação e Transformação, um dos mais importantes eventos de conteúdo da indústria criativa, será realizada no dia 23 de setembro, no CCBB-BH – Centro Cultural do Banco do Brasil de Belo Horizonte (Praça da Liberdade, 450), de 14 às 18h30, com a participação de especialistas em moda e comportamento do mercado nacional.
Realização do TS Studio, em parceria com o Sindivest-MG, o MIT marca ainda a abertura para convidados da exposição TOKYOTOSAKA, registro de imagens e áudios da viagem realizada pelo fotógrafo Weber Pádua ao Japão, em 2015.
Com o objetivo de abordar e discutir temas pertinentes e atuais do mercado da moda e de criar um espaço de relacionamento e troca de experiências, a programação do Workshop contará com nomes de profissionais conceituados como Cláudia Narciso, consultora de pesquisa e desenvolvimento da Arezzo & Co; Paulo Conegero, diretor de marketing da Farfetch; Marco Aurélio Lobo, coordenador de projetos do Instituto Europeo de Design; Traudi Guida, empresária, fundadora da Le Lis Blanc, proprietária da rede de lojas SouQ; e Gustavo Grecco, fundador e diretor de criação da New Greco.
Palestrantes
Cláudia Narciso começou sua trajetória profissional na Getúlio, uma grande escola para o passo seguinte da sua carreira: o lançamento da marca própria Júlia Mezzetti, que movimentou o setor pelo estilo e criatividade e, logo depois, o da Narciso. Chegou à Arezzo, em 1999, como assistente de estilo, assumindo, mais tarde, a área de estilo e marketing da empresa até se tornar CEO. Atualmente, é consultora de pesquisa e desenvolvimento da Arezzo & Co. O tema que será abordado por ela no MIT seráPLANEJAMENTO & DESENVOLVIMENTO – ESTRATÉGIAS PARA O CRESCIMENTO DAS EMPRESAS.
Uma das cabeças mais importantes do design mineiro, Gustavo Greco, sócio e diretor da New Greco, ministrará a palestra CHANCE. Profissional premiado nacional e internacionalmente, atua também na área acadêmica como professor do curso de pós-graduação em Gestão de Marcas do IEC/MG e é jurado frequente em premiações no Brasil e no exterior.
Dona de espírito empreendedor, Traudi Guida ficou conhecida como a fundadora de uma das marcas mais importantes do país, a Le Lis Blanc, tendo ficado à sua frente durante 26 anos como sócia proprietária. Depois da venda da empresa, ainda trabalhou três anos nela, como diretora de estilo. Em 2013, com o filho e sócio criou outra marca, a SouQ, cuja primeira loja foi inaugurada no shopping JK, em São Paulo. Dois anos após, possui nove pontos de vendas, partindo para o décimo, no final de setembro, em Belo Horizonte. No MIT, ela ministrará a palestra DESAFIOS DE UMA TRAJETÓRIA BEM-SUCEDIDA NO VAREJO BRASILEIRO.
Qual é A VISÃO DO DESIGN EM UM MUNDO SATURADO DE ROUPAS E OBJETOS? Quem exporá o assunto, vibrante e atual, é Marco Aurélio Lobo. Bacharel em Design pela Universidade de Brasília – UnB -, Lobo tem 15 anos de experiência em políticas públicas de design e em promoção comercial internacional. Entre as várias e importantes funções que já assumiu, inclui-se a passagem pela gerência de Inovação e Design da Apex-Brasil. Atualmente, é consultor em Gestão de Inovação e do Design, coordenador de projetos do Instituto Europeo de Design (IED) e professor do curso de Design Gráfico do Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB).
A REVOLUÇÃO DA MODA NA ERA DIGITAL. O CASE FARFETCH. Esse será o tema explorado por Paulo Conegero, diretor de marketing da empresa. Ele tem um currículo importante para quem se iniciou no mercado da moda há apenas 10 anos, como gerente de loja da C&A. Foi consultor de franquias da Via Uno, gerente de visual merchandising da Burberry no país; brand manager da americana Coach; brand managerda joalheira Jack Vartanina em NY, além de ter feito diversos projetos de consultoria para a São Paulo Fashion Week e para as Havaianas Austrália. A Farfetch, fundada em 2008, tem sede em Londres, e se destaca como uma proposta revolucionária no consumo de moda premium, reunindo as melhores boutiques do mundo em um único destino online.
O diferencial dessa edição do Workshop MIT é que, cada palestra, após seu término, contará com a interlocução de profissionais convidados, fechando o tema para a plateia convidada.
Palestras e palestrantes
14h – Cláudia Narciso – Consultora de Pesquisa & Desenvolvimento
Palestra: Planejamento & Desenvolvimento – estratégias para o crescimento das empresas.
Interlocução: jornalista Heloisa Aline / Salamandra Comunicação.
14h50 – Gustavo Greco – Fundador e diretor de criação da New Greco
Palestra: Chance
Interlocução: Andre Poppovic, presidente da ABDesign
15h40 – Traudi Guida – empresária, fundadora da Le Lis Blanc, proprietária da rede de lojas Souq.
Palestra: Desafios de uma trajetória bem-sucedida no varejo brasileiro
Interlocução: Tereza Cristina Horn / 221 Consultoria.
16h50 – Marco Aurélio Lobo – Diretor de Projetos do Instituto Europeu de Design
Palestra: A visão do design em um mundo saturado de roupas e objetos.
Interlocução: Luciana Nacif / Lou Lou Bureau de Criação.
17h40 – Paulo Conegero – Diretor de Marketing da Farfetch
Palestra: A revolução da moda na era digital. O Case Farfetch.
Interlocução: jornalista Natália Dornellas / Site ND.
Exposição TOKYOTOSAKA
Weber Pádua está na estrada há 27 anos passados entre o fotojornalismo e a publicidade, em coberturas e sets espalhados pelo mundo. Suas produções transpõem às passarelas, catálogo e editoriais. A exposiçãoTOKYOTOSAKA, que será aberta para convidados, no dia 23 de setembro, às 19h, no pátio do CCBB, é um exemplo típico da amplitude do seu trabalho.
Trata-se de um mergulho no cotidiano urbano do Japão, apresentado em formato de exposição e Fotojornal, com prefácio de Fernanda Takai. É evidente que o longo convívio com a moda influencia o olhar de Weber na fotografia de rua. Mas há o inusitado: entre Tokyo, Kyoto e Ozaka, ele buscou acasos para mostrar personagens da vida real, sem retoques.
Webinho, como é conhecido, é também autor do livro Weber Pádua 5X5, cujo lançamento, em Paris, em 2013, também foi seguido de uma exposição.
A mostra fica em cartaz até dia 5 de outubro, com patrocínio da Cenibra e apoio do Instituto Cenibra e Consulado Honorário do Japão em Belo Horizonte. Tanto o MIT quanto a exposição são apresentados pelo Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura. Os eventos contam com o apoio das empresas Sava, Rona, Nespresso, Art Work, 221 Consultoria, Salamandra Comunicação, Localiza, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Governo de Minas e CCBB.
Informações para imprensa
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Gislane Tanaka de Carvalho
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