ri0

Fim de ano é tradicionalmente uma época em que as pessoas estão mais abertas à reflexão, a fazer o bem, organizar a casa, fazer balanços, cuidar das pessoas, reunir amigos e praticar a solidariedade. Entre uma ação e outra, sempre bom parar um tempo para pensar no que foi feito durante o ano, se as metas foram cumpridas, se os objetivos foram alcançados e chega a hora de pensar em novas possibilidades para o ano que se inicia.

É neste contexto que entra o trabalho da Risü (sorriso em latim), startup que desenvolve tecnologias para aumentar o impacto social na sociedade. A Risü é o que podemos chamar de Shopping do Bem, o primeiro no Brasil, e inova o setor na internet com esse modelo, pois transforma parte da compra, em mais de 100 lojas parceiras, em doação para causas sociais sem que o consumidor pague a mais por isso. Além disso, as lojas enviam à Risü cupons de desconto e ofertas especiais para o consumidor economizar enquanto faz o bem.

A empresa foi fundada há menos de um ano por jovens empreendedores mineiros – Rodrigo Franzot, Lucas Borges e Francis Andrade – e já foi reconhecida entre as cinco startups com modelo de negócio mais sustentável do Brasil em 2015, de acordo com o Sustainable Brands Rio. Além disto, neste momento, os fundadores estão morando em Santiago, no Chile, a convite do governo chileno, para expandir a empresa no país.

“Fomos escolhidos entre 1.800 projetos de todo o mundo, o que nos dá muito orgulho e a certeza de estar no caminho certo. Também fomos escolhidos pelo Baanko Challenge como a startup com maior potencial de impacto social de Minas Gerais em 2015 e somos uma das 50 iniciativas selecionadas pelo Social Good no Brasil, um dos maiores movimentos relacionados a negócios sociais do mundo”, destaca Lucas Borges, um dos sócios da Risü.

E como tornar 2015 um ano diferente e começar 2016 com o pé direito?

Para encerrar o ano de forma especial, os empreendedores da Risü (www.risu.com.br) conversaram com organizações beneficentes que representam várias causas importantes em Belo Horizonte e decidiram aumentar o impacto social da marca no final de 2015 e início de 2016.

“Neste período, mobilizaremos toda a web com a campanha #MeninasDoBem e doaremos 100% do nosso faturamento, sendo destinado para organizações beneficentes e para ajudar as populações afetadas pelo rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG). E quem vai nos ajudar nesta nobre missão são blogueiras e influenciadoras digitais que já têm um importante trabalho na web, com bastante repercussão entre seguidores e admiradores”, destaca Rodrigo Franzot, também sócio da Risü.

As instituições que participam da campanha são: Hospital da Baleia, Leuceminas, O ProAção, Instituto Mano Down, Lar Teresa de Jesus, ChildFund Brasil (Fundo Cristão) e Um Pé de Biblioteca. E as #MeninasDoBem que vão ajudar a espalhar amor e sorrisos pela web em dezembro e janeiro, como madrinhas das instituições são: Alexia Carvalho (Alexia No Atelier), Ana Magalhães (Fashion Is), Carol Meyer (Dicas de Carol), Natália Dornellas (Site Natália Dornellas), Deborah Zandonna (Onça de Tule), Bel Ornelas (Casando em BH), Luciana Duarte (Moda Ética), Cris Guerra (Hoje vou Assim) Cris Carneiro (Blog Cris Carneiro), Ju Falchetto (Run Ju Run), Ana Letícia Mattos (Anita Bem Criada) e Flávia Marques (Manteiga Derretida).

“Cada instituição receberá um MemoRisü, plugin para o navegador Google Chrome, desenvolvido pela Risü, que lembra as pessoas de doarem parte do valor de suas compras em mais de 100 lojas parceiras na internet (Americanas, Decolar.com, Submarino, Netshoes, GOL, TAM, Loungerie etc). E o trabalho das madrinhas será fazer com que o maior número possível de pessoas baixe o MemoRisü de sua instituição e utilize a Risü nas suas compras online, pois, assim, mais doações irá conseguir para as causas. Importante destacar que o plugin só funciona no Google Chrome, portanto ele não irá funcionar se a pessoa tentar baixar pelo celular ou outro navegador”, completa Lucas Borges.

A campanha #MeninasDoBem estará ativa nos meses de dezembro/2015 e janeiro/2016, utilizando a Risü nas compras online  e tenho muito orgulho em fazer parte.

SAIBA MAIS:

Site da campanha: www.risu.com.br/meninasdobem

Site da Risü: www.risu.com.br

Site da minha participação para ajudar o Leuceminas: www.risu.com.br/meninasdobem/carol-meyer