Quem vai aproveitar as férias para viajar, é bom fazer um check list de tudo que é necessário para evitar problemas e dor de cabeça. Coisas simples – mas fundamentais – devem estar em uma lista para que a sua viajem seja perfeita do começo ao fim. Anota ai:

Resultado de imagem para documentos para viagem

TENHA EM MÃOS:

Passaporte*;
Carteira de Motorista ou RG (identidade);
Passagens;
Vouchers (aluguel de carro, hotel e seguro viagem);
Dinheiro, travel cheque e cartões bancários;
Identificação das bagagens;
Cadeados e chaves das malas;
Medicamentos (principalmente se for de uso contínuo!);
Se você usa lentes de contatos, leve sempre uma caixa extra;
Máquina Fotográfica.

DICAS:

1 – Faça cópia dos seus documentos – A maioria das pessoas fazem cópias dos documentos como passaporte, voucher de hotel, cartão de crédito, endereço do hotel etc. Eu recomendo algo muito mais simples e seguro, escanear tudo isso e salvar uma cópia no seu e-mail, já que a internet é acessível em qualquer lugar do mundo, e se você der o azar duplo de perder tanto documento original quanto cópia, poderá imprimir rapidamente no seu hotel. É sempre bom lembrar que caso você perca seu passaporte, você não pode sair do país em que está até a Embaixada Brasileira do país correspondente emitir outro. Para isso vão lhe pedir o número do seu passaporte e algum documento que prove quem você é, então essa cópia é muito importante mesmo!

2 – *Passaporte – Seu passaporte está na validade ? Lembre-se que alguns países da Europa pedem que o limite da validade do seu passaporte seja de até 3 meses após o término de viagem. Por exemplo, se eu volto ao Brasil dia 21 de agosto, a validade do meu passaporte tem que ir pelo menos até novembro do mesmo ano. Uma colega de trabalho quase perdeu a viagem para os EUA porque não sabia disso. Cada país tem uma legislação própria em relação a isso, mas não excedem de três meses.
Para tirar seu passaporte vá no site do Polícia Federal: http://www.dpf.gov.br/passaporte/

Quando o passaporte é desnecessário?

Você não precisa do seu passaporte se seu destino for a Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Nestes países apenas seu RG é o suficiente. Mas se tiver intenções de comprar no Free Shop seu passaporte será necessário. Apenas a Guiana exige visto de entrada para brasileiros.

3 – Menores de idade – Os menores acompanhados por somente um dos responsáveis ou sozinhos, viajando para o exterior, precisam ter em mãos uma autorização de viagem com firma reconhecida ou uma autorização judicial. Caso um dos responsáveis seja falecido, tem que levar o atestado de óbito. Em caso de viagens dentro do território brasileiro, apenas menores de 12 anos precisam de autorização para viagem. Ela deve ser retirada no Juizado de Menores e é gratuita.

4 – Seguro saúde – Os países europeus exigem que o turista tenha um seguro-saúde de cobertura internacional com validade durante a viagem. Fale com seu agente de viagens para providenciar o seu! É bem complicado comprar remédios sem receita em uma viagem internacional,então leve na bagagem o que precisar. Em alguns locais, também é necessário estar em dia com as vacinas, confira aqui quais são.

5 – Grávidas – Mulheres grávidas precisam viajar com um atestado médico permitindo a viagem, principalmente nos últimos meses.

tumblr_lx8rxvih8A1qkpojmo1_500.jpg

6 – Endereço do Hotel – Carregue consigo, durante toda a sua viagem, o endereço do hotel ou do lugar em que está hospedado. Ao entrar em alguns países europeus como Inglaterra, a Polícia vai pedir o endereço de onde você vai se hospedar. O ideal é que você tenha em mãos o voucher do hotel ou o comprovante de reserva, além do endereço.

7 – Cadeado – A polícia Norte-americana e também a Britânica recomendam que o turismo use o cadeado padrão TSA. Esse cadeado permite que a polícia abra sua mala sem quebrar o cadeado, pois a empresa disponibiliza, em casos de necessidade (como suspeita de material ilícito ou bombas), o código de abertura para a polícia. Caso seu cadeado seja de qualquer outra marca, ele será quebrado e você não será ressarcido, e em ambos os casos, uma carta de notificação será anexada à bagagem. Você pode comprar o cadeado padrão TSA neste link
obs.: Cuidado ao levar tesouras, pinças, isqueiros, canivetes ou outros objetos cortantes na bagagem de mão, a Polícia Federal irá confiscar tais objetos, pois não é permitido o embarque tendo em sua posse os mesmos.

8 – Declaração de saída temporária de bens – Aproveite as três horas que você ficará no aeroporto contando os minutos para entrar no avião e faça a declaração de equipamentos caros na Polícia Federal. Essa declaração comprova que você saiu com sua máquina digital caríssima, Laptop de última geração ou qualquer outro equipamento do Brasil, portanto não precisará declará-lo na volta ao Brasil. O procedimento é bem rápido, dura somente alguns minutos e o deixará aliviado quando estiver na fila da alfândega depois de sua viagem.

9 – Clima – Não esqueça de checar o clima e a média de temperatura do país a ser visitado antes de fazer as malas. Procure saber qual é a estação do ano no país na época de sua viagem, para levar a roupa adequada.

10 -Carro – Se for viajar de carro, faça a revisão completa, verifique as condições das estradas e paradas mais seguras. Leve alguma coisa para comer/beber caso não queira parar tanto. Esteja descansado antes de pegar o volante e não hesite em parar quando o sono apertar! Se for possível, viaje acompanhado para ter com quem dividir a direção e ainda dar boas risadas.

10 – Divirta-se! – Aproveite cada momento da sua viagem e aprenda um pouco sobre a cultura local. Tente se misturar com a população, experimentar comidas típicas, participar de algum evento local. Esse conhecimento é único!

11 – Doe – Se tiver a oportunidade, deixe um pouco do que sobrou da viagem para alguma instituição ou pessoa que precisa em forma de agradecimento. Em alguns cafés na Europa, as pessoas tem o hábito de deixar pago um bebida quente para quem precisa. Vale a pena!

 

Imagem relacionada

Conselhos da Mondial Travel:

– Deixe um telefone de contato para emergências com alguém de sua confiança;
– Cuidado com a distância e o tempo de viagem: saia de casa com bastante antecedência. Assim você não corre o risco de perder o seu voo ou cruzeiro caso haja algum imprevisto no meio do caminho;
– Evite carregar grandes somas de dinheiro durante os passeios. Prefira cartões de crédito internacionais: são mais seguros, em caso de roubo ou furto. Travellers cheques são bem aceitos no exterior, mas é preciso apresentar no momento da troca o seu RG ou passaporte. E mais: nunca leve todo o seu dinheiro em um mesmo lugar. Distribua-o em vários bolsos da roupa e de mochilas.
– Não esqueça os medicamentos de rotina! No exterior pode ser bem mais complicado comprá-los, então dê double check na sua listinha!

 

FONTES: Blog To a Toa e Mondial Travel