Liquidação

Luciana Sena direto de Paris

consumista
Quem não gosta de uma boa liquidação? Essa palavrinha – que parece mágica – tem o poder de enlouquecer a mais equilibrada das mulheres. Mas liquidação de verdade, e não a metade do dobro né? Por favor!

Aqui, elas acontecem duas vezes por ano. As liquidações de inverno e verão costumam durar até 6 semanas, os preços vão caindo vertiginosamente a cada semana – é de pirar! E quando digo liquidação, estou me referindo à todos os setores do comércio ok? Não é só roupa não!Como o clima no mundo anda meio louco, os termômetros tem registrado queda após queda – o que tem preocupado algumas autoridades e também a sociedade -o inverno está ainda mais rigoroso. Só para ter uma ideia, amanhã a previsão é de 6 graus…NEGATIVOS!!! Delícia né? Porém, mais delícia ainda é perceber que a liquidação de inverno favorece exatamente a aquisição de produtos para combatê-lo. Não é só uma vontade de desfazer de estoque encalhado, é enxergar uma oportunidade aliada à uma necessidade e pá!

É coerente, é responsável, é acessível…enfim, é um pensamento e uma postura respeitosos com relação ao consumidor! Bom, ontem após a faculdade encontrei com minha amiga Aude que me sugeriu comprar blusa térmica para não ter que usar todo meu armário só para ir, por exemplo, comprar pão! Além disso, ela disse que me repassaria um cartão da loja Damart que concedia 30% de desconto, mas não sabíamos se poderia ser usado se a compra efetuada fosse de peças em liquidação ou da nova coleção. Enfim, resolvemos arriscar!

A Damart é uma loja que trabalha com uma linha térmica, tipo segunda pele. É bem útil. Elas se ajustam à temperatura. Tem níveis de 1 à 5. Comprei uma nível 3 e outra nível 4. Elas estavam com 20% de desconto. Ao passar no caixa – pasmem! – acumulou os 30% de desconto da Aude e finalmente tive 50% de desconto: um negócio da China! E detalhe, a atendente devolveu o cartão e ela pode usá-lo em outras ocasiões até a data de validade do benefício concedido…Fiquei chocada!

blusa termicaAí, como já estávamos perto de Châtelet, que além de reunir todas as linhas de metrô é um dos maiores centros comerciais de Paris, concordamos que iríamos dar só uma olhadinha…Aham! Saímos com três blusas de frio iguais!!! Para nos encontrarmos, vamos ter que avisar uma à outra se estamos ou não vestindo a mesma roupa…kkkkkkkkk. Mas sabe aquela blusa que te inspira um chalé, um chocolate quente, uma lareira, um amorzinho do lado, então…elas são assim, aconchegantes! E preço? Média das três blusas de lã, 30 euros! Que dia eu ia comprar isso aí no Brasil, minha gente? Never…jamais (leia jamé)!!!

Além disso, também comprei – finalmente! – um plano para o meu celular. Ligações ilimitadas e 10 Giga de internet por 10 euros mensais sem a obrigatoriedade de ficar um ano nesse plano: após 14 dias posso mudar, posso pedir portabilidade, enfim escolher o que eu achar melhor! Repito: 10 euros mensais, o que daria algo em torno de 40 reais por mês! Reflitam….

O que aprendi vivenciando o comércio na França é que, quanto maior o número de concorrentes – no caso da telefonia – quem ganha é o consumidor. É um absurdo que, em um país de dimensões continentais como o Brasil, ainda sejamos reféns de alguns gatos pingados que atuam no setor controlado por uma agência reguladora, que até o momento não faz nenhuma ideia da sua função.

Já com relação às liquidações, me mais senti respeitada e valorizada enquanto consumidora. O comércio é honesto na sua proposta. As estratégias e práticas brasileiras de liquidação não sobreviveriam muito tempo por aqui não. Os franceses são firmes. Se ele não achar que vale a pena, ele não compra e ponto. O negócio encalha. Qualquer comércio, de qualquer país, entende, conhece seu público e sabe até onde pode ir. Ou seja: EXISTE RESPEITO.

Quer saber quais as marcas? Bom, isso é relativo…meus amigos usam tudo, desde H&M, Primark, C&A, Kiabi, Pimkie, Tati à Dior, Chanel, Yves Saint-Laurent etc…Mas fato é que ninguém usa uma roupa de marca para exibir, é cafonérrimo! Tipo a blusa Polo com o logo enorme? Então…Não, por favor, jamais! É uma total falta de gosto quem sai de casa parecendo um catálogo ou vitrine de shopping. Chego a ter dó, só pode ser alguém com auto estima em baixa e insegurança em alta. O legal é usar peças que revelam sua personalidade, independentemente de onde você as tenha comprado. E pode misturar uma blusa Armani com uma saia Primark, sem stress!  As parisienses são peritas no estilo HI-LO. Como já disse uma vez, eles são na sua essência simples, por isso elegantes!

Para encerrar, aí vai outra curiosidade: Não é usual tentar facilitar a venda com parcelas que vão virar o século. Ou você tem e pode gastar, ou não, é simples! Se o francês compra parcelado, ele destina a prática para grandes aquisições, como uma casa. por exemplo. Aqui a gente aprende a consumir e pagar mais à vista. Exemplo que deveria ser seguido por todos!

Para quem estiver com viagem marcada para a França, deixo abaixo datas importantes. As datas oficiais das liquidações são :

Liquidações de inverno 2017 : do dia 11 de janeiro até o dia 21 de fevereiro
Liquidações de verão 2017: do dia 28 de junho até o dia 8 de agosto.

Então é isso gente! Tenham um ótimo fim de semana!
Até semana que vem,
Bisous
Lu Sena

Quer conhecer mais sobre a cidade luz? Olha esse roteiro luxo:

paris-em-7-dias-dicas-da-carolParis em 7 dias

SIMPLESMENTE PARIS !!!! Esta sugestão de roteiro pretende levar o turista para uma viagem bem completa pelos principais monumentos e regiões de uma das cidades mais lindas do mundo! Foi elaborado com base na minha experiência, na minha paixão pela cidade e pelo idioma. Para ilustrar as situações usei os desenhos da fera Inslee Haynes entre outros artistas internacionais que desenham Paris com muita paixão e delicadeza! Como “louca” pela França, visito sempre que posso e cada viagem me encanta por uma particularidade em especial. Paris sempre tem novidade! E a cada visita, acrescento uma região francesa. O interior francês é um escândalo, mas fica para o guia Tour Gastronômico: Conhecendo a França através de sua cozinha. Paris é uma cidade que não decepciona e nos transforma. Impossível ficar indiferente, um pouco dela vem embora com a gente.

Compre aqui.