Brasil na televisão francesa
Luciana Sena
Muito se fala e se retrata sobre o Brasil, mas sempre tive curiosidade de saber como o nosso país é visto- realmente – no exterior. Outro dia, estava num salão sobre idiomas e trabalho no exterior. Dei uma circulada e parei em um stand lotado que tinha, como foco, o Brasil. Curiosa que sou, fui ver o que era. Estava só coletando folhetos de informação quando a responsável me abordou. Conversamos e em seguida perguntou se eu já tinha uma cidade brasileira em mente para minha expatriação – aqui cabe um pausa: nesse dia fui à loucura, ela achou que eu era do sul da França!!!! Beijinho no ombro, tá? – voltando ao relato: informei que era brasileira e ela me pergunta: “Ah, comme Crrristinááá?” E eu comigo mesma: Quem é essa Cristina, meldeos? Mas concordei para não fazer desfeita!
Depois fui saber quem era a tal Cristina! E para minha surpresa,ela é uma star da televisão francesa. Cristina Cordula nasceu no Rio em 1964. Estudou jornalismo e comunicação na Universidade Gama Filho, em seguida tornou-se modelo internacional. Trabalhou com vários estilistas, como Yves-Saint-Laurent, Christian Dior e Coco Chanel. Só a galera básica da moda parisiense, tá bom para vocês?
Mas em 2002, a bonitona descobriu o relooking, nos EUA e na Inglaterra e decidiu abrir a agência Cordula Conseil. Ela trás para a França sua expertise e disponibiliza para seus clientes o serviço sobre o conhecimento da imagem, da moda, do estilo,do penteado, da maquiagem, da forma corporal e gestual. Desde 2004, Cristina apresenta o programa Nouveau look pour une nouvelle vie no canal M6, ao lado de Véronique Mounier et Emilie Albertini. Ela comanda também o programa Les reines du shopping. Neste programa, ela ajuda as pessoas que desejam mudar de aparência de forma a se sentirem melhor com elas mesmas. Convencida da importância da imagem na vida social, ela dá dicas também através de vários livros: Toutes les femmes sont belles (2008), Guide du relooking (2010) et Les 50 règles d’or du reloo¬king (2010).
Em setembro de 2014, M6 lhe confiou a liderança de um novo programa, Cousu main, dedicado à costura. Assisti alguns episódios, mas não é meu tipo de programa. Desde uma das melhores invenções depois da roda – o Netflix – assisto TV cada vez menos, então não sou uma boa referência para esses assuntos. Mas entendi um pouco do sucesso da Cristina. Ela é uma caricatura de si mesma enquanto brasileira na França. Assim como franceses conhecidos, em programas brasileiros, que moram há décadas no Brasil, mas insistem no sotaque, nos gestos, nas caras e bocas, completam a composição de um personagem que vende.
Ela carrega no sotaque, fala alto, gargalha (aqui o povo é discreto até para rir), pronuncia algumas palavras em outros idiomas (cria bordões do tipo: “C’est sublaime (sublime)”e fatura alto. Tá certa, né non? De uma certa forma, ela passa uma imagem alto astral, carinhosa, espontânea , atenciosa, alegre, divertida e “natural”. É um sucesso, pois aqui eles são mais travados, tímidos. O único problema é que aqueles que a conhecem, quando encontram uma brasileira,acham que a gente é assim também. Alguns ficam meio decepcionados…kkkkkkk. Mas c’est la vie!
Se tiverem mais curiosidade, basta acessar o site do canal M6:
http://www.6play.fr/les-reines-du-shopping-p_2712
Enfim, é isso. Até semana que vem!
Bisous
Lu Sena
Paris em 7 dias
SIMPLESMENTE PARIS !!!! Esta sugestão de roteiro pretende levar o turista para uma viagem bem completa pelos principais monumentos e regiões de uma das cidades mais lindas do mundo! Foi elaborado com base na minha experiência, na minha paixão pela cidade e pelo idioma. Para ilustrar as situações usei os desenhos da fera Inslee Haynes entre outros artistas internacionais que desenham Paris com muita paixão e delicadeza! Como “louca” pela França, visito sempre que posso e cada viagem me encanta por uma particularidade em especial. Paris sempre tem novidade! E a cada visita, acrescento uma região francesa. O interior francês é um escândalo, mas fica para o guia Tour Gastronômico: Conhecendo a França através de sua cozinha. Paris é uma cidade que não decepciona e nos transforma. Impossível ficar indiferente, um pouco dela vem embora com a gente.
Compre aqui.