A Páscoa é uma festa religiosa na qual celebramos a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação. É uma data muito celebrada em vários países do mundo e, claro, não passaria despercebida por aqui. Atualmente a França é um país laico, mas durante muitos anos a religião oficial foi a católica. Mas cada cultura possui suas próprias comemorações, símbolos e tradições e estou me encantando com as curiosidades da Páscoa na França. Olha só:

pascoaFeriado

Enquanto no Brasil o feriado é na sexta-feira – e estou sabendo que por aí vocês terão 2 sextinhas seguidas – na França acontece na segunda, é o famoso Lundi de Pâques. Dizem que durante a Idade Média, para que os peregrinos tivessem condições de ir e voltar à Roma em tempo hábil, a semana inteira após o domingo de Páscoa era considerada feriado. Na época de Napoleão ficou decidido que somente a segunda-feira seria feriado. Mas, cá entre nós, parece que a decisão de Napô não pegou e as escolas fecham durante 2 semanas! É a chamada Férias de Páscoa. Bom, né?

Gastronomia

Na sexta feira da Paixão – ou sexta feira santa – aqui,como no Brasil, come-se peixe. No almoço da minha família, o bacalhau regado à azeite com azeitonas pretas, batata e cebola é aguardado ansiosamente e se a gente não devorar tudo, rola mais tarde bolinho ou pastel de bacalhau (babei!). Meu irmão fica 40 dias sem consumir carne, doces, cerveja e refrigerante – um mega sacrifício para ele – e no domingo de Páscoa sempre organizamos um churrasco. Já na França o prato mais aguardado, seja no domingo ou na segunda, é o cordeiro.

pascoa6

Lendas

A famosa lenda católica sobre a Páscoa na França é a dos sinos voadores. Os sinos soam todos os dias para atrair as pessoas para a missa, menos de quinta-feira até sábado à noite na Páscoa, quando eles se silenciam em sinal de luto. Reza a lenda que eles partem à Roma na quinta-feira santa para serem abençoados e retornam no domingo, tocando para celebrar a ressurreição de Cristo. Enquanto eles atravessam a França, vão deixando cair ovos, galinhas, pintinhos, peixes e coelhos de chocolate para as crianças!pascoa4

No supermercado tem vários ovos de chocolate, coelhinhos, sinos e galinha, essa última achei a mais coerente para conectar com os ovos, nunca entendi a associação do coelho e do ovo!

pascoa8

Símbolos

Ao contrário do que se pensa, o coelho não é símbolo de Páscoa em todos os países. Na França, a tradição é o peixe, poisson d’avril. Quem não conhece o primeiro de abril como o dia da mentira? A França foi o berço dessa lenda. Em 1564 o rei Carlos IX decidiu que o ano começaria em primeiro de janeiro, e não mais entre a última semana de março e o dia primeiro de abril. Como toda mudança nunca é absorvida 100%, algumas pessoas, por esquecimento ou falta de conhecimento, continuaram a celebrar o início do ano em primeiro de abril. De brincadeira, ofereciam à essas pessoas presentes falsos. Como esta data é no final da Quaresma, período de jejum durante o qual o consumo de carne é proibido no cristianismo, peixes eram frequentemente oferecidos como presente. E uma das piadas era oferecer um peixe de mentira. Hoje a travessura entre as crianças é pregar um peixe em papel nas costas do outro, sem que ele perceba. Quando o peixe é descoberto, a pessoa é denominada o poisson d’avril (o peixe de abril). As confeitarias francesas preparam chocolates em formato de peixe para comemorar a data.

pascoa1

A figura do coelho está simbolicamente relacionada a essa data comemorativa, pois o animal representa a fertilidade. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época em que o índice de mortalidade era altíssimo.

Já o costume dos ovos de Páscoa, este teria sido trazido por missionários que visitaram a China, onde há muitos séculos já existia o hábito de se presentear os amigos com os ovos cozidos e coloridos, na Festa da Primavera. Os ovos eram enfeitados, a partir do cozimento com ervas que soltavam tintas fortes, entre as quais a fruta do tojo (que lhes dava uma cor amarelada), a beterraba e a casca da cebola.

pasxoa2

Caça aos ovos de Páscoa

Uma tradição comum na Europa no dia de Páscoa, que eu só fui conhecer aqui, é a Caça aos Ovos de Páscoa. Os ovos são espalhados em um jardim, e com uma cestinha na mão, as crianças saem a procura deles. Vale esconder os ovos no quintal, dentro de casa ou até no quarto de hotel. Mas para quem estiver em Paris, eu indico levar as crianças em uma das inúmeras opções de Caça aos Ovos de Páscoa que, em 2017, acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de abril em lugares bacaninhas, como parques temáticos, zoo, fazendas, restaurantes e até mesmo em castelos!
https://www.sortiraparis.com/actualites/paques/guides/38528-paques-2017-les-meilleures-chasses-aux-oeufs-a-paris-et-en-ile-de-france

Enfim, é isso! Feliz Páscoa e até semana que vem!

Bisous
Lu Sena

 

Quer saber tudo sobre a Cidade Luz?

paris-em-7-dias-dicas-da-carol

Paris em 7 dias

SIMPLESMENTE PARIS !!!! Esta sugestão de roteiro pretende levar o turista para uma viagem bem completa pelos principais monumentos e regiões de uma das cidades mais lindas do mundo! Foi elaborado com base na minha experiência, na minha paixão pela cidade e pelo idioma. Para ilustrar as situações usei os desenhos da fera Inslee Haynes entre outros artistas internacionais que desenham Paris com muita paixão e delicadeza! Como “louca” pela França, visito sempre que posso e cada viagem me encanta por uma particularidade em especial. Paris sempre tem novidade! E a cada visita, acrescento uma região francesa. O interior francês é um escândalo, mas fica para o guia Tour Gastronômico: Conhecendo a França através de sua cozinha. Paris é uma cidade que não decepciona e nos transforma. Impossível ficar indiferente, um pouco dela vem embora com a gente.

Compre aqui.