Estar ou ser sozinho? O status de solteiro nas redes sociais te assusta ou te leva a novas aventuras? Você acha que ficou para titio/a ou tem orgulho em dizer que é um lobo solitário ou uma loba em busca de carneirinho? Quem tem medo do lobo mau?

gatos
Vivemos a liquidez dos relacionamentos, isso é fato. Mas também é fato que muita gente ainda não aprendeu a gostar da própria companhia e procura desesperadamente por alguém para preencher lacunas que são próprias. E acho que isso começa na infância, quando ouvimos das mães e tias a loucura: Tem namoradinho na escola?

Na adolescência, rola aquela pressão por ficar e transar e quem não se encaixa nos padrões do grupo invariavelmente se isola e é considerado “esquisito”. Como se a vontade e tempo de cada um pudesse ser medido com o todo. Crescemos, casamos e vem à pressão para ter filhos. E, se a pessoa não casa ou não tem filhos, boa coisa não é! Mulher então…

Ou seja: estamos o tempo todo sofrendo imposições para termos alguém do nosso lado, seja um parceiro, um filho ou até mesmo um gato. Eu já garanti os meus. Ok, concordo que a vida compartilhada pode ser mais divertida, mas ela não precisa necessariamente seguir padrões para ser feliz. E nem sempre estar solteiro significa estar disponível. Ou desesperada.

Afinal, estar em um relacionamento apenas pelo medo de se sentir só não é gratificante como uma experiência de afeto deve ser. Podemos nos sentir sozinhos rodeados de pessoas e até em longos relacionamentos. E carinho não precisa de rótulo para acontecer. Podemos ser felizes com amigos, colegas, filhos…E gatos. E ter parcerias interessantes, mesmo que em momentos fugazes.

Ser solteiro ou estar sozinho não deve ser uma condição acompanhada de culpa ou sofrimento. Pode ser um estado passageiro até mesmo de preparação para o que está por vir. Dizem que devemos nos divertir com os errados até encontrar o certo. Mas não sabemos quando o certo vai acontecer. E nem se vai. Então, porque não parar de lamentar e se divertir com as pessoas que curtem a sua companhia? E essa companhia pode também ser a sua!

Tenho uma teoria de que as pessoas interessantes só são atraídas por outras também interessantes. Aquelas de bem com a vida, que encaram um cinema sozinhas, não ficam se lamentando e acreditam que a vida é uma grande festa. E, como em toda grande festa, sempre haverá música. E de repente, quando menos espera,você pode ser chamado para dançar.

Talvez você pise no pé do seu parceiro, talvez vocês não entrem no ritmo, ou você pode ter a sorte de flutuar nas mãos do seu escolhido. A dança pode durar uma música ou uma eternidade. Mas precisa te fazer bem.

Mas você pode simplesmente se jogar na pista sozinho e se acabar até a vida te chamar. Vai dar aquele frio na barriga no começo, aquela vergonha do que o outro vai pensar. Mas, depois dos primeiros passos, você já domina a pista e percebe que é capaz. Todos nós podemos dançar sozinhos. E ser felizes assim.

Ter medo não é opção.