2

Utopia é uma ilha imaginária que existiu na mente de Thomas Moore, aturo do livro do mesmo nome, publicado há 500 anos. Em seu livro, ele descreveu um lugar onde vivia uma sociedade com ideias revolucionarias, em busca do progresso e do bem comum. Desde então, passamos a entender utopia como algo que colocamos no horizonte, uma situação ideal que buscamos atingir, por que acreditamos valer a pena lutar. Não é um sonho, mas sim, tentar fazer um sonho se tornar real. E é a partir dessa utopia que o Sebrae e o Senai apresentou o seu caderno Inova Moda Inverno 2018. Lindo de se ver!

7

https://www.facebook.com/525022114203173/videos/1455057361199639/

Com a intenção de despertar um olhar para que empresas e marcas busquem realizar aquilo que realmente gostam e se arrisquem pelo que as movem de fato, como um propósito, uma paixão ou até mesmo um sonho, Utopias é o novo norte.

11

CENÁRIO

Em um cenário de deslocamentos e polaridades, o desejo por uma nova realidade e pela não conformidade é cada vez mais reforçado: favorece a mistura, a liberdade e uma pluralidade que, paradoxalmente, intensifica a vontade de sermos únicos e diferentes através de nossas singularidades. Não importa se é o passado ou se virá no futuro, o que é ORIGINAL nunca terá fim, permanecendo em constante transformação – UTOPIA.

OS CONCEITOS

4

Coexistência

Nos encontramos em uma nova fase de globalização, intensificada pelas redes e pela internet, e passamos por momentos críticos globais, sejam eles sociais, políticos ou econômicos. Essas condições tem propiciado o aumento do fluxo das migrações: deslocamento de pessoas de cores diferentes, aparências distintas, falando línguas diversas, que trazem e levam, a todo instante, em suas bagagens, as peculiaridades de suas culturas, suas tradições, seus hábitos, lifestyles, etc. e que, de alguma forma, se conectam e transformam nossas rotinas em um intenso “crossover” de interferências culturais. Dessa forma, nos tornamos mais receptivos para exercitar a nossa capacidade de respeitar, aceitar e coexistir com diferentes histórias.

8

Versão Beta: um estado de melhoria contínua

Traz uma oportunidade de melhor entender as pessoas e aprimorar os processos que garantirão o nosso futuro. O zeitgeist do momento confirma que cada vez mais pessoas estão procurando alcançar um estágio de equilíbrio para melhorar suas vidas com um maior senso de totalidade. É preciso consertar os bugs, os erros de um sistema que, durante anos.se fortaleceu com base em padrões imutáveis, como sazonalidade, produção desenfreada, desperdícios, exclusão, etc. Isso não se sustenta mais.

9

À la carte

Entramos na era da ação, da proatividade e do fazer acontecer. Com a evolução e a acessibilidade dos novos sistemas e a presença cada vez mais intensa das tecnologias ubíquas, nossas mãos encontram, em toda parte, alguma coisa pronta para ser remodelada. Desde a cultura das redes  e mídias sociais – sim, ela existe! – aos robôs sensíveis e o meio ambiente, o design explora um espectro de variáveis que se desenvolve em ciberespaços, criando propostas híbridas que ultrapassam os objetos e inspiram novas produções e possibilidades de escolhas, não de bens, mas de ideias capazes de envolver emocionalmente pessoas e marcas.

1

Qualquer que seja seu sonho, seja único, seja livre e faça o seu melhor. Isso é Utopia.