Hoje vamos falar sobre uma profissão super bacana que veio para otimizar o tempo de todos, o personal organizer . E para falar sobre isso, temos a Simone Martins, amiga e excelente profissional. Descubra!

simonePrimeiro, Simone, o que é um personal organizer?

É uma profissão nova no Brasil, pois lá fora já existe há tempos. Ela é utilizada em vários ambientes e, como o nome já diz,  tem como função organizar o espaço fazendo com que todo processo se torne mais objetivo e funcional. Imagine um armário onde você sabe onde estão todas as suas roupas, de maneira prática e fácil. Esse profissional consegue isso para você!

Existe uma variação também para empresas. Como acontece?

Nas empresas a grande vantagem é a padronização dos fluxos, dos processos logísticos internos, redução do retrabalho, o que gera aumento de eficiência e vale tanto para o espaço físico quanto para o digital . Por exemplo: a digitalização de documentos serve como ferramenta para otimização de espaço.

O empreendedor neste mercado precisa ter a sensibilidade e as técnicas adequadas para realizar o briefing (que muda de acordo com cada produto/serviço/ cliente). Por que tanto no pessoal como no corporativo é de suma importância entender e saber as necessidades do cliente para alcançar o objetivo. É  fazer com que o Tempo  – que é dinheiro (Time is Money) e muitos casos, muito dinheiro, venha a ser otimizado da melhor forma aumentando assim a produtividade da empresa.

closet_lindoMe dá um exemplo

Uma empresa nova contrata um engenheiro, um arquiteto, designer de interiores, equipamentos de ponta, técnicos, programadores, etc., para o melhor funcionamento de sua empresa. O RH faz sua parte com seleção dos melhores funcionários. Ele tem o melhor produto do mercado, suas vendas estão em alta, mas em determinado momento ele começa a “sentir” que existe algo que não está fluindo. Estas falhas NÃO são fáceis de se detectar, são funcionários que não se entendem, atraso em entregas, etc.

Ou seja: a organização interna não está sendo funcional. Setores que deveriam estar mais próximos estão separados, existe uma falta de formulários para aumento do fluxo, sistema ergonômico desajustado…enfim. São vários os fatores que ocasionam todo um estresse desnecessários simplesmente por falta de uma organização.

arquivo-xe4l6filbi2b2hb8ltrc-1Isso vale para todo mundo?

Sim, para as que estão começando e vale também para empresas em expansão. Elas cresceram e esqueceram de fazer do seu espaço algo funcional (obs: nem sempre espaço pequeno significa problema). É possível fazer ajustes e adequações. A palavras organização e produção podem andar juntas desde que a organização venha a ser implantada logo de início se fazendo propagar. Ela simplifica o trabalho fazendo com que seus profissionais tenha foco no que é importante e necessário.

Fazer a empresa funcionar de uma forma sistêmica que gere um fluxo contínuo com um retorno rápido e visível é o objetivo central deste profissional.

Resumindo…
Faça um planejamento
Com o diagnóstico dos processos atuais em mãos, é possível analisar e compreender quais pontos precisam ser melhorados e como isso pode ser feito. Parte desse planejamento trata da melhoria dos fluxos de trabalho, da redução dos gargalos produtivos, da facilitação da comunicação e do aumento do fluxo de informações. Lembre-se de que o redesenho do seu processo produtivo também deve envolver os seus colaboradores. Afinal, eles estão em contato direto com os processos e precisam entender a nova dinâmica.

Monitore seus resultados
Depois de todo o trabalho para otimizar os seus processos é preciso verificar se eles realmente estão mais eficientes. Monitore os seus indicadores de performance, compare a situação atual com a anterior, analise os indicadores globais e de cada setor e verifique como andam os novos processos. Sua metodologia precisa estar em constante evolução e essas informações te auxiliarão quando você precisar fazer uma nova mudança em seus processos.

Só falta passar o seu contato!

Simone Martins – (31) 98595.3399 ou e mail: simone.org7@gmail.com