Must dos anos 70, o veludo já viveu anos de glória e derrota, mas sempre ressurge em novas versões. No outono inverno 2018 ele está de volta e vale a pena saber usar.

veludo2  Nem tudo que é desfilado é usável, muito menos nas nossas temperaturas pouco amenas mesmo nos dias de inverno. Uma boa opção para o nosso clima é o veludo, tecido feito com algodão ou seda e com cara de meia estação. Em duas versões, o liso e o cotelê – texturizado com risquinhos – pode ter cara de roupa esportiva, ir ao trabalho ou desfilar também em festas mais formais.

veludo 4  Canelado e em cores ousadas, ele surge em moletons, calças, saias e camisas pra lá de confortáveis. Já em cores mais sóbrias e com brilho, transforma-se em boleros para adornar tecidos nobres, paletós ou também pode ser usado em todo o vestido, ideal para eventos nos dias frios.Mas vale o bom senso: Não misture brilho e veludo em eventos diurnos! Se você prefere o meio terno,use-o em cinza, café, verde ou azul: Cria looks interessantes para o dia a dia e com meias grossas e botas fica super fashion!

veludo-4  Uma boa alternativa para equilibrar o look é misturar o veludo com tecidos opacos, como jeans e couro. Entre eles, nunca misture um veludo liso com um cotelê, fica demais! Lembre-se que o veludo já faz o ponto focal e que todo o resto tem que se harmonizar para não atrapalhar o conjunto.Cortes mais retos e poucos detalhes também ajudam. Saiba como guardar, lavar e passar a sua peça de veludo, ela requer cuidados especiais… Divirta-se!

veludo 3SAIBA MAIS: O veludo é um tipo de tecido – natural ou sintético – com seu lado avesso liso e o lado externo coberto de pelos cerrados e curtos, como uma lanugem macia. Conhecido na Europa desde a Idade Média, o veludo tem uma trama estreita, o que produz uma textura de toque macio. Mesmo podendo ser feito a partir de qualquer fibra,desde seda,náilon, algodão ou em mistura de dois ou mais destes fios, atualmente tem sido muito produzido com o acetato de raiom, o que baixou muito seu custo.Ele tem um brilho característico e é muito usado para a confecção de trajes femininos para a noite. Por ser um tecido bem quente, ele não é apropriado para climas tropicais.

veludo 1