Recebi, há alguns dias atrás, um release sobre o livro da Dra. Jennifer Baumgartner,”You Are What You Wear: What Your Clothes Reveal About You”  ou “Você é o que você veste: O que suas roupas revelam sobre você”. Preparada para descobrir?

wear editedDepois de mais de 10 anos de aulas, palestras, artigos e workshops sobre o tema IMAGEM PESSOAL e milhares de mulheres contando os seus dramas e dilemas, percebi que mostramos muito mais do que queremos através de nossa imagem.

Desde Einstein, que disse não existir diferença entre a nossa realidade interna e externa e uma coisa acaba se tornando reflexo da outra, até a Dra Baumgartner, autora do livro em questão, que escreve de uma maneira mais clara e específica, explicando como a escolha de nossas roupas são muito mais do que escolhas. Afinal, as roupas hoje não servem apenas para nos proteger do frio ou do calor, mas revelam, nas sutilezas, muito mais sobre a pessoa que a veste.

Tanto a forma como nos vestimos como a maneira que nos relacionamos com a roupa demonstra muito da nossa personalidade. Mulheres que valorizam o corpo acima de tudo não deixam de usar tecidos colantes e transparências, enquanto que aquelas que se preocupam mais com o intelecto chegam a ser quase desleixadas.

Em outros aspecto, imagine uma pessoa que é absolutamente descontrolada na hora da compra. Ela não se importa se a loja X ou Z utiliza trabalho escravo ou não, apenas se a peça é barata. Se vai servir ou ser útil é apenas um detalhe.

Pessoas que sofreram abuso costumam usar a roupa para se esconder, ficar menos atraente e costumam até engordar. Já as fashionistas usam o que está na moda sem ao menos questionar se aquilo se encaixar no corpo ou no estilo. E isso é péssimo!

Outro fato interessante que percebi de maneira recorrente nas minhas clientes é o apego excessivo por algumas peças. Isso mostra não só uma pessoa presa ao passado, até mesmo a algum estilo específico, como alguém que agrega um valor sentimental elevado as roupas e acessórios.

Pessoas que compram de maneira compulsiva e acabam nem usando a roupa que compram normalmente escondem também algum problema. Todo excesso camufla uma falta e as causas são as mais variadas, desde a dificuldade em ter filhos como a perda de um ente querido.

Motivos que se repetem, como laços e flores, podem ter origem na infância e algumas mulheres se recusam a crescer. Insistem em parecer mais novas do que são e acabam tendo roupas inadequadas. Roupas muito curtas e justas também têm prazo de  validade, tá?

E o que a autora do livro sugere? Ela aconselha a criar o hábito de, a cada 3 peças novas que você adquire, 2  – ou até mais -outras devem ser doadas ou retiradas de seu armário. Isso renova a energia, ajuda a quem precisa e faz você ficar sempre linda, atual e leve. Desapega!

´PS: Antes de comprar qualquer coisa, LEIA ISSO.