Novembro é tempo de celebrar a Consciência Negra e no Memorial Minas Gerais Vale a programação começa dia 8 de novembro, às 19h30, com o Sarau das Pretas para o lançamento do livro Raízes – Resistência Histórica, da editora Venas Abiertas. A obra é resultado da reunião de 20autoras negras, de diferentes estilos literários, reunidas pela escritora Karine Bassi, que, após tomar conhecimento de pesquisa que informava que o mercado editorial brasileiro é formado 93% por autores brancos, sendo 72% deles homens, desafiou, por meio do Facebook, mulheres negras de todo o Brasil a enviarem suas escritas. Dezenas se manifestaram enviando seus trabalhos, e 20 foram as escolhidas. Sete delas farão o sarau, com diversas intervenções artísticas. O evento é gratuito, com entrada sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias. Interessados devem retirar senhas uma hora antes da apresentação.

Sarau das Pretas - Agnes Alessandra 2Karine Bassi trabalha como educadora social em escolas e em coletivos de literatura. Fundou a editora independente Venas Abiertas em homenagem ao escritor uruguaio Eduardo Galeano (As Veias Abertas da América Latina). As escritoras reunidas no livro são de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. São elas: Aline Oliveira; Bruna Tamires; Carolina Anice; Elânia Francisca; Flor, Priscila; Juliana Jesus; Juliana Lino; Regiane Faria; Zaine Lima; Silvana Rodrigues; Nagila Oliveira e Tayla Fernandes. E as mineiras que participarão do Sarau: Regiane Martins, Julia Gomes, Dalva Maria, Thabata Cristina, Laura Oliveira, Negra Julie, Giovanna Heliodoro e a própria Karine Bassi, que são de Belo Horizonte, do Vale do Jequitinhonha e de Timóteo. “Conseguimos publicar o livro através de uma vaquinha feita entre nós e amigos. Já estamos planejando uma segunda edição do livro, pois recebemos muito material de boa qualidade literária”, conta Karine.

O Sarau das Pretas integra a projeto Diversidade Periférica do Memorial Minas Gerais Vale, que se fundamenta no conceito de acessibilidade como aquilo que é atingível, que tem acesso fácil. A iniciativa – que começou em setembro de 2017 – busca aproximar moradores dos aglomerados à programação e às atividades do Memorial Minas Gerais Vale, além de dar visibilidade às iniciativas, às manifestações e às práticas artístico-culturais existentes em cada comunidade.

SERVIÇO

Sarau das Pretas – Lançamento do livro Raízes

Data: 8 de novembro (quinta-feira)

Horário: 19h30

Local: Auditório do Memorial Vale, Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

ENTRADA GRATUITA, sujeita a lotação. Retirada de senhas uma hora antes da apresentação.

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/