RAPSODIA_Still01Cine Humberto Mauro faz retrospectiva das últimas cinco edições do Edital BDMG Cultural / FCS e promove curso de capacitação. Programação conta com 20 curta-metragens, curso de produção e planejamento de filmes de baixo-orçamento.

Plano controle (1)

A Fundação Clóvis Salgado, em parceria com o BDMG Cultural exibirá os vinte curtas vencedores das edições anteriores da premiação no Cine Humberto Mauro, além de oferecer um curso gratuito de produção e planejamento em filmes de baixo orçamento ministrado pelo roteirista, diretor de fotografia e produtor cinematográfico Matheus Antunes. Para se inscrever, basta preencher formulário disponível no site da Fundação Clóvis Salgado. A mostra conta, também, com duas exibições seguidas de bate-papo com os diretores contemplados pela última edição do edital, uma delas no Cine Humberto Mauro e a segunda no encerramento da mostra no Aglomerado da Serra. Abdução, de Marcelo Lin, que foi gravado no local e será exibido juntamente dos outros curtas vencedores da edição de 2018.

abducao (9)

A mostra traz um panorama do que foi produzido nas últimas cinco edições do prêmio, e, em conjunto, o público e os futuros inscritos terão a oportunidade de rever os curtas e estabelecer uma reflexão sobre a história do edital. Desde 2014 o prêmio busca estimular a produção cinematográfica de realizadores mineiros por meio de ferramentas tecnológicas de produção de baixo custo e fácil acesso. Segundo Bruno Hilario, da gerência do Cine Humberto Mauro, o objetivo é que o edital seja um impulso para as pessoas que estão vivenciando suas primeiras experiências na produção audiovisual em Minas Gerais. “Esse prêmio é muito importante porque funciona como uma vitrine do trabalho audiovisual, principalmente para os cineastas estreantes. Chegamos à quinta edição com curtas que se destacaram e foram exibidos em festivais importantes fora do país, demonstrando que o edital é um mecanismo de potencialização do cinema mineiro”, comenta Hilario.

RAPSODIA_Still01

Na programação, destacam-se três curtas-metragens da produtora Filmes de Plástico, da cidade de Contagem. Quintal (2014), que acompanha o dia de um casal de idosos na periferia, Constelações (2015), em que um brasileiro e uma dinamarquesa embarcam em uma jornada sem que nenhum dos dois fale a língua do outro, e Rapsódia Para o Homem Negro (2014), que acompanha Odé, um homem negro cujo irmão foi espancado até a morte durante um conflito numa ocupação em Belo Horizonte. Também é destaque Plano Controle (2016), em que num contexto político distópico, Marcela tenta usar o serviço de teletransporte de seu celular para deixar o país, mas enfrenta limitações devido ao seu plano controle.

Curso de capacitação – Para fomentar a produção independente mineira e capacitar os iniciantes no processo de construção de obras cinematográficas, a FCS, em parceria com o BDMG Cultural, realizará um curso gratuito de Produção e Planejamento em Filmes de Baixo Orçamento no Cine Humberto Mauro, com carga horária de seis horas divididas entre os dias 19 e 21 de fevereiro. Segundo o professor Matheus Antunes, o curso busca não apenas trabalhar os diversos campos de pensamento estrutural de uma obra fílmica, seja através da criação de planos financeiros, orçamentos e cronogramas, como também analisar os impactos desses planejamentos no dia-a-dia de um set de filmagem. “Planejar um filme desde a concepção da ideia até o seu lançamento não é um caminho livre de obstáculos e interferências. No entanto, ao longo do processo de construção de uma obra cinematográfica é possível permitir que novas ideias e possibilidades sejam assimiladas ao nosso trabalho, sem deixar que o planejamento inicial seja totalmente perdido ou abandonado”, explica.

Prêmio BDMG Cultural / FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento – Iniciativa que visa o fomento da produção audiovisual em Minas Gerais, o Edital é realizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio da Gerência de Cinema, em parceria com o BDMG Cultural. O prêmio é dividido em duas categorias: Estreante, para cineastas que já tiveram até três filmes exibidos publicamente, e Não-estreante, para cineastas que tenham produzido e comprovada a exibição de pelo menos três filmes.

Os vencedores de cada categoria recebem premiação montante em dinheiro para a realização de seus projetos. As quatro edições já realizadas contemplaram trabalhos de 20 cineastas. São eles: Juliana Antunes (Plano Controle); Marco Antônio Gonçalves (Olhos de Inaiá); Pedro Carvalho (Na velha Lagoinha); Clara Albinati (Hibiscos debaixo da terra); Clara Antunes (Nós Determinamos o que Somos Pelo que Fazemos); Letícia Ferreira (Sigo Viva); Mariana Fagundes (A cura do rio); Roberto Cotta e Leonardo Amaral (Juninho Mizanceni, príncipe da grande área); Karen Suzane Silva (A Mulher que eu Era); Marcelo Lin (Abdução); Giuliana Danza (Poética de Barro), e Leonardo Cata Preta Souza (Calmaria).

Matheus Antunes – Nascido em Belo Horizonte, é roteirista, diretor de fotografia, produtor cinematográfico e sócio-fundador da Cento e Oito Filmes, fundada ao lado dos cineastas Alessandra Veloso e Thiago Taves Sobreiro em 2010. Produziu os premiados filmes de curta-metragem Contagem (de Gabriel Martins & Maurílio Martins, 2010); Porcelana (de Thiago Taves Sobreiro, 2011); Quinto Andar (de Marco Nick, 2012); Korea (de Thiago Taves Sobreiro, 2014) e Nimbus, o caçador de nuvens (de Marco Nick, 2016). Em filmes de longa-metragem, assina a produção do filme de estreia de Thiago Taves Sobreiro Os dias sem Tereza (2018) – que teve sua estreia no Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente, na Argentina. Atualmente, finaliza sua segunda produção de longa-metragem Velhoeste (de Thiago Taves Sobreiro, 2019) – projeto fomentado com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual.

CINE HUMBERTO MAURO – Mostra Edital BDMG Cultural/FCS

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

Período: 19 a 22 de fevereiro

Entrada gratuita – Ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão

Exibição dos Curtas Premiados na 5º Edição do Edital

Endereço: Próximo à Rua Servantes, 334, Aglomerado da Serra

Período: 22 de fevereiro

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Curso: A Produção e Planejamento em Filmes de Baixo Orçamento

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

Endereço: Av. Afonso Pena, 1.537

Período: 19 a 21 de fevereiro

Horário: 19h30 às 21h30

Inscrições gratuitas pelo formulário: https://goo.gl/forms/ZCnOF4tcNg81UV1D3

Informações para o público: (31) 3236-7400

Informações para a imprensa

Vítor Cruz: (31) 3236-7378 l (31) 99317-8845 l vitor.cruz@fcs.mg.gov.br