“Às vezes é necessário atravessar o oceano para ganhar coragem”

Se você imagina que Paris é uma cidade linda, limpa, e que as pessoas são chiques e educadas…Acertou!Mas tem muito estereótipo que não se encaixa e me surpreendi de uma maneira encantadora com os tais parisienses. Descubra!

FB_IMG_1561209266223Paris te faz olhar para o alto, para os lados, para você. Os cheiros e cores da cidade apuram o olfato, inebriam a visão, afinam os ouvidos, enobrecem o paladar. Tudo se acende na cidade luz.

20190622_180226

MODOS E MODAS

A primeira coisa que reparei foi nas parisienses. Elas são chiques, mas de maneira simples e prática. Primam pelo conforto: os sapatos são baixos e feitos para durar. Não existe excessos, nem nas cores, na maquiagem, esmalte ou cabelo. Elas não parecem estar tao preocupadas em deixar os cabelos super lisos ou esconder os brancos

Não existe excesso de acessórios e as pessoas são muito mais conectadas com livros do que com celulares. Não existe nem excesso de barulho, todos usam fones e falam de maneira educada. Claro que paguei alguns micos…Você não ouve musica alta nem nos metrôs e nem em nenhum outro lugar. Ás vezes, o silêncio do seu apartamento só é quebrado com a fala dos outros vizinhos. Educados, lógico.

Os homens são chiques e interessantes, mesmo na displicência, e as as africanas e africanos dão um show de estilo. Eles, lindos e criativos, revisitam peças clássicas com cores vibrantes e acessórios super originais. Elas, relembram seu país de origem com as cores tradicionais e vestes típicas.

Cores como o amarelo e vermelho parecem estar em alta, assim como calças com rasgos apenas no joelho. Unhas sem esmalte, mas limpas e um desleixo delicado nos cabelos e maquiagem fecham o estilo parisiense.

20190418_055933

JEITINHO

Ele simplesmente não existe. Nada de jeitinho, charme, choro. Regra e regra, lei é lei e ponto. Talvez seja aí que as pessoas tenham a impressão que os parisienses não tem educação. Tem. Até demais.

Só que lá, por exemplo, o pedestre é responsabilizado tanto quanto o motorista. Vi uma cena em que o motorista do ônibus desceu para dar uma bronca em uma mulher que estava atravessando a rua e olhando para o celular. É briga na certa!

As pessoas até param para você passar, mas os ciclistas são  bem estressadinhos…A sorte é que não tem tantos carros nas ruas, a maioria delas são bem largas e o caminho é sempre favorável.

paris1

CULTURA

Em Paris não existe pressa, essa nossa urgência toda. As pessoas sabem contemplar o belo, respirar o ar de Paris e preferem museus à academias.

Nos parques e praças parece que voltamos no tempo. Crianças brincam como na velha infância, de pique escondem e pessoas fazendo pique nique e lendo. Por alguns momentos, nos desconectamos no mundo azul.

FB_IMG_1561209288958

MUSEUS

Se existe algo que nos aproxima do divino é arte. Qualquer divino. Qualquer deus. É quando o homem transcende, inspira e nos fascina. É um movimento astral, algo além.

Museus fazem parte do dia a dia dos franceses de todas as idades. Vá e se alimente de cultura. Prefira sempre apreciar um quadro de verdade do que tirar selfies em série. É deselegante. Fale baixo e absorva a atmosfera do lugar. Imagine em qual situação aquele quadro foi pintado, o que pensava o pintor, o que ele representa. É um excelente exercício!

20190622_180243

DELÍCIAS

Esqueça regime, colesterol, dieta. Paris é cidade para se fartar, seja de vinhos e pães, de doces e queijos, seja de absoluta beleza. Refastele-se!

Os vinhos são divinos e baratos  e vale se embriagar pelas ruas de Paris, tanto nos restaurantes como em pique niques a beira do Sena.

As comidinhas também são um escândalo e dá vontade de viver de pão, queijos e frutas para sempre.

No Les Deux Palais os garçons são corteses e parecem que tem uma tecla SAP que se adéqua a língua do cliente. Comida e atendimento perfeitos, vale sentar e se divertir mesmo que for só para tomar um café. Como escreveu outro dia Bruno Astuto, eles também adoram os brasileiros.

FB_IMG_1561209246689

LOCOMOÇÃO E COMUNICAÇÃO

O metrô é um emaranhado louco de linhas que te levam a qualquer lugar de maneira segura e tranquila. Vale a pena aprender a usar.

A Orange é a operadora de telefonia celular. Compre um chip tão logo chegue na cidade. E super simples e você evita dores de cabeça na volta.

Nem cogite em começar uma frase sem Bonjour ou bonsoire e sempre se despeça com Merci e Aurevoir. Você não precisa saber tudo, pode usar mímica, eles tem paciência e querem te conquistar. E, no fim, um belo sorriso continua sendo a melhor maneira de se comunicar.

20190417_143810

PECULIARIEDADES

A Polícia francesa é meio histérica e sempre se tem a impressão de que aconteceu um atentado. Punk.

Em todos os órgãos de governo e atrações turisticas a polícia está presente. Ás vezes até te param e revistam. Acaba ficado normal. #SQN

Eles fumam muito, cigarros comuns ou eletrônicos. Nem adianta tossir, fazer cara feia, nem nada. La não tem lei para isso.

Todo mundo usa sacolas recicláveis ou carregam as compras na não mesmo. Sempre e em qualquer lugar. Tenha uma. Ou várias.

Os corvo, sempre presentes, dão um ar de filme de Sherlock Holmes pelas ruas de Paris.

Alguns franceses tem olhos de azuis tão profundos e belos que parecem afrontar até a mais bela cartela de cores da Pantone. Um deslumbramento…

FB_IMG_1561209235694

Aproveite!

FOTOS: Carol Meyer