Por mais que a moda primavera venha com outros elementos, como estampas orgânicas, gráficas e tribais, a estação não só pede, como exige, flor nas araras. Não tem jeito. Primavera só é primavera se temos flores, seja em vestidos, sandálias ou mesmo em apliques para o cabelo. Estilizadas, misturadas, só ou acompanhadas, as flores reinam nessa estação. E não só na primavera, afinal, seja no look total ou em detalhes, há quem as use o ano inteiro. Versátil, combina com todos os estilos, basta gostar. E qual mulher não gosta de flores?

3450crianca

Agora, como tudo na moda, ela requer cuidados. Como é uma estampa, precisa ser encarada como tal e o primeiro cuidado é com as proporções. A regra é clara:quanto menor a estatura, menor a estampa. Isso pode parecer óbvio, mas se não obedecê-la, certamente ficará com um visual desproporcional. Imagina uma pessoa baixa com um vestido de flores enormes? Ou uma mulher muito alta com estampas minúsculas? Não tem jeito, fica estranho. Portanto, bom senso é a palavra de ordem. Outro aspecto é quanto ao foco. Se uma peça da roupa já é toda florida, a saia, blusa ou outra deve ser sequinha, de uma cor só, de preferência nude ou branco. Fundo preto não combina com flores multicoloridas, pesa o visual. Erro dos mais comuns é calça preta com blusa floral. Esse look vai tirar o foco da estampa e fica pesado.

estampa-floral11

Já para uma saia com estampas de flores, está liberada a camiseta branca e mesmo em um dos tons da estampa (para calça, não). Lembrando sempre que o modelo da blusa precisa ser mais seco. Se a intenção é realçar,cores distintas dão a impressão de mais volume.Brinque com roxos e amarelos, por exemplo, usando-as na camiseta, se tiver pouco busto, ou em uma saia, se o quadril for pequeno.Preto e branco também causa esse efeito. Agora, se preferir despistar, cores claras e da mesma família (lilases, violáceos) ajudam bastante. Tecidos finos caem melhor com estampas floridas, pois são mais delicados e conferem movimento e feminilidade.

florais d

Acessórios florais, como bolsas, sapatos e adereços para cabelos estão liberados, mas precisam ser usados com bom senso. Um vestido florido junto com uma bolsa toda colorida parece um ataque de floricultura! Não enxergamos a roupa e nem a dona da roupa! Já os sapatos que tem apenas a sola ou o salto trabalhado são mais fáceis de coordenar. Se for todo florido, escolha uma cor predominante e use na bolsa, fica lindo! Adereços em profusão também podem dar uma impressão de falta de bom senso. E é. Portanto, para não sair de casa como um ramalhete – busquei longe agora – é melhor se contentar com uma ou duas pecinhas floridas. Primaveril, mas não febril!