Mônica Mendes nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, trabalha e reside a mais de 30 anos em Miami/USA. Em uma das suas voltas a BH, fez uma emersão ao Morro do Papagaio (Favela da região sul de BH). Ali fez registros fotográficos, levadas para o estúdio as fotos foram reproduzidas em telas. Nestes registros estão a arquitetura com suas residências, becos, escadarias e cenários, também cenas do cotidiano, personagens, esporte como o futebol e o skate e a música como o samba e também o policiamento.

“Minha motivação de fotografar nossas favelas vem de reproduzir uma serie e mostrar sua força, coragem e resistência. Mas durante o processo de pré-produção me deparei com dualidades entre sentimento e racionalidade. A escolta policial não tinha nada a ver com meu foco no olhar humano. Foi uma experiência e tanto lidar com estes contrastes e refletir sobre o enorme recado social que a vida nos mostra todo dia. Minhas favelas serão mais fortes do que nunca.”

Através da série “Favelas” , de pinturas a óleo, retrato o Morro do Papagaio em Belo Horizonte, Brasil, uma afirmação social, e politica minha, sobre o Brasil e o seu povo. A tinta que escorre nessas pinturas representa a dor e a tristeza que o Brasileiro esta atravessando enquanto enfrenta o maior escândalo ético que assola nosso país. Ao mesmo tempo, através de cenas do dia a dia das favelas, capturo também o coração, o espirito e a resiliência dessa gente. Em “Favelas” eu trago consciência e espalho amor humanizando o sofrimento e luta dos Brasileiros. Afinal, a vida nunca desiste e nos também não devemos desistir.” Mônica Mendes

Mônica Mendes no Brasil graduou em Relações Publicas. A artista plástica atuou nessa área por dois anos antes de se mudar para o Peru e mais tarde para os Estados Unidos. Em Miami, Mônica exerceu a profissão de Personal Trainer por 15 anos. Apesar de nenhuma das duas profissões terem sido sua grande paixão, ambas lhe deram grande insight no que diz respeito a expressões físicas e verbais do ser humano. Essas experiências ajudaram a formar a maneira como ela enxergava ao seu redor, e ele mesma. Tudo isso veio a ser fonte de sua expressão como artista.

A paixão de Mônica pela arte começou quando ela , ainda criança, sugava as lições destiladas por aquelas que seriam seus exemplos de vida. Sua avô, sua tia e a mãe eram não apenas amantes das artes, mas também artistas dedicadas. Monica iniciou sua trajetória artística somente em 2009, quando abriu seu próprio estúdio. Seu compromisso levou- a a obter seu Master Degree of Fine Arts em Painting em 2016 , pela Academy of Art University em São Francisco/USA.

Período: De 08 de novembro a 06 de dezembro de 2019, de segunda a sexta das 10h às 18h
Local: Gilda Queiroz Galeria de Arte, Rua Viçosa, 229, São Pedro, Belo Horizonte, MG Brasil
Tel. 31 3225 4528

CONTATOS:

31 9.8810.8260 – MANOEL HAGEN / PRODUTOR DA EXPOSIÇÃO.

http://www.monicamendesartist.com