Em uma iniciativa inovadora e necessária no contexto da indústria Fashion, alunos do curso de Design de Moda da Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) realizarão no próximo mês de novembro o desfile da ‘’Coleção Favela’’ idealizado pelo estudante Marcel Warley, que materializa os objetivos do projeto de extensão Fotografia Além de Imagens.

Foto/Reprodução: Por Marcel Warley para PROJETO FAI

Nesse contexto, é importante frisar os objetivos e intenções do desfile com base no projeto FAI, o qual consistiu na realização de ensaios fotográficos com moradores do Aglomerado da Serra que contaram com modelos, produtores e maquiadores do local, buscando incluir uma parte da população periférica e excluída no mundo profissional da Moda. Sendo assim, as peças da Coleção Favela visam protagonizar a representação dos aglomerados do Brasil como componente intrínseco da realidade brasileira, utilizando a Moda como instrumento de visibilidade e reflexão. Ademais, cabe destacar a diversidade observada na seleção das modelos da Coleção, de corpos, tons de pele e cabelos, o que reforça a mensagem de evidência a pluralidade do Brasil na Moda, um meio estruturalmente elitista.

Foto/Reprodução: Por Marcel Warley para ASCOM Escola de Design

O desfile ocorrerá no dia 18 de novembro às 19 horas, na Escola de Design da UEMG, localizada na Rua Gonçalves Dias no bairro Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte. A coleção será composta por peças desenvolvidas e produzidas pelos alunos da Universidade por meio do upcycling, processo no qual tecidos e produtos antes consideráveis como descartáveis e inúteis serão reaproveitados na confecção de peças exclusivas com a orientação dos professores. A montagem da coleção favela se baseia em princípios sustentáveis que se destacam em um contexto de superprodução e Fast Fashion vivenciado pelo universo da moda na atualidade.