Arte, rua e poesia: o feminino e o coletivo como força criativa

O projeto Contemporâneas reconhece a força da arte e da poesia compartilhadas na rua, com murais e instalações produzidos por artistas mulheres, que modificam a paisagem com suas cores e histórias vibrantes. Em sua primeira edição realizada em 2020, o projeto contou com cinco murais da artista Hanna Lucatelli em parceria com a poeta Ryane Leão, em bairros centrais da cidade de São Paulo, e dez instalações da artista Verena Smit na Ciclofaixa de Pinheiros.

Com murais finalizados, este ano o projeto está em cinco cidades do país, com cinco artistas e cinco poetas, sendo o encontro entre arte e poesia o fio condutor da experiência de arte urbana. O sentimento de colaboração e coletividade será o elo entre os murais produzidos em Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Recife e São Paulo, nos quais cada uma das artistas irá incorporar a poesia em seus desenhos e cores, dando forma à potência de existir em si e na sociedade. Cada mural recebe um QR code, para direcionar o espectador ao site do projeto para maiores informações. A cidade de São Paulo receberá também uma instalação em formato de Banca Galeria localizada no Largo da Batata, que unifica as narrativas dos murais que serão pintados pelo Brasil. Ao longo de um mês, o público poderá assistir a um vídeo com as cinco poetas do Slam das Minas SP declamando os poemas produzidos especialmente para o projeto, além de fotografias da artista Mariana Caldas, com o processo de criação dos murais e pintura da artista Bea Corradi.

Também fazem parte do projeto cinco instalações no centro de São Paulo, criadas pela artista Verena Smit. Segundo Vivi Villanova, diretora artística do projeto, na Banca Galeria, assim como nos murais pintados nas cinco capitais do país, o corpo que cria, escreve, pinta e se movimenta pela cidade é protagonista da experiência artística.