5 dicas para unir estilo e autenticidade com moda sustentável, cíclica e econômica

Quem nunca parou na frente do guarda-roupas e teve a sensação de que não tinha uma roupa ideal para uma determinada ocasião ou, ainda, que não se sentiu bonita e confortável com um certo look? Afinal, as mulheres são influenciadas, desde cedo, a seguir muito mais as tendências da moda do que sua própria essência.

E não é para menos! Todo dia surge uma nova trend que desperta o desejo pelo consumo rápido – muitas vezes referências incompatíveis com estilo e autenticidade – seguido de várias emoções de comparações e de autocobranças. Por isso, a estilista e educadora de Moda Bárbara Soares, do @modacommetodo, reuniu dicas preciosas para desmistificar a moda e fomentar uma relação saudável com a imagem e o universo fashion.

“A moda é como uma expressão da arte através do vestir, das ilustrações e o universo de cada tecido, é resultado da expressão cultural, comportamental e artística da sociedade que vivemos, e quis levar este meu olhar questionador para este mercado tão necessitado de menos tabus, mais leveza e liberdade no mundo em que vivemos. Não precisamos estar todas vestidas iguais, cada mulher tem um estilo e, em um único mês, ela pode ter variantes dentro desse estilo”, conta Bárbara Soares.

Vestir com inteligência

Procure peças de qualidade, dentro do seu orçamento financeiro, e com autoconhecimento para fazer boas escolhas. Por exemplo, evite o poliéster, além, de não ser sustentável, tem baixa qualidade. Opte por tecidos feitos com fibra naturais como algodão, viscose e linho.

Faça 3 perguntas

Três perguntas que você deve fazer toda vez que pensar em comprar uma nova peça de roupa.

‘Em quantos cenários felizes eu me vejo nesse look?’: se conseguir visualizar três situações no curto prazo, é um bom sinal.

‘Em que fase do ciclo menstrual estou?’: o seu ciclo influencia diretamente na sua sensação de bem-estar e conforto com a moda, leve em consideração a máxima de que a TPM não é um bom período e o período fértil é o que a mulher se sente mais confiante e sexy.

‘O sentimento primário é a ansiedade?’: perceba o primeiro sentimento por trás da jornada de compra, se ansiedade for a resposta, espere um pouco para comprar.

Revise seu guarda-roupas

Revise o seu guarda-roupa. Olhe para cada peça e pense quantas vezes ela foi usada. Se foi apenas uma vez, leve em consideração o estilo e se ela se combina com o seu atual guarda-roupa e se você usaria num período recente. Se a resposta for sim para todas as perguntas, então, deixe a peça ficar. Se você não usou alguma peça durante o último ano: venda ou doe.

Faça a regra do 3×1: cada peça de roupa deve combinar com mais 3: 1 parte de cima para 3 partes de baixo, por exemplo, uma blusa deve ser usada com uma calça, um short e uma saia.

Efeito Visual

Depois de retirar todas as peças que você não usa com frequência e as que não possuem o seu estilo, você terá peças assertivas e coringa no armário. Quando for comprar uma nova roupa, pense se ela combina com seu estilo e com outras peças que você já possui e ainda se ela já não tem um visual semelhante às roupas que você já tem.

Probabilidade de uso

Meu convite é para que você pense no vestir atemporal, com roupas com seu estilo e essência. Leve em consideração tecido, acabamento e versatilidade e o quanto a roupa lhe valoriza.  E te deixa feliz!