Teatro em Movimento, por meio do Instituto Cultural Vale, Instituto UnimedBH e Itaú, abre programação 2023 com o espetáculo “Três Mulheres Altas”, dias 25 e 26 de março, no Sesiminas. Com as atrizes Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill e direção de Fernando Philbert, clássico de Edward Albee – que rendeu o Prêmio Pulitzer ao autor –, traz comédia mordaz que reflete sobre a passagem do tempo através do acerto de contas entre três gerações

O festival Teatro em Movimento, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, abre a programação de 2023 apresentando a comédia “Três Mulheres Altas”, escrita por Edward Albee (1928-2016) no início da década de 90. O texto logo se tornou um clássico da dramaturgia contemporânea. Perversamente engraçada – como é a marca do autor –, a peça recebeu o Prêmio Pulitzer e ganhou bem-sucedidas montagens pelo mundo, ao trazer o embate de três mulheres em diferentes fases da vida: juventude, maturidade e velhice. O espetáculo é estrelado por Suely Franco, Deborah Evelyn – indicada ao prêmio Cesgranrio de melhor atriz pela peça – e Nathalia Dill, tem direção de Fernando Philbert, tradução de Gustavo Pinheiro e realização nacional da WB Produções, de Bruna Dornellas e Wesley Telles. A peça que fez temporadas lotadas no Rio de Janeiro e São Paulo e foi vista por mais de 25 mil pessoas, chega a Belo Horizonte para três apresentações no Teatro Sesiminas, dias 25 e 26 de março, sábado, às 20h e domingo, às 15h (sessão extra) e às 19h, com ingressos a partir de 25 reais a meia entrada – compra pelo link https://bileto.sympla.com.br/event/80566

Em cena, as atrizes interpretam três mulheres, batizadas pelo autor apenas pelas letras A, B e C. A mais velha (Suely Franco), que já passou dos 90, está doente e embaralha memórias e acontecimentos, enquanto repassa a sua vida para a personagem B (Deborah Evelyn), apresentada como uma espécie de cuidadora ou dama de companhia. A mais jovem, C (Nathalia Dill), é uma advogada responsável por administrar os bens e recursos da idosa, que não consegue mais lidar com as questões financeiras e burocráticas.

Entre os muitos embates travados pelas três, a grande protagonista do espetáculo é a passagem do tempo e também a forma com que lidamos com o envelhecimento. “O texto do Albee nos faz refletir sobre ‘qual é a melhor fase da vida?’, além de questões sobre o olhar da juventude para a velhice, sobre a pessoa de 50 anos que também já acha que sabe tudo e, fundamentalmente, sobre o que nós fazemos com o tempo que nos resta. Apesar dos temas profundos, a peça é uma comédia em que rimos de nós mesmos”, analisa o diretor Fernando Philbert.

A última e até então única encenação do texto no Brasil foi logo após a estreia em Nova York, em 1994. Philbert e as atrizes da atual montagem acreditam que a nova versão traz uma visão atualizada com todas as mudanças comportamentais e políticas que aconteceram no mundo de lá para cá, especialmente nas questões femininas, presentes durante os dois atos da peça. Sexo, casamento, desejo, pressões e machismo são temas que aparecem ns diálogos e comprovam a extrema atualidade do texto de Albee, o que rendeu a indicação no prêmio Cesgranrio de melhor atriz para Deborah Evelyn.

                                    A trajetória de um clássico instantâneo

Escrita em 1991 e lançada em 1994, ‘Três Mulheres Altas’ representou uma virada na trajetória de Edward Albee, que recebeu as suas melhores críticas e viu renascer o interesse por sua obra. Aos 60 anos, ele ganhou o terceiro Prêmio Pulitzer, além de dois Tony Awards e uma série de outros troféus em premiações mundo afora.

A peça tem características autobiográficas e foi escrita pouquíssimo tempo depois da morte da mãe adotiva do autor, que teria inspirado a personagem mais velha. Após abandoná-la aos 18 anos, Albee voltou a ter contato com a mãe em seus últimos dias, quando já estava doente de Alzheimer. No entanto, alguns especialistas em sua obra defendem que a peça não pode ser reduzida a este fato.

‘Três Mulheres Altas’ vai além de ser um retrato de sua mãe. O texto traz o olhar mordaz e perverso – porque não dizer cômico – de Albee para a classe média alta americana e toda a sua hipocrisia, ao falar sobre status, sucesso, sexo e abordar a visão preconceituosa da sociedade e as relações que as três mulheres travam com o mundo, sempre atravessadas pelo filtro machista.

‘Três Mulheres Altas’ estreou na Broadway em 1994, no Vineyard Theatre, e no mesmo ano chegou ao West End, em Londres, no Wyndham’s Theatre, além de iniciar uma turnê pelos Estados Unidos com a montagem americana e render versões na Espanha (‘Tres mujeres altas’) e Portugal. Em 2018, o texto foi remontado na Broadway, com direção de Joe Mantello (‘Wicked’, ‘Take me out’, ‘Assassins’) e estrelado por Glenda Jackson, Laurie Metcalf e Alison Pill.

No Brasil, a peça foi dirigida por José Possi Neto, em 1995, e recebeu os prêmios APCA e Mambembe de Melhor Espetáculo.

Sobre Edward Albee

Edward Albee morreu em 2016 aos 88 anos e deixou um imenso legado para o teatro americano com suas 25 peças encenadas e publicadas. Autor de clássicos como ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf?’, ‘Zoo Story’, ‘Equilíbrio Delicado’ e ‘Três Mulheres Altas’, ele recebeu três vezes o Prêmio Pulitzer. Seus textos são marcados por um olhar sarcástico e por uma crítica intensa às convenções e hipocrisias da sociedade tradicional.

Nascido em 1928, ele foi adotado por Reed e Frances Albee, um casal de milionários dono de uma cadeia de teatros na época. Ele cresceu em um bairro de classe média alta, cercado dos tipos que iria retratar em seus espetáculos anos mais tarde. Em torno dos 20 anos, sai da casa dos pais definitivamente para viver em Nova York e inicia a sua produção literária.

Em 1957, ao escrever ‘The Zoo Story’, peça de um ato que ecoava o teatro de Samuel Beckett, Jean Genet e Harold Pinter, Albee encontra a consagração inicial de sua exitosa carreira teatral. Em 1962, estreia ‘Quem Tem Medo de Virginia Woolf’, que o levaria ao auge da fama.

Nos anos 90, ‘Três Mulheres Altas’ marca seu retorno ao centro das atenções do cenário teatral nesta que é talvez a mais pessoal e autobiográfica de suas peças.

FICHA TÉCNICA TRÊS MULHERES ALTAS

De Edward Albee/ Direção: Fernando Philbert / Com Suely Franco, Deborah Evelyn e Nathalia Dill/ Tradução: Gustavo Pinheiro/ Direção de produção: Bruna Dornellas e Wesley Telles/ Participação especial: João Sena/ Desenho De Luz: Vilmar Olos/ Cenografia: Natália Lana/ Trilha Sonora: Maíra Freitas
Figurino e Visagismo: Tiago Ribeiro/ Assistência de Direção: Felipe Lima e João Sena/ Produtor Executivo: Felipe Lima / Fotos: Pino Gomes / Criação da Arte: Nós Comunicação/ Vídeos: Chamon Audiovisual / Assistente de interpretação: Gutenberg Rocha / Cenógrafa assistente: Marieta Spada /Assistente de cenografia: Malu Guimarães / Cenotécnico: André Salles e equipe / Costura de cenário: Nice Tramontin / Produção de arte: Natália Lana

Efeitos especiais: Mona Magalhães / Carlos Alberto Nunes/ Costura: Ateliê das Meninas/ Beleza: Cinthia Rocha / Peruqueira: Emi Sato/ Assistentes de beleza: Deborah Zisman e Blackjess/ Designer Gráfico: Natália Farias/ Marketing Digital: Válvula Marketing / Mídias sociais: Ismara Cardoso/ Assistente de Produção: Bruna Suellen/ Coordenação Administrativa: Letícia Napole./ Gestão de Projetos: Deivid Andrade/ Assessoria Jurídica: PMBM Advocacia/ Assessoria Contábil: Leucimar Martins/ Assessoria de Mídia: R+Marketing/ Assessoria de Comunicação: Pombo Correio / Realização: WB Produções/ Produção Local: Rubim Produções / Realização Local: Teatro Em Movimento / Assessoria de Imprensa: Luz Comunicação – Jozane Faleiro

O Teatro em Movimento é apresentado pelo Instituto UnimedBH, por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e pelo Instituto Cultural Vale, tem o patrocínio do Itaú e da Cemig e conta com o apoio da CBMM, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo.

 

Serviço:

Teatro em Movimento apresenta Três Mulheres Altas

Gênero: Comédia Dramática / Classificação Indicativa: 12 anos / Duração: 100 minutos

Dias/horários: 25 e 26 de março – sábado, às 20h e domingo, às 15h (sessão extra) e às 19h

Local: Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia

Ingressos: Setor 1 – R$70 (inteira) e R$35 (meia) / Setor 2 – R$50 (inteira) e R$25 (meia)

Venda pelo link: https://bileto.sympla.com.br/event/80566 ou bilheteria do teatro

Meia entrada válida conforme a lei.

Informações: (31) 3241-7181

 

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