Hoje é o Dia Mundial da Educação, que tem sofrido uma grande transformação com a pandemia. O futuro do setor está nas mãos não apenas das autoridades, mas também de escolas, professores, pais e os próprios alunos, através da tecnologia. O estudo à distância ganha força e tem na tecnologia o seu grande aliado, inclusive para incentivar os estudos das crianças e jovens. Saiba como é possível seguir algumas dicas para estimular a educação e o conhecimento das crianças com o auxílio da tecnologia!

Estudar, quando visto como obrigação, pode não ser a atividade preferida de algumas crianças. Os pequenos possuem muita energia para gastar e podem ter certa dificuldade para se concentrar nas atividades, principalmente nos dias atuais em que todas as famílias devem ficar em casa por conta da pandemia do coronavírus/covid-19. Mas, com o auxílio da tecnologia, é possível transformar esse momento em algo divertido e prazeroso, para que entendam a importância da educação e do conhecimento.

A Dragonlearn , plataforma online educacional onde alunos de todo o Brasil estudam disciplinas escolares de forma interativa, e que disponibiliza mais de 11 mil exercícios de matemática e inglês de forma gratuita nessa época de quarentena, separou algumas dicas do que pode ser feito para cativar as crianças para estudar. Confira:

• Ter um ambiente adequado

Ter um ambiente adequado é essencial para a concentração, sem barulhos ou muitas pessoas conversando. “No entanto, é interessante que a criança possa ouvir músicas como parte do seu aprendizado, por exemplo, em inglês, para estimular a dicção e treinar os ouvidos quanto a melhor pronúncia das palavras”, explica Frederico Faria, diretor da Dragonlearn.

• Interação com os pais

A participação dos pais é fundamental nesse processo, principalmente porque eles têm a oportunidade de tornar esse tempo juntos em algo especial. Os pais podem conhecer todos os mecanismos da plataforma e ver o melhor jeito para atrair a atenção dos filhos, convidando-os a se juntarem a eles nas atividades

• Games e diversão

“Lembre-se que, antes de mais nada, estudar deve ser sinônimo de diversão e não somente de obrigação. E uma das coisas que mais diverte as crianças são os jogos online! Os jogos são capazes de estimular muitas habilidades durante o desenvolvimento infantil, e por isso, a tecnologia é mais do que uma aliada. As atividades da plataforma não são simples exercícios didáticos, mas sim exercícios em formato de games, que estimulam o raciocínio lógico e espacial das crianças”, conta Faria.

• Defina metas

É muito importante que a criança cumpra uma meta diária de atividades, que não deve ser muito extensa para que não perca o interesse. “Converse com eles e definam juntos um tempo dedicado a total concentração e aproveite as ferramentas que tiver disponível para acompanhar o progresso da criança e saber medir o quanto ela progrediu naquele dia. Com essa tecnologia, pais e professores podem avaliar o desempenho dos estudantes e buscar, dentro da plataforma, outros meios de auxiliá-la com o melhor caminho para o aprendizado correto”, finaliza o diretor.

#TODOSEMCASA