Setembro é o mês das flores, da primavera e até dos casamentos…O amor está no ar! E as estampas florais sempre surgem nessa época nas mais diferentes propostas. Para saber como usar  – e não abusar – dessa delicadeza, tem dicas por aqui!

flores2

No dia 22 de setembro começa oficialmente a primavera – apesar do clima já ser de verão! – e não tem jeito. Primavera só é primavera se temos flores de todas as cores e tamanhos, seja em vestidos, sandálias ou mesmo em apliques para o cabelo nas vitrines. Estilizadas, misturadas, só ou acompanhadas, as flores reinam pelas ruas. E não só na primavera. Afinal, seja no look total ou em detalhes, há quem as use o ano inteiro. Versátil, combina com todos os estilos. Basta gostar. E qual mulher não gosta de flores?

Agora, como tudo na moda, ela requer cuidados. Como é uma estampa, precisa ser encarada como tal e o primeiro cuidado é com as proporções. A regra é clara:quanto menor a estatura, menor a estampa. Isso pode parecer óbvio, mas se não obedecê-la, certamente ficará com um visual desproporcional. Imagina uma pessoa baixa com um vestido de flores enormes? Ou uma mulher muito alta com estampas minúsculas? Não tem jeito, fica estranho. Portanto, bom senso é a palavra de ordem. Outro aspecto é quanto ao foco. Se uma peça da roupa já é toda florida, a saia, blusa ou outra peça deve ser sequinha, de uma cor só, de preferência nude ou branco. Fundo preto não combina com flores multicoloridas, pesa o visual. Já com flores de uma cor só – fundo preto e flores brancas, por exemplo – fica bem bacana.

Se for uma saia com estampas de flores, está liberada a camiseta branca e mesmo em um dos tons da estampa. Se a intenção é realçar,cores distintas dão a impressão de mais volume. Brinque com roxos e amarelos, por exemplo, usando-as na camiseta, se tiver pouco busto, ou em uma saia, se o quadril for pequeno.Preto e branco também causa esse efeito. Agora, se preferir despistar, cores claras e da mesma família (lilases, violáceos) ajudam bastante. Tecidos finos caem melhor com estampas floridas, pois são mais delicados e conferem movimento e feminilidade.

bolsas-floridas-dolce-gabbana

Acessórios florais, como bolsas, sapatos e adereços para cabelos estão liberados, mas precisam ser usados com bom senso. Um vestido florido junto com uma bolsa toda colorida parece um ataque de floricultura! Não enxergamos a roupa e nem a dona da roupa!

Já os sapatos que tem apenas a sola ou o salto trabalhado são mais fáceis de coordenar. Se for todo florido, escolha uma cor predominante e use na bolsa, fica lindo! Adereços em profusão também podem dar uma impressão de falta de bom senso. E é. Portanto, para não sair de casa como um ramalhete – busquei longe agora – é melhor se contentar com uma ou duas pecinhas floridas. Primaveril, mas não febril!

E, como não podemos deixar de fora o mais novo acessório de moda e do tal “novo normal”, podemos usar e abusar das flores também nas máscaras. Cuidado apenas para não desfilar por ai parecendo um jardim. A regra é a mesma: se a máscara for estampada, evite que as blusas também sejam. E não precisa combinar demais! Ter as mesmas cores nas duas peças estampadas já ajuda demais!

#PRIMAVERA #FLORES #SETEMBRO #FEMINILIDADE #ROMANCE