Cada fase da vida tem suas necessidades e responsabilidades, e a maneira como nos vestimos reflete isso muito bem. Mudamos o nosso gosto de tempos em tempos e nos adaptamos às exigências de acordo com a faixa etária. Isso porque, por mais que gostamos de usar um determinado estilo, as ocasiões de cada ciclo pedem posturas diferenciadas, e a forma de se vestir faz parte disso. Selecionamos inspirações para manter a elegância em todas as idades. Mas não se esqueça: originalidade é muito importante e deve sobrepor qualquer manual. Confira!

i1

Crianças – Interesse por moda é algo que muitas vezes vem de berço. Muito novas, as meninas já se preocupam com o que vão vestir e gostam de dar palpites nos looks. Neste caso, é importante optar por roupas que prezam primeiramente pelo conforto e dão liberdade para as brincadeiras.

ado2

Adolescentes – Quando as meninas passam a ter autonomia do que vão usar, é o momento em que elas gostam de expor sua personalidade por meio das roupas. Como ainda não são adultas, mas não são mais crianças (e geralmente gostam de reforçar isso) é preciso encontrar o meio termo, preservando a jovialidade, sem abrir mão da feminilidade que já desperta nesta fase.

203

Aos 20 anos – Os vinte e poucos anos são determinantes na formação de todas as pessoas. A chegada à vida adulta, o fim da faculdade, o primeiro emprego… Grandes responsabilidades exigem uma mudança no visual e, com isso, começam a aparecer no armário algumas opções de peças mais clássicas, tomando o espaço antes apenas destinado aos itens descolados. Opções ao jeans, como calças de alfaiataria, camisas de botão (as estampadas mantém a juventude), vestidos com cortes mais retos e decote discreto são bons itens. Mesmo assim, não é preciso abrir mão dos decotes, vestidos curtos e alegres, T-shirts divertidas e peças que reflitam a leveza desta fase.

304

Aos 30 anos – Esse período é quando terminam os experimentos e a mulher já está com a sua personalidade formada. A dica é abandonar tudo que ainda remeta às etapas anteriores. Os vestidos rodados são substituídos por modelagens mais “sérias”. As saias midi também combinam muito com pessoas nesta faixa etária. A combinação com camisetas divertidas é bem-vinda, para quem gosta de fazer uma mistura criativa.

504

Aos 40 anos – No auge da maturidade, as peças clássicas já dominam o guarda-roupa. Uma preocupação comum da mulher de 40 anos é disfarçar o que incomoda. Ela conhece bem seu corpo e deve apostar em peças que valorizam o que elas mais gostam. Atenção aos shapes e às modelagens.

505

Aos 50 ou mais – Ao contrário do que muita gente pensa, não há peças que são proibidas para mulheres acima dos 50. O objetivo da escolha das roupas é optar por aquilo que se gosta e faz sentir bem. A dica para as maduras é apostar nos clássicos e dar um toque de personalidade com peças com as quais elas se identificam, sem se preocupar com as regras proibitivas.

O mais importante, no fim, é ter bom senso e ser feliz!

 

LOJAS:

1 – Monnalisa

2 – Divina Pele

3 – Fruta Cor

4 – Civil

5 – Cleo

6 – Maria Carlota

Fotos: Weber Pádua  Marcio Rodrigues