Em homenagem aos 84 anos de Fernando Botero, O Museu Inimá de Paula, em parceria com a galeria de arte Almeida e Dale traz a Belo Horizonte uma seleção de 14 peças do conceituado artista colombiano. As esculturas, pinturas e desenhos apresentados na exposição trazem as conhecidas figuras monumentais e volumosas, marca registrada de Botero…Deslumbrante!

b1Elementos da cultura latino-americana, com suas cores vibrantes, dão vida aos originais desenhos inspirados em temas clássicos da pintura. A mostra, composta por séries que abordam a sensualidade, circo, cavalos e pássaros, será aberta ao público no dia 05 de Agosto e estará em cartaz até 27 de Novembro. A entrada é gratuita, as visitas educativas, porém, deverão ser feitas com agendamento prévio por telefone (31) 3213-4320.

b2Botero inventa seu universo artístico ao desafiar as regras da natureza resignificando os padrões de beleza, e estabelece, com esta prática, sua própria ordem e razão. O volume representa dimensão, solidez e magnitude e dá aos objetos, paisagens e personagens retratados a capacidade de se imporem no espaço.

b4Todos esses conceitos particulares serão explorados na mostra: quadros como o “Trapezista” e “Domador” trazem motivos circenses; “Dois Bêbados” e “Dois Músicos” exibem costumes populares, entre outros exemplos. O artista revela em seu trabalho uma bagagem dos modernistas mexicanos, da arte renascentista e do barroco, característica observada na maioria de suas obras. “Eu não pinto gordos”, disse Botero sobre a abertura da exposição em Bilbao. “Eu trato de expressar o volume como uma parte da sensualidade da arte”.

MTE5NDg0MDU0NzY2NTg1MzU5Nascido em 19 de Abril de 1932 e natural de Medellín, segunda cidade mais populosa da Colômbia, Botero começou sua carreira profissional como ilustrador do jornal El Colombiano. Autodidata, ele apresentou sua primeira exposição individual em 1951 para, então, enveredar-se nos estudos e academias de arte.

Vale a pena conferir!

FONTE: http://www.museuinimadepaula.org.br/fernando-botero-05-de-agosto-a-27-de-novembro/