Artista e ativista Zi Reis inaugura exposição “E agora, Maria?”,
na Aliança Francesa BH, com reflexões sobre o feminino, dia 29/11.
A mostra de 17 trabalhos de diversas linguagens ponderam sobre
padrões de beleza, violência doméstica e luta por direitos. Todos convidados!

zi 1Uma reflexão sobre o corpo feminino enquanto espaço de resistência, insubmissão e transgressão. Este é o mote da artivista visual Zi Reis na exposição individual “E agora, Maria?”, oitavo e último evento da programação anual da galeria Georges Vincent, com o tema geral “Arte na Luta”. A abertura está marcada para dia 29 de novembro, na Aliança Francesa Belo Horizonte.

As 17 obras apresentadas na mostra são de técnicas diversas compostas por pinturas, instalações, vídeos, fotografias, frames de vídeo e poesias. Elas ponderam sobre temas como violência doméstica, feminicídio e trabalhos de cuidado no lar e com a família. Por meio de memórias pictóricas e autobiográficas, a artista provoca, ainda, o questionamento sobre os padrões de beleza muitas vezes impostos aos corpos femininos.
“Há muito tempo as mulheres vêm se organizando e lutando para terem seus direitos reconhecidos, desde a luta pelo voto e pelo ingresso em escolas e universidades, até para decidir sobre os rumos de seu próprio corpo. Meu trabalho atravessa todas essas questões. É uma representação sobre o que é ser mulher, sobre a violência e a dor, sobre os laços de família e sobre o empoderamento feminino”, descreve Zi Reis.

zi 4 SOBRE A ARTISTA:
Zi Reis é artivista (artista + ativista) visual, poeta, produtora cultural e arte-educadora. Graduada em Artes Visuais, com habilitação em Pintura, pela Escola de Belas Artes da UFMG, tem também formação em Direção e Produção Audiovisual pela Escola de Arte e Tecnologia Oi Kabum! BH. Seu trabalho transita por múltiplas áreas, especialmente arte urbana, fotografia, cinema, pintura, performance e escrita literária. Integra os coletivos Pé vermelho, Amargem crew e Filme de Rua.

quadrado (3)SERVIÇO:
Exposição “E agora, Maria?”, de Zi Reis
Abertura: 29 de novembro às 19h
Visitação: de 30 de novembro a 20 de dezembro
Horários: de segunda a quinta, das 7h30 às 20h15 | sexta-feira, das 7h30 às 17h15 | sábado, das 8h às 13h
Local: Aliança Francesa Belo Horizonte (rua Tomé de Souza, 1.418, Savassi)
Entrada gratuita
Mais informações: (31) 3291-5187
afbh@aliancafrancesabh.com.br
aliancafrancesabh.com.br