Krystyna Janda recebeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Sundance por sua interpretação da rebelde poeta Marie Linde. Quero ver!

O longa polonês DOCE ENTARDECER NA TOSCANA, do premiado diretor Jacek Borcuch (Tudo que Eu Amo), entra em cartaz no dia 13 de março. O filme é protagonizado pela atriz Krystyna Janda, que interpreta Marie Linde, uma poeta com uma carreira consagrada.

Linde é uma avó progressista e rebelde, de origem polonesa-judaica, que tem uma vida privilegiada no interior da Itália. Ela vive com o marido em uma rica casa construída no meio de uma paisagem idílica. Prestes a receber o Prêmio Nobel de Literatura, Linde dá uma festa de celebração na residência. Durante a comemoração, é avisada sobre a fuga de imigrantes ilegais -é o prelúdio do tema evocado pelo filme.

Um violento ataque terrorista ocorre em Roma, exaltando ânimos xenófobos pela Itália. Ao mesmo tempo, a poeta aceita uma homenagem da prefeitura de sua pequena cidade. Na cerimônia, faz um provocativo e inflamado discurso, desagradando o país todo e virando pária.

Apesar de ter elenco e equipe técnica formados majoritariamente por poloneses, o drama foi é ambientado em Volterra, na região da Toscana, onde foi filmado. A veterana Krystyna Janda, que já recebeu o prêmio de melhor atriz em Cannes por O Interrogatório, de Ryszard Bugajski, foi premiada pela sua interpretação no longa de Borcuch no último Festival de Sundance.

DOCE ENTARDECER NA TOSCANA – DOLCE FINE GIORNATA
Polônia, 2019, 96 min. Ficção, cor

Figurino Zofia Bebej e Malgorzata Karpiuk

Elenco Krystyna Janda, Kasia Smutniak, Vincent Riotta, Antonio Catania, Robin Renucci e Lorenzo de Moor

Produtor Marta Habior e Marta Lewandowska
Produção No Sugar Films

Distribuição Arteplex Filmes

Direção Jacek Borcuch
Roteiro Jacek Borcuch e Szczepan Twardoch
Fotografia Michal Dymek
Montagem Przemyslaw Chruscielewski
Música Daniel Bloom

MATERIAL IMPRENSA: http://tinyurl.com/doceentardecer
TRAILER: http://youtu.be/Yv3soZLTR90
Instagram | Facebook: @arteplexfilmes

SINOPSE

A polonesa Maria Linde, vencedora do Prêmio Nobel de literatura, mora na Toscana cercada pelo caloroso caos na vila de sua família. Mãe e avó amorosa, ela também flerta secretamente com o jovem egípcio que administra uma pousada à beira-mar nas proximidades. Após um ataque terrorista em Roma, Maria se recusa a sucumbir ao medo histérico e ao sentimento anti-imigrante que emergem rapidamente no país. Ao receber um prêmio local, faz um discurso controverso – mas ela não está preparada para a destruição pública e pessoal que suas palavras evocam.

JACEK BORCUCH

O ator, diretor e roteirista Jacek Borcuch nasceu em 1970 no município de Kwidzyn, na Polônia. Seus filmes Lasting (2013) e Tudo que eu Amo (2009), que ele também assina o roteiro, foram premiados em seu país natal e nos Estados Unidos, em festivais como o de Sundance e o Polish Film Awards. Como ator, trabalhou em mais de duas dezenas de filmes para a TV, longas e séries.

KRYSTYNA JANDA

A protagonista de Doce Entardecer na Toscana nasceu em 1952 em Starachowice, na Polônia. Já atuou em mais de 70 filmes, séries e peças de teatro. Janda foi atriz em filmes de Andrzej Wajda, como O Homem de Mármore (1977) e O Maestro (1980), e em muitos longas consagrados internacionalmente, entre eles Mephisto (1981), que recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro. Recebeu prêmios de melhor atriz em festivais como o de Cannes, por Interrogation (1989), de San Sebastián, por Dismissed from Life (1992), e Sundance, por Doce Entardecer na Toscana.