Instituto UNIMED-BH comemora 15 anos com Festival “SOMOS COMUNIDADE”

Evento reunirá cerca de 400 artistas, integrantes dos projetos socioculturais realizados pela instituição, no espetáculo musical “Somos Feitos de Sonhos”. Show de Toquinho e banda integra a programação, que também comemora o aniversário do Bairro Santa Tereza. Dia 13 de outubro, às 18h, na Praça Duque de Caxias. Imperdível!
fest_cult_2016_00562

No ano em que o Instituto Unimed-BH celebra seus 15 anos, também presenteia a capital mineira com o espetáculo musical “Somos Feitos de Sonhos”, com 15 canções, todas que remetem a temas necessários ao contexto atual brasileiro, como esperança, força, superação, luta, conquistas e sonhos. A apresentação integra o projeto Somos Comunidade, novo nome do Festival Cultural, criado em 2012 como uma iniciativa para levar ao público o resultado do trabalho sociocultural desenvolvido pelos projetos patrocinados pelo Instituto. O evento acontecerá no dia 13 de outubro, sábado, a partir das 18h, na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. Além do espetáculo, o público vai conferir o show “Toquinho no Mundo da Criança”.

Este é o segundo ano em que o espetáculo ganha como palco um espaço público. A escolha do local, a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, é uma homenagem do Instituto Unimed-BH pelos 90 anos desde que o Bairro foi batizado com este nome, em 15 de outubro de 1928. Antes, essa tradicional comunidade, tão querida pelos belo-horizontinos era chamada Colônia Américo Werneck, fundada em 1898, e que, em 2018, completaria 120 anos. Feliz coincidência, já que, em 2017, o festival apresentou o espetáculo “Sou do Mundo, Sou Minas Gerais”, na Praça da Estação, dentro das festividades dos 120 anos de Belo Horizonte. Outro presente para a comunidade é o show infantil “Toquinho no Mundo da Criança” em uma parceria do Somos Comunidade com o projeto Jazzinho – Jazz Para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.

“Realizar o Festival Somos Comunidade representa a síntese do trabalho de projetos sociais que desenvolvemos junto à comunidade do Aglomerado Morro das Pedras e de diversas iniciativas culturais das quais somos parceiros. É um orgulho levar para a praça Duque de Caxias e para o público um pouco dessa história. Há 15 anos acreditamos na cultura e na cidadania como elementos de transformação da sociedade. Esse é o nosso jeito de cuidar da comunidade”, afirma Maria das Mercês Quintão Fróes, diretora de Relacionamento Institucional do Instituto Unimed-BH.

“Somos Feitos de Sonhos” tem direção musical de Gilvan de Oliveira, direção de cena de Inês Amaral,  direção-geral e de produção de Lilian Nunes, criação de cenário virtual da Voltz e figurino assinado pelo Coletivo Déplacé, sob a condução de Priscila Gouthier. O elenco é composto por mais de 400 pessoas entre artistas profissionais e amadores, sendo, grande parte, crianças e adolescentes alunos da Escola de Artes Instituto Unimed-BH, viabilizada pelo Instituto em parceria com o Grupo Cultural Arautos do Gueto e Núcleo Artístico. A escola, que acolhe também crianças especiais, oferece balé, percussão e danças urbanas no Aglomerado Morro das Pedras. Também integram o grande elenco artistas dos grupos patrocinados pelo Instituto: Orquestra Sinfônica de Betim e Sociedade do Riso; grupos parceiros: Cia Masculina e Mira, do Núcleo Artístico; grupos de médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH: Coral Unimed-BH, Bloco Saúde, e Dança a Dois. No palco, uma banda base composta por Cleber Alves (sax), Gilvan de Oliveira (violão, voz e arranjos), Gustavo Figueiredo (teclado), Ivan Correa (baixo), Maurinho Rodrigues (flauta) e Serginho Silva (percussão) acompanha toda a apresentação. 

O espetáculo conta com participação especial dos músicos Marcelo Veronez, Maurício Tizumba, Pedro Morais e Adrianna Moreira. O repertório traz as canções Sal da terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), Amanhecer (Gilvan de Oliveira e Fernando Brant ), Passarinhos (Emicida e Vanessa da Mata), Felicidade (Marcelo Jeneci), Semente do amanhã (Gonzaguinha),  Além do horizonte  (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Novo tempo (Ivan Lins e Vitor Martins), Paciência (Lenine), Vendedor de sonhos (Milton Nascimento e Fernando Brant), O Erê (Cidade Negra) , Todo menino é um rei  (Roberto Ribeiro com incidental A casa, de Emicida), E vamos à luta (Gonzaguinha), Pescador de ilusões (Rappa), Andar com fé  (Gilberto Gil) e O sol (Tianastácia). “Devo confessar que toda vez que passeio pelas canções do repertório escolhido eu abro um sorriso de corpo inteiro, uma razão deve haver.”, explica Gilvan de Oliveira. 

Foto-ToquinhoAlta-Crédito-Rafael-Ferreira-1Show “Toquinho no Mundo da Criança”

O show “Toquinho no Mundo da Criança” será um momento de lembrar aquelas canções que embalaram a infância para os adultos e que, agora, desejam que seus filhos as ouçam e as aprendam. A maior parte das canções infantis compostas ou poemas infantis musicados por Toquinho tem mais de dez anos e continua agradando aos pequenos do século XXI. Toquinho é o responsável por colocar música nos poemas que compõem o livro “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes.

Neste show, Toquinho, acompanhado de seu violão, baixo e bateria, apresentará seus grandes sucessos como “O pato”, “A casa”, “O caderno”, “A bicicleta”, O ar (o vento)”. Além da sempre lembrada “Aquarela”, música de maior sucesso do compositor. Também não faltarão músicas que marcaram o cancioneiro brasileiro como “Tarde em Itapuã”, “Regra Três”, “Samba de Orly”, entre outras. Em determinado momento do show, ele convidará a talentosa cantora Camilla Faustino que faz com ele alguns duos, como “O Velho e a Flor”, “Samba em Prelúdio”, dentre outras. Camilla Faustino é nascida em Goiânia e canta desde os 4 anos, acumulando diversos prêmios, incluindo o título de campeã 2016, do Quem Sabe Canta, do Programa Raul Gil. No SBT, conheceu Toquinho, que a convidou para participar em um show dele na Colômbia e, devido ao tamanho o sucesso, continuaram a parceria.

Esse espetáculo integra as ações do projeto Jazzinho – Jazz para Crianças, realizado pelo Savassi Festival e pelo Instituto Cidades Criativas.
Serviço:

Somos Comunidade – Instituto Unimed-BH

Dia 13 de outubro, sábado, às 18h, na Praça Duque de Caxias – Bairro Santa Tereza – Entrada Gratuita

Programação:

DJ Infantil Aída Lage e Sociedade do Riso

Espetáculo musical: “Somos Feitos de Sonhos”

Show: “Toquinho no Mundo da Criança”

 IU-0020-18AC-bannerculturadoria-753x90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *